Porta de casa Aberta, vizinho manda fechar. Pode ??

Há 16 anos ·
Link

Bom Dia !!! Gostaria se possível, obter informações sobre este problema descrito no titulo, haja vista minha esposa para evitar problemas não tinha me dado conhecimento deste fato anteriormente. O fato, moro no ultimo andar ( 14º ) de um prédio de apartamentos ha mais de 25 anos, e ha pouco tempo uns 3 ou 4 anos foi feita uma modificação do telhado do prédio que vivia tendo vazamento para dentro do apartamento. Com esta modificação minha residência ficou extremamente quente e em alguns dias de extremo calor a esposa deixa a porta da casa ou a da cozinha entre aberta, possibilitando com isto a renovação do ar dentro de casa. A ocorrência; o vizinho fiquei sabendo, está intimidando a esposa e os filhos para que fechem ou seremos processados, a pergunta, isto é possível ? Qual e meu erro ? que tipo de processo posso responder por manter a porta aberta ? Estou um pouco preocupado, trabalho com informática o que me leva a passar horas fora de casa de dia e nos finais de semana a noite também. Tenho mesmo que me preocupar com este vizinho ? desde já agradeço a atenção.

25 Respostas
página 2 de 2
Julianna
Há 16 anos ·
Link

Prezado Douglas

É o mal do brasileiro que encoraja essas pessoas. O mal é que por acharem a causa estúpida, ou morosa, ou que não vale a pena e por isso não vão atrás e não fazem valer seus direitos. Nisso, os que perturbam, não são punidos, nem nada. É pra isso que existe direitos, deveres. Cada um deveria aprender que a sua liberdade acaba onde começa a liberdade do seu próximo. Isso melhoraria a convivência em comum, mas não é o que acontece. Cada qual quer mandar e poder mais do que o outro... E quem deveria dar o exemplo, como no seu caso o síndico, é quem faz errado...putz... Que chato. Mas é assim mesmo, as pessoas hoje em dia, pagam pra ver... Por isso sou da opinião, que não importa se a causa é estúpida, ou sei lá, se pagam pra ver, vamos mostrar pra eles, final a Justiça serve para mediar os conflitos, não é mesmo? o Juizado Especial... Tá certo que demora um tempão, qdo vc se dá conta até já esqueceu que ajuizou uma ação desse tipo. Abraços**

maxwel
Há 16 anos ·
Link

é douglas no seu caso na minha opiniao é diferente pois ai sim voce tem sua vida pessoal prejudicada pela algazarra após as 22 hs, ai sim caberia apelar por um motivo inconteste e que atrapalha suas horas de descanso.

douglas tadachi
Há 16 anos ·
Link

Sr. maxwel

Na minha opinião, neste caso também há um motivo inconteste, pois o condômino deixando a porta aberta força ao vizinho participar em parte de seu cotidiano e intimidade. Imagine o cheiro saindo da cozinha na hora que esta cozinhando, trajando pijamas, entre outros. É inadimicivel, propor que o vizinho desvie o olhar, estaremos desrespeitando fraglantemente o direito de ir e vir, sendo impossível ao se dirigir ao seu apartamento desviar o olhar. O direito existe exatamente para fazer valer, quando há incapacidade das partes de entrar num acordo, sendo banal ou não. Pelos motivos acima, creio que neste caso há também um motivo inconteste, notorio constrangimento etc.

Abraço

maxwel
Há 16 anos ·
Link

Se existir alguma coisa no regulamento do condominio talvez ate possa conseguir alguma coisa, mas caso contrario nao existe prescricao em lei quanto a isto, e segundo a nossa constituicao nao ha crime sem uma lei que o determine, nem pena cabivel se o mesmo nao existir. como disse desde que nao esteja em trajes menores, nao ha nada na lei, mas pode haver na regra do condominio. So pra dizer tambem que eu particularmente nao deixo a porta de meu ap aberta mas alguns vizinhos eventualmente deixam e isto nao afeta em nada minha vida, estes argumentos de cheiro da cozinha e ridiculo.

Willem, Campinas-SP
Há 15 anos ·
Link

Não entendi porque alguém aí disse que reclamar contra latidos é demonstração de egocentrismo e 'estrelismo'. Cães latindo o dia inteiro são fonte ininterrupta de irritação e o lesado deve sim recorrer à justiça. Há casos em que a pessoa tem que admitir que não há condições de criar um cão sem incomodar a vizinhança. Se esse pessoa mesmo assim insiste em ter o animal, isso sim pode ser chamado de egocentrismo (dane-se a vizinhança, vou criar o MEU cão aqui mesmo).

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos