Tenho um amigo Português que veio ao brasil com visto de turista mais tem intenção de fixar residência no brasil o mesmo tem parentes não nascidos mais domiciliados no pais já a alguns anos e tem em vista propostas de emprego das quais não obteve ainda a efetividade devido a falta de informação,gostaria de saber como ele deve proceder para obtenção dos documentos para legalização no Brasil. obrigada desde já.

Respostas

    J

    João Miguell Quinta, 31 de outubro de 2013, 17h52min

    Boa tarde Honorio,

    Li algures na Internet que para o caso de Portugueses, se residissem durante 1 ano no Brasil legalmente, que poderiam pedir um visto permanente, e que competia ao Ministério da Justiça aceitar ou não o pedido.
    Consegue me confirmar isto?

    De qualquer das maneiras irei à Policia Federal o mais breve possível para saber ao certo se é possível.

    Agradeço a sua resposta

    Att,
    João Miguel

    J

    Joana Santos Quinta, 24 de abril de 2014, 17h24min

    Ola,

    Tenho um amigo Portugues que veio me visitar, chegou dia 13 deste mes com visto de turista, conheci ele nos 5 anos que estudei em Portugal, no entanto abri um negocio de franquia alimenticia em um shopping e queria contratar ele como meu gerente, ja que ele é gerente da MC Donalds Portugal a 10 anos e tem experiencia, o que é preciso fazer para conseguir um visto de trabalho para ele, e conseguir tirar a RNE?

    H

    Honorio Suspenso Sexta, 25 de abril de 2014, 8h51min

    Bom dia Joana,

    O mais fácil para ele conseguir o visto seria colocar ele como sócio investidor pessoa física pela RN 84.

    Att.

    Honorio - [email protected]

    E

    Elisete Almeida Sexta, 25 de abril de 2014, 18h27min

    Joana;

    Vou falar-te sem ter a certeza, mas, segundo a informação que me passaram na segurança social, é necessário formalizar o convite junto ao instituto de emprego e formação profissional: http://www.iefp.pt/Paginas/home.aspx#

    M

    Miguel Lusa Segunda, 19 de maio de 2014, 23h04min

    Boa tarde!

    Sou português a residir também no Brasil e estou no mesmo processo que se encontram vários outros entendo que ter o visto pode ser um processo demorado, mas no entretanto penso que a possibilidade de ter conta bancaria pode e CPF, RPA é muito importante. Poderá aconselhar me acerca do acordo Luso-Brasileiro do BB...CPF e RPA

    Miguel

    M

    Miguel Lusa Segunda, 19 de maio de 2014, 23h31min

    Boa tarde! Honório, Tudo bem!

    Sou Português ainda ilegal, entendo pelas suas informações que é possível numa relação estável, requerer o visto. Mas é um processo que poderá ainda demorar algum tempo até se concluir dado que conforme falou:
    ---quote---
    Primeiro pela Escritura Pública de União Estável, feita em Cartório de Registro Civil, neste caso necessita de mais 2 documentos que tenham mais de 01 ano de validade que prove a União.
    Segundo, pela Sentença Declaratória de União estável, esta por via judicial, não há necessidade de outros documentos com mais de 01 ano de validade.
    --- unquote ---
    Será que me poderá indicar como posso ter a possibilidade de abrir conta bancaria notei que um utilizador do debate participante do debate notou que tinha aberto conta no Banco do Brasil ao abrigo do acordo Luso-Brasileiro.
    Será que posso ter CPF e utilizar RPA - Recibo de Pagamento a Autônomo.

    Muito obrigado, por toda a atenção!

    Miguel

    H

    Honorio Suspenso Quarta, 21 de maio de 2014, 12h34min

    Boa tarde Miguel,

    Em relação ao CPF, poderá tirar sem problemas, os locais que fazem o cadastro preliminar é nos correios, Banco do Brasil e Caixa Ecômica Federal, será cobrada uma taxa no valor próximo a 5 reais (não me lembro o valor exato), depois de posse do protocolo ir até a receita federal de sua cidade, para a emissão do CPF. Geralmente os documentos solicitados são: Passaporte com o carimbo da entrada, comprovante de endereço e um documento que conste a filiação, caso o documento esteja em língua estrangeira, é bom fazer uma tradução juramentada.
    Em relação a abertura de conta, eu não conheço o acordo que faculta o Banco do Brasil para abertura de conta bancária, apenas sei que o Governo de São Paulo, fez um acordo protocolar com a Caixa Econômica, para fim de abertura de conta para estrangeiros, mas apenas para os nacionais do MERCOSUL, nos demais casos, tenho assistido uma dificuldade enorme para abertura de conta, inclusive para os estrangeiros com pedidos de vistos de reunião familiar.
    Att.

    Honorio - [email protected]

    K

    kalunga2012 Sexta, 12 de setembro de 2014, 11h48min

    bom dia Honorio . gostaria de saber pq um amigo meu foi contratado pela uma empresa, para trabalhar no brasil. e ja tem o numero do protocolo. e foi dada a entra do cadrastro no mes 06. e quando abrimos, o mte, pra ver se o visto ja esta visto, so sai em transe pq. isso ja era pra ter saido, damos entrada no ministerio do trabalho na imigracao..e por quanto tempo sai o visto.de contrato de trabalho, ele fez de dois anos, para trabalhar. no brasil queria que vc mim explica-se, pq de tantas demora.

    H

    Honorio Suspenso Sexta, 12 de setembro de 2014, 21h06min

    Boa noite Kalunga,

    Geralmente o MTE é muito rápido para conceder o visto de trabalho, principalmente que faz o pedido por via da certificação digital, neste caso, demora em média 15 dias, e no manual até 90 dias, mas caso esteja demorando, além do esperado, pode ser que aja alguma pendência, e no próprio site explica qual a pendência e o prazo para o cumprimento.
    E após o deferimento do processo e publicação em DOU, o visto é comunicado ao MRE para que o estrangeiro possa ir até o consulado indicado no processo para fim de aplicação do visto em seu passaporte.
    Att.

    Honorio - [email protected]

    T

    Tiago Sexta, 03 de outubro de 2014, 17h05min

    boa tarde senhor honorio vieira. é o seguinte, eu sou português, e tenho uma duvida. brevemente irei viver no brasil então eu gostaria de saber o que é preciso fazer para entrar no processo de legalização, sem ser o casamento, agradecia imenso a sua ajuda. muito obrigado

    Duarte Silva

    Duarte Silva Terça, 11 de novembro de 2014, 12h27min

    Boa tarde,

    Sou portugês, neste momento vivo e trabalho no Reino Unido, O meu irmão foi para o Brasil à uns meses para abrir um negócio, está combinado com ele que eu poderia ir viver para o São Paulo com ele e trabalhar na empresa dele, e ajudar a expandir e criar departamento de exportação visto que tenho conhecimentos e falo várias linguas. A questão é, neste caso como conseguiria Eu o visto e já agora ele também, visto que ainda está com visto de Turista pois ainda anda a ver terrenos.

    Obrigado desde já pela sua atenção.

    Duarte Silva

    Nelson Auxiliar

    Nelson Auxiliar Quarta, 11 de fevereiro de 2015, 2h12min

    boa noite, Sou Portugues, tenho conviccao de estabelecer um negocio no Brasil, Mais propriamente no estado do Rio, o que necessito para montar esse negocio, visto ser portugues e nao necessitam de visto para deslocar a esse pais. Que devo fazer ou que visto necessito e como recorrer.

    G

    George Quarta, 06 de maio de 2015, 11h11min

    Quais documentos do estrangeiro são necessários para solicitar visto de permanência no Brasil para trabalho ou investimento? Obrigado

    H

    honorio vieira Suspenso Quarta, 13 de maio de 2015, 16h53min

    Boa tarde Tiago,
    Infelizmente estou demorando a responder o seu questionamento, pois fiquei um período sem participar do forum.
    A única maneira seria como investidor pessoa física, hoje o investimento está fixado num valor de 150 mil reais, e deve ser investido no setor produtivo que dê empregos a brasileiros. A resolução a ser pesquisada é de numero 84.
    Atenciosamente,

    Honorio - [email protected]

    William Cunha

    William Cunha Segunda, 31 de agosto de 2015, 20h54min

    Quem estiver interessado em casar com um brasileiro para obter visto de permanência no Brasil, eu me disponibilizo. Pode ser homem ou mulher. Obs: Casamento só para obtenção de visto.

    H

    honorio vieira Suspenso Quarta, 16 de setembro de 2015, 9h50min

    Bom dia Tiago,
    Para se legalizar no Brasil sem ser pelas vias do casamento, tem as seguintes opções:
    1 - visto de estudante (neste caso não pode exercer atividades remunerada);
    2 - visto pelo filho brasileiro
    3 - visto por união estável com brasileiro ou com estrangeiro residente permanente
    4 - investidor pessoa física (hoje o valor é de 150 mil reias em setor produtivo que dê empregos a brasileiros)
    5 - investidor pessoa juridica (mínimo 600 mil reais)
    6 - visto de trabalho.
    Att.
    Honorio - [email protected]

    H

    honorio vieira Suspenso Quarta, 16 de setembro de 2015, 9h51min

    Bom dia Duarte Silva,
    Neste caso, o visto específico seria um visto de administrador, no qual a empresa deverá ter um investimento de no mínimo de 600 mil reais para cada investidor.
    Att.
    Honorio - [email protected]

    H

    honorio vieira Suspenso Quarta, 16 de setembro de 2015, 9h53min

    Bom dia Nelson,

    O visto que deverá requerer é o visto de investidor pessoa física, no qual deverá investir um mínimo de 150 mil reais, e que faça um plano de investimento para os próximos 3 anos, e que gere empregos a brasileiros, este dinheiro do investimento deverá ser devidamente comprovado a transferência pelo Banco Central do Brasil.
    Att.
    Honorio - [email protected]

    H

    honorio vieira Suspenso Quarta, 16 de setembro de 2015, 9h56min

    Bom dia George,
    Os documentos para requerer o visto de trabalho são os constantes na Resolução Normativa nr 99 e de investidor pessoa física, deverá comprovar a transferência de no mínimo de 150 mil reais através do banco central do Brasil em um setor produtivo para a conta de uma empresa já estabelecida ou a ser criada com esta finalidade, este visto lhe dará direito a 3 anos, desde que gere empregos a brasileiros.
    Att.
    Honorio - [email protected]

    F

    Fernando Oliveira Terça, 29 de março de 2016, 18h17min

    Boas noites.
    Sou português e sou casado com uma cidadã brasileira.
    Temos a certidão de casamento registado no consulado do Brasil em Lisboa e também registado em cartório no Brasil.
    A minha pergunta é....como poderei obter autorização de residência no Brasil, pois já estive duas vezes como turista e regressei para Portugal, mas agora quero ir residir para o Brasil, quais os passos que tenho de dar e quais os documentos que preciso ter para obter o pedido de autorização de residência...acrescento que consegui já o CPF.
    Ficarei grato com a resposta.
    Oliveira - [email protected]