Fui demitida,quais meus direitos?
Trabalhava em um consultorio dentario, não tinha uma funçao especifica, me contrataram para atender telefone, agendar horarios,marcar / desmarcar pacientes,levava materiais para os dentistas,lavava intrumentais (com sangue),fechava o livro caixa,etc... entrava as 14:00 e saiaas 21:00, de segunda a sabado,recebia 609,00(me informei no sindicato dos dentistas de santos, me disseram que eu tenho direito de receber cesta basica + auxilio creche). Ia trabalhar quase todos os dias, com uma dentista que era minha amiga, quando eu entrei a contratante afirmou que o inss ela nao descontaria do meu salario, ela pagaria a parte, gostaria de saber se tenho direito a vale transporte,aux creche(tenho uma filha de 3 anos e 6 meses),cesta basica(ela disse que ja esta incluido no meu salario),tenho direito a insalubridade? Obs:ela me demitiu , sem justa causa, por que eu cobrei meus direitos(carteira assinada) Trabalhei do dia 07 de julho de 2009 a 16/11/09... agora ela me disse que me contratou como apoio, isso é certo?
O que devo fazer, procuro um advogado?vou no ministerio? ela alegou que era meu primeiro emprego, e que eu não sabia fazer nada, por isso era experiencia... e ela ainda esta com a minha carteira. por favor me ajudem!
Obrigada!
Você deve procurar um advogado para que este proponha uma ação trabalhista, pedindo seus direitos e mais a assinatura da carteira de trabalho. O contrato de experiência pode durar no máximo 90 dias, e pelo que entendi, vc trabalhou mais tempo, tendo direito de receber todas as verbas rescisórias. Pelo que vc informou, ela devaria te pagar um salário mínimo e a diferença era para despesas (como vale transporte e etc...), você deve saber o combinado. Se ela não te pagou a rescisão na data certa, vc pode pedir a multa do 477 da CLT e ela deverá pagar mais um salário seu. O prazo para pagamento é de 10 dias após a dispensa. Se ela ultrapassou um dia, você já possui o direito.
Rescisão de contrato de trabalho
Admissão: 07-Jul-2009 Afastamento: 16-Nov-2009 Motivo do afastamento: Dispensa sem justa causa Salário base: 609,00 Aviso prévio: indenizado
Valor a ser pago: $ 1.481,64
Obs.: Além do valor da rescisão, o empregado tem direito à multa de 40% sobre o valor do fundo de garantia.
Trabalhei na empresa de 30/04/2006 à 06/05/2008 sem registro, e após esta data até o presente tenho carteira assinada. Meu horário era das 09 X 19 de segunda à sexta e aos sábados das 09 X 18 horas, portanto mais de 44 hrs semanais. No dia 31/10/2009 pedi minha demissão na empresa onde trabalhava, por não aguentar mais as discussões diárias com uma suposta gerente, que resolveu me desestabilizar no emprego. Digo suposta porque a dona da loja me disse que ela não era "gerente coisa nenhuma". No dia 03/11/2009 a gerente não queria me deixar ficar na recepção de maneira alguma, sendo que até ameacei de chamar a polícia para fazer valer o meu direito de trabalho, mas me arrependo de não ter ido, pois ela se encontrava muito alterada por ter bebido "caracus" de manhã, coisa que era frequente.Fui para a loja com a dona e consegui trabalhar com a presença dela na recepção. Os colegas de trabalho presenciaram todos os acontecimentos, mas creio que nessa hora não terei testemunhas, por terem medo de perder o emprego. No dia 05/11/2009 a dona disse-me que eu teria que cumprir o aviso prévio em outra loja de prorpiedade do marido dela, portanto com outro CNPJ, para não ter atritos com a "gerente". Trabalhei na outra loja até +/_ 18:00 horas, aí a dona chegou, me pediu para que fizesse outra carta de pedido de demissão com o motivo de incompatibilidade com outra funcionária, me recusei por achar que ela queria me complicar no futuro, então perguntei-lhe se queria que eu refizesse a carta pedindo dispensa do aviso prévio e ela respondeu "por favor". Refiz a carta de próprio punho, só que novamente em uma via somente. E fui embora. No dia 13/11/2009 fui chamada para fazer o exame demissional. E erecbi os salários de outrubro/09. No dia 18/11/2009 a dona chamou-se na loja e disse-me que iria me demitir e que o contador prepararia as papeladas para eu assinar e fazermos a homologação. Até hoje isso não aconteceu. Liguei para o Sindicato, eles não tem nada agendado no meu nome ou da empresa, liguei para a empresa e já fui avisada de que terei de fazer o exame novamente. Quero saber como agir. Se vou à Delegacia, ao Sindicato, ao Ministério do Trabalho, ou aonde? Estou desesperada por ter contas a pagar, dinheiro meu para receber e a patroa me enrolando. Agradeço desde já a ajuda.
Trabalhei na empresa de 30/04/2006 à 06/05/2008 sem registro, e após esta data até o presente tenho carteira assinada. Meu horário era das 09 X 19 de segunda à sexta e aos sábados das 09 X 18 horas, portanto mais de 44 hrs semanais. No dia 31/10/2009 pedi minha demissão na empresa onde trabalhava, por não aguentar mais as discussões diárias com uma suposta gerente, que resolveu me desestabilizar no emprego. Digo suposta porque a dona da loja me disse que ela não era "gerente coisa nenhuma". No dia 03/11/2009 a gerente não queria me deixar ficar na recepção de maneira alguma, sendo que até ameacei de chamar a polícia para fazer valer o meu direito de trabalho, mas me arrependo de não ter ido, pois ela se encontrava muito alterada por ter bebido "caracus" de manhã, coisa que era frequente.Fui para a loja com a dona e consegui trabalhar com a presença dela na recepção. Os colegas de trabalho presenciaram todos os acontecimentos, mas creio que nessa hora não terei testemunhas, por terem medo de perder o emprego. No dia 05/11/2009 a dona disse-me que eu teria que cumprir o aviso prévio em outra loja de prorpiedade do marido dela, portanto com outro CNPJ, para não ter atritos com a "gerente". Trabalhei na outra loja até +/_ 18:00 horas, aí a dona chegou, me pediu para que fizesse outra carta de pedido de demissão com o motivo de incompatibilidade com outra funcionária, me recusei por achar que ela queria me complicar no futuro, então perguntei-lhe se queria que eu refizesse a carta pedindo dispensa do aviso prévio e ela respondeu "por favor". Refiz a carta de próprio punho, só que novamente em uma via somente. E fui embora. No dia 13/11/2009 fui chamada para fazer o exame demissional. E erecbi os salários de outrubro/09. No dia 18/11/2009 a dona chamou-se na loja e disse-me que iria me demitir e que o contador prepararia as papeladas para eu assinar e fazermos a homologação. Até hoje isso não aconteceu. Liguei para o Sindicato, eles não tem nada agendado no meu nome ou da empresa, liguei para a empresa e já fui avisada de que terei de fazer o exame novamente. Quero saber como agir. Se vou à Delegacia, ao Sindicato, ao Ministério do Trabalho, ou aonde? Estou desesperada por ter contas a pagar, dinheiro meu para receber e a patroa me enrolando. Agradeço desde já a ajuda.