Cuidado com a língua....portuguesa.
Pessoal, há que se ter um pouco de cuidado com a escrita. Tudo bem que é um fórum informal e um errinho de digitação aqui e ali, tudo bem, só que há quem escreva de maneira quase incompreensível, quase que uma outra língua. vamos ter um pouco de cuidado né!
O Funcho, a meu ver. está distorcendo o debate.
Questionou-se, de início, que profissonais e operadores do Direito pequem, cometendo erros gritantes,"imperdoáveis".
Ressalvou-se, também que sejam admitidos erros, ainda que gritantes (seriam perdoáveis) de quem não seja operador do Direito, como os consulentes que buscam uma orientação nestes fóruns, em vez de procurar um advogado para fornecê-la (muitas vezes porque não têm recursos financeiros para consultar um)
A meu sentir, é algo um tanto diferente de conseguir expressar sua dúvida e receber uma resposta, por mais que escreva todas as palavras erradamente.
Outro tema debaido, e sobre o qual não há consenso, é o emprego (abusivo ou não) de intenets ou abreviações que nem todos entendem.
Eu, já entrado nos anos - formado, e não apenas informado, quando estudava, o que ainda faço até hoje -, muitas vezes, fico sem entender o que se quer dizer com expressões que não são vernaculares, embora usuais.
Também é diferente de ler "uso capião" ou "abes corpus". Ontem, deparei-me com uma"segunda estãncia"!!!!
João Celso.
Fico feliz porque fui entendido pelo festejado colega, muito embora eu tenha distorcido o tema ( meio que) de propósito. Há pecados veniais ( verbi gratia o seu nome no cadastro está sem o til). Com a idade, como você bem disse, mais importante é a essência que o frasco. abraços fraternos.
Caros colegas, vejo que o debate que iniciei rendeu boas e salutares discussões, contudo, como é de praxe no bom direito, não se chegou a um consenso. O fato que não se pode negar é de que todos os que até agora opinaram puderam se fazer entender, e, graças ao uso da escrita sem defeitos, sem erros grosseiros. Ao contrário do que alguns pensam, e é de se respeitar esse posicionamento, penso que os operadores do direito devem escrever corretamente sim. Nossa profissão já anda demasiado desvalorizada para que possamos nos dar ao luxo de escrever e nos manifestar de qualquer maneira. A formalidade faz parte da profissão de advogado e dentre essa formalidades, não tenho dúvida, a boa escrita é uma das principais. Saudações a todos!
Olá,ilustrissímos advogados e estagiários! Sou frequentadora assidua deste site e realmente erros ortográficos são muito comuns em um país aonde a educação escolar é um lixo....sempre li muito e assim aprendi a escreve rmuito bem,sempre tirando boas notas em português,mas....o meu pai nascido em um país de 1º mundo como ele mesmo diz,sempre leu muito e tendo em casa uma estante repleta de livros,não poderia ser diferente,eu adoro ler! Mas.......nem todos tiveram a minha sorte e sorte que existem vcs para decifrar tantos erros né? ABRÇS!
Colegas, penso que ajudar basta, ninguém é melhor que o semelhante por saber escrever corretamente, resumindo, no final da vida escrevendo corretamente ou não iremos todos para o mesmo buraco, então, ajudemos ao próximo, e de preferência sem olhar para seus erros, que apesar de ser feio é produtivo, pois as perguntas elaboradas por pessoas, por mais simples que sejam, ajudam a outras pessoas e a profissionais do direito também, que com certeza estão se atualizando neste fórum, então, com o devido respeito às opiniões acima postadas, o que vale é a intenção de ajudar e não se a ajuda é bonita ou bem escrita, afinal, todos nós estamos sujeitos a erros, somos seres humanos. Um grande abraço a todos e vamos criar tópicos que tragam utilidades e resolvam problemas de terceiros e não topicos inúteis que nada tem a produzir.