Cuidado com a língua....portuguesa.
Pessoal, há que se ter um pouco de cuidado com a escrita. Tudo bem que é um fórum informal e um errinho de digitação aqui e ali, tudo bem, só que há quem escreva de maneira quase incompreensível, quase que uma outra língua. vamos ter um pouco de cuidado né!
Esta é mais uma postagem do sujeito que se diz advogado, ou pode ser também um "adevogado"; vai falar que ele esta errado para ver o que acontece.
...Se está disposta a pagar o devido ,então procure o Defensor do caso , e efetue o pagamento nos autos ,através de guia de depósito judicial ,requerido no cartório da ação....
Bom, não sou uma brasileira que saiba escrever tudo corretamente ainda mais com o maldito vicio da internet, esses dias fui escrever uma resposta no yahoo e de 5 frases escritas eu tive 27 erros de português Fiquei apavorada como ter tantos erros foi ai que dei por mim que estes erros se devem ao habito de escrever no msn, Orkut e em outros sites de relacionamento então, estou tentando ao máximo me policiar na escrita. Mas o que eu gostaria de relatar aqui é a qualidade de ensino na escola publica que minha filha estuda no 1ºano A do ensino fundamental onde sua professora escreveu no quadro sexta-feira passada palavras para ela copiar e fazer o tema de repetir as palavras então eu fui verificar e ela escreveu chácara com x ,chave com x ,liguei para a mãe de uma coleguinha de minha filha para ver se ela também tinha copiado da mesma forma pois um erro tão grotesco pensei que poderia ter sido minha filha a copiar errado mas a mãe da coleguinha dela confirmou que ela também havia copiado da mesma maneira, então hoje fui a escola falei com a supervisora que falou com a professora que teve a audácia de falar para minha filha de 7 anos que ela havia copiado errado e que depois a mãe dela no caso eu fui a escola reclamar dela ..então quando soube não tinha mais nenhum responsável na escola pois minha filha estuda a tarde mas pedi a permissão da mãe da coleguinha dela o caderno emprestado com os mesmos erros e amanha vou na escola novamente falar com a supervisora e pedir para que a professora não faça esses tipos de comentário com minha filha pois ela é uma criança e não quer nem ir a aula amanhã pois disse que a professora xingou ela....pessoal gostaria de saber se esta atitude da professora em relação a minha filha foi correta..obrigada a todos ..
Olá cara Elisete, me parece que pelas suas participações você é portuguesa, ainda mais agora na última onde citou Saramago. Minha filha adora tudo que ele publicou e eu tentei também gostar dos textos dele, mas o homem não conhecia prosódia, nada de vírgula, ponto, etc., uma dificuldade danada para compreender onde começa e termina uma oração...rsrsrs. Sou fã de carteirinha de outro português, Eça de Queiroz.
Abraço!
Prezado Fernando.
Não pude deixar de ler seu tópico, mas vou te lembrar meu nobre usuário, existe um PL que vai aprovar a escrita como nós falamos.
Eu outro dia recebi um e-mail nele estava escrito assim.
É nóis aí mano, tá ligado, ve se vai na Igreja que o Pastour que falar com vosê.
Dai tu aviza pra su tia que a miça vai comessar as dessesseis houras.
Agora te digo o seguinte eu fiquei rindo enquanto lia este e-mail, levei três dias para entender.
Mas falando sério nossa língua nativa é extremamente difícil, mas concordo que não deveria nem existir as gírias, os vícios linguísticos da net, entre outras colocações diária, o que prejudica muito a compreensão do texto ou o seu entendimento.
Para você ri mais um pouquinho assisti uma Audiência como convidada que o Promotor recém formado, disse ao Juiz que o cliente dele tinha sido abduzido. Ele quis dizer ABSOLVIDO. No final todos riram.
Um abraço.
Maura Reis
Eu não acredito que alguém do mundo jurídico possa cometer determinados erros que nós escutamos, nas piadas, por aí.
Uma professora contou que num caso que ela trabalhou o juiz se declarou incompetente e o advogado da outra parte disse: que é isso Excelência. O senhor é competente sim, fez Mestrado e Doutorado, Vossa Excelência tem conhecimento/competência para julgar esse caso.
Ela narrou como se fosse real, mas não acredito. Se até Jesus me contasse eu não acreditaria.
