Cuidado com a língua....portuguesa.
Pessoal, há que se ter um pouco de cuidado com a escrita. Tudo bem que é um fórum informal e um errinho de digitação aqui e ali, tudo bem, só que há quem escreva de maneira quase incompreensível, quase que uma outra língua. vamos ter um pouco de cuidado né!
A gramática da língua portuguesa é muito complexa. Dificílimo.
Uma pergunta simples, como, por exemplo: identifique o sujeito desta oração. A resposta nem sempre é fácil.
Qual é o sujeito da seguinte frase?
“Estreito era o círculo das suas ideias” (Machado de Assis).
E isso é nada. É só o início do estudo da sintaxe. Todo o resto – sintaxe de concordância, de regência e de colocação – depende desse estudo inicial.
Quem acredita que domina a língua portuguesa porque não comete erros de grafia (exemplos de erros de grafia: escrever mortandela, em vez de mortadela; mendingo, em vez de mendigo; raio x, em vez de raios x; excessão, em vez de exceção; reinvidicar, em vez de reivindicar; etc.), está iludido.
Não faz mal. Afinal, a vida também é feita de ilusões.
Por isso não crítico (muito), pois conheça a complexidade.
Como disse alhures, não dominar as regras gramáticas, a análise sintática (funções sintáticas que as palavras exercem numa frase), a formação das palavras (morfologia), as articulações da língua (fonologia), etc., não é demérito, pois os que não dominam, certamente, estão juntos com a maioria esmagadora dos brasileiros (eu também estou incluído).
Dos meus amigos advogados, apenas um é capaz de dizer que é um objeto direto ou indireto, o que é agente da passiva ou outro termo qualquer.
Como disse acima: é muito complexo.
Para quem domina, parabéns. Tenho certeza que não foi fácil.
Parabéns Pedrão.
Se o seu sádico objetivo era dar um nó na minha cabeça ele foi plenamente alcançado.
Mês passado eu estava justamente repassando leitura com minha netinha e ela me perguntou porque deve escrever cachorro e não caxorro. Coisas do nosso idioma.
Mas... Mark Twain dizia não respeitar um homem que não soubesse soletrar uma palavra de duas maneiras diferentes.
Foi só para descontrair um pouco, boa noite a todos.
Creio que ninguém pensa ser o "Pasquale", somente por saber escrever algumas palavras, mas um advogado, por exemplo, que estudou, e muito, deveria ter a obrigação de demonstrar que terminou, pelo menos, o Ensino Fundamental.
Errar, ainda mais em um Fórum, é extremamente normal, agora... Se o tal erro persiste em gritar, temos de colocar o termo "pseudo" antes do "advogado".
Quem estudou não pode estuprar (erro grosseiro) a gramática. Vejo que criticar é pouco, deveríamos fazer um abaixo-assinado e devolver tais indivíduos ao MEC. RemeÇa grátis!
Rafael, é bem o que eu disse em postagem anterior:
"Não vejo nada de mais em cometer alguns erros na hora de digitar um texto, ninguém é perfeito.
Mas não defendo de jeito nenhum que se escreva errado.
Dos consulentes leigos, com variados níveis de formação, é absolutamente normal cometer erros como escrever penção, denegre, etc.
De graduados, espera-se que os erros não sejam tão gritantes, não é nenhum exgero errar a colocação de uma crase, errar a acentuação do porque, etc.
O que me deixa com aquele sentimento de "vergonha alheia", é quando algum usuário aponta o erro de uma pessoa que se diz advogado, numa simples demonstração de preocupação com o uso do idioma, e a pessoa que cometeu o erro ao invés de agradecer e corrigir começa a gritar indignado como o Bamby nos desenhos da Disney:
"Fogo! Fogo na floresta! Este elitista está exercendo preconceito linguístico!!!"
Como se não houvesse uma norma culta a ser obedecida no uso do idioma que é uma das principais ferramentas de trabalho do operador do Direito."
“Um rico troféu foi oferecido ao vencedor pela Federação”.
Identifique na oração acima: a) quem é o sujeito; b) a voz (passiva ou ativa); se passiva diga se é analítica ou sintética; c) a locução verbal; d) o objeto (direto ou indireto); e) e o agente da passiva.
Se errar, cassado está (simbolicamente) seu diploma do ensino fundamental.
Pedrão,
Talvez você mesmo queira responder, pois nem ao menos entendeu o que eu quis mostrar aqui... Escrever é uma coisa muito básica. Ademais, o assunto deste tópico é sobre "escrita", caso não tenha reparado.
Bem... Talvez queira, com seu intelecto, criar um tópico sobre outros assuntos relacionados à nossa gramática. Creio que o mesmo iria receber diversas opiniões.
Atte.
Pedrão,
Veja bem, eu comentei > "criar um tópico sobre OUTROS assuntos relacionados à nossa gramática"... Ou seja, não estou dizendo que não tem 'nada a ver', apenas que não vejo sentido em ficar perguntando - ainda mais em um tópico sobre "escrita errada" - se a pessoa sabe ou não encontrar o sujeito, locução verbal e etc. Apenas discordei de seu posicionamento.
OBS: Ao expor meu conselho, estava ciente de que poderia ser ignorado. (Mas isso faz parte... Eu, por exemplo, ignorei um "pseudoteste")
Atte.
A soberba se dá por muitas características: altivez, desejo autoritário de reinar e ser destacado entre todos; desejo de comandar seus próprios caminhos, impulsos e sentimentos sem levar em consideração Deus e os outros. Da soberba vem o adjetivo - orgulho, e o que é orgulho? Orgulho é o fruto de um coração doentio, que faz um conceito muito elevado de si mesmo, amor próprio, desejo ardente de sentir-se superior aos outros. O orgulho é a ambição de viver em busca de prestigio por motivos egoístas. Sentimento de divindade pessoal. Para todos que se acha superior aos pobres e humildes que vem no forum atras de ajuda, e as vezes precisa se expresar, mas não sabe como, pois não teve acesso a escola e tem pouca leitura, como EU.