Se Deus aparecer aqui e falar que é verdade eu não acredito.
Só pode ser problemas com o teclado do computador, não é possível que seja outra coisa.
Olhem lá na categoria Advocacia e OAB.
Pergunta que espero ter um recorde nas respostas ,devido a complexidade no tema. Pode um detetive particular , nas horas extras ,praticar os serviços de DETETIVE PARTICULAR ,no qual ,tem diploma ? Ou não ,ou exerce a advocacia ou seja detetive ? Existe algum impedimento do estatuto da OAB ,nesse caso específico ,ou seja ,ser detetive particular é o mesmo que praticar atividades de natureza policial ,mesmo que indiretamente? ESSA EU QUERO VER OS CRÂNIOS,PENSADOR ,PSEUDO ,ANTÔNIO GOMES E OUTROS RESPONDEREM ,MAS ,COM RESPALDO DE LEI OU JURISPRUDÊNCIA .
Precisamos relevar os que aqui perguntam,tratam-se,muitas vezes,de consulentes com baixo grau de estudo,completamente leigos nos assuntos jurídicos.Haja visto o teor das perguntas que acompanhamos. Sempre que posso corrijo os erros "históricos" advindo destes.Errar é humano,nesse caso,mais complacentes seriamos, se compartilharmos dos nossos acertos com esses que erram.
Pedrão
A história que sua professora contou imagino ser verdade sim,na minha vida prática já presenciei fatos ainda mais aberrantes. Sempre vira motivo de piada em conversas fechadas,mas no final das contas, é, e sempre será,motivo de tristeza para os demais operadores do direito que se dedicam com brilhantismo e são "obrigados" a passar por situações desse nível.
Meu caro,
Eu costumo sempre dizer, sem o referido exame,os particulares se tornariam "escravos" de advogados incompetentes.Por não estarem cientes de algo, por mais bobo que venha a ser,muitos perdem ações que já estavam praticamente ganhas.Fato verídico.
Há de convir que,na pratica,as coisas são mais complexas do que imaginamos quando estudamos na faculdade.Todavia,o que nos resta,é a capacidade de superação,de desenvolvimento e, pra não perder o bom humor,uma pitada de cara de pau também..rs
Agora em setembro último passado fui intimado de uma sentença proferida por um juiz de uma das varas do trabalho daqui de São Paulo. Claro que irei preservar o número do processo e o nome do magistrado, mas está no site do TRT2. Espero sinceramente que não tenha sido o próprio juiz que tenha escrito como lá está: " Trata-se de bom CENSO esperado por todos".
Prezada Maura Reis, realmente às vezes é difícil compreender o que alguns querem dizer. Infelizmente também essa espécie de analfabetismo está sendo encarada por alguns estudiosos da língua portuguesa como uma forma válida de expressão, que é a cultura do nosso povo e tudo mais. Na minha singela opinião, não se trata de cultura, mas exatamente falta dela. Acontece que enquanto se elegem "tiriricas" e outras beldades linguísticas, a possibilidade de se institucionalizar a "verborragia" através de lei é grande.
Saudações.
Será que passou mesmo na OAB?
Olha que beleza: Quando for por queixa ,isto é ,calúnia ,difamação e injúria e por ações condicionadas à representação ,como lesão corporal leve ,ameaça ,apropriação indébita e outros , o prazo é de 6 meses , a contar da data do fato , ou do dia que souber quem é o autor do fato. Artigo 38 do Código de Processo Penal. Nâo se esqueça de requerer verbalmente ou por escrito ,que deseja representar o acusado dentro do prazo de 6 meses ,quando for ação pública condicionada a representação ,e quando for queixa ,faça requerimento ,verbal ou por escrito ,através de advogado ,que é obrigatório pois trata-se de ação penal privada
Não é possível toda postagem do cidadão é feita da mesma maneira.
Já disse num post pretérito neste mesmo tópico, que não existe democracia na linguagem. Os que tal argumentam - a tal validade pelo uso, não merecem consideração.
Quem não consegue se expressar dentro das regras linguísticas, também não consegue compreender. Consumir séculos de construção linguística a troco de meia dúzia de signos é pretender formar cidadãos de segunda classe.
Aqui um desafio: Alguém se habilita a escrever um modesto artigo por exemplo comentando a obra kantiana utilizando-se de uma linguagem não formal?