quero saber se registrar uma criança sabendo que o filho não é seu é crime.. o pai do meu filho me expulsou de casa, grávida de tres meses, sem saber pra onde ir fui para a casa do meu ex marido que por ainda me amar muito me aceitou grávida de outro, me ajudou, me acolheu, por fim nos casamos e ele acabou registrando o filho como se fosse dele, me deu assitencia medica durante a gravidez, e agra o pai da criança quer fazer exame de dna, e disse que isso e falsidaDE idelogica, depois de tres meses ele quer ser pai do filho que rejeitou, meu marido é militar ele pode se complicar por ter registrado a criança? me ajudem

Respostas

    J

    Julianna Quinta, 25 de fevereiro de 2010, 10h57min

    Mãe

    é crime sim, porém o "culpado" se livra da pena por ter sido ato para resguardar a criança.
    não, isso não causará problemas para seu marido não.
    Se ele quiser que vá exigir na Justiça. Aí, lembra a ele que se quiser reconhecer a criança depois de todos os tramites legais, que não esqueça que terá que pagar a pensão tbm.
    Boa sorte**

    ?

    Dna e registro 2 Quinta, 25 de fevereiro de 2010, 23h39min

    obrigada pela sua resposta, to com muito medo de prejudicar a pessoa que mais me ajudou.não seria justo com ele. depois de dois meses da criança nascida ele veio querer saber dele. e no dia que o bb nasceu ele me ligou e apenas disse parabéns e boa sorte, ele queria que eu tivesse feito exatamente isso, pra poder prejudicar meu marido....obrigada pela sua resposta.

    M

    Marylin Sexta, 26 de fevereiro de 2010, 0h23min

    Como diz o velho ditado não é mesmo, depois de feito o bolo todo mundo quer comer, mas na hora de colocar a mão na massa...
    Esse homem é muito mau, naõ te ajudou e agora quer reivindicar os dirieitos? manda ele procurar os direitos dele então, deixa ele se virar, e fique tranquila, como a Drª Julianna mencionou, ele terá os direitos e deveres tb, e se não cumprir vai preso, ja aproveitando que seu ex atual é da polícia rsrsrsr.
    Um abraço e boa sorte a vc e ao bb.
    Boa noite!!!

    A

    Adagmar Sexta, 26 de fevereiro de 2010, 2h03min

    fiquei vilva, estava gravida de 4 meses tive um filho moro com outro homem q criou ele desde de quando ele nasceu foi resgistrado só no meu nome moro com ele a mais de 10 anos meu filho tem 10 anos então, como eu faço pra eu resgistrar o meu filho no nome dele para que ele tenha todos os beneficios de filho!!!
    tenho já 3 filhos com ele quero qui ele tenha o mesmo direito qui os filhos dele, pode me ajudar?

    J

    Julianna Sexta, 26 de fevereiro de 2010, 10h24min

    Se dirigir ao cartório onde a criança foi registrada, vcs dois, e pedir para o escrivão para fazer uma escritúra pública para reconhecimento de paternidade do fulano de tal, e pedir averbação no registro.
    Não precisa falar que não é o pai biológico, se perguntado diga que sim e pronto.
    Pai é quem cria.
    Boa sorte**

    J

    Joao Celso Neto/Brasíla-DF Sexta, 26 de fevereiro de 2010, 12h22min

    Eis a verdadeira adoção à brasileira.

    M

    Mosquito Sexta, 26 de fevereiro de 2010, 13h16min

    Boa tarde a todos, estou passando por uma situação complicada eu registrei uma criança q ñ era minha, pois quando conheci minha atual companheira ela ñ sabia q estava gravida do ex marido, quando descobrimos a gravidez ela contou pro pai da criança, que duvidou ser dele e ñ deu assistencia eu como companheiro dei total assistencia e a mãe achou melhor eu registrar a criança, o pai ficou sabendo e ñ comentou nada, pois o mesmo tem o filho de 3 anos com ela e ñ dá assistencia. Mas esse ñ é o caso, o que eu estou querendo saber é sobre um relacionamento q tive antes de conhecer minha companheira, uma destas aventuras de verão ela engravidou e eu com toda consciencia dei todo apoio necessario até na gravides, hoje eu pago a pensão, que foi acerdado entre nois dois, mas agora minha filha está com 5 messes e a mãe ñ quer deixar eu ppegar minha filha na minha folga pra leva-lá na minha casa, ela alega q é por eu moro com a minha companheira, se deixar é só pra casa da minha mãe, quero saber quais providencias tomar e se eu tenho direito de levar minha filha pra minha residencia?, pois é lá que moro e ñ casa da minha mãe. Aquardo resposta ... muito grto pela atenção.

    J

    Joao Celso Neto/Brasíla-DF Sexta, 26 de fevereiro de 2010, 14h04min

    Mosquito:

    primeiramente, esse acerto extrajudicial entre você e a mãe da criança PODE dar confusão. Ela pode ajuizar uma ação e negar que haja recebido qualquer coisa. Para sua segurança, deve homologar esse acordo perante uma Vara de Família.

    Na mesma ação, estabelece-se o direito de visita. Se não houver acordo entre pai e mãe, o juiz decide.

    R

    Rodrigo Segunda, 17 de maio de 2010, 14h43min

    Boa tarde! A minha situação é a seguinte: minha filha tem dois anos e está sem o registro de nascimento pelo fato que no momento em que ela nasceu, eu estava viajando a trabalho, e por relaxamento o tempo passou e não fizemos o registro, como devo proceder? Bastar ir a algum cartório e fazer o registro? Obrigado!

    J

    Joao Celso Neto/Brasíla-DF Segunda, 17 de maio de 2010, 15h32min

    Sim, provavelmente vai pagar uma multa pela demora.

    R

    Rodrigo Segunda, 17 de maio de 2010, 15h37min

    OK! Qual a documentação que tenho que apresentar? Qual o valor médio da multa? Quanto tempo levar para entrega do registro?

    J

    Joao Celso Neto/Brasíla-DF Segunda, 17 de maio de 2010, 20h46min

    o cartório de registro civil informa, varia de UF para UF. Provavelmemte, se ainda tiver, o documento fornecido pela maternidade.

    J

    Julianna Sexta, 30 de julho de 2010, 16h06min

    isso é o que eu chamo de relaxo, desleixo, irresponsabilidade....

    U

    uirapuru Sábado, 26 de julho de 2014, 15h54min

    Tevi um relacionamento com uma pessoa infelizmente por conta de intrigas nos separamos, com isso nao obtemos mais contado, mas depois descobri que estava gravida dele, mas nao tive como avisa-lo, com tudo isso meu ex companheiro que ja tinha uma filha dele de tres anos, pediu pra voltar msm sabendo que eu estava gravida de outro, disse que queria assumir e td mais, nos casamos a crianca nasceu e ele registro msm sabendo que nao era dele, porem hj estamos em processo de divorcio e ele esta alegando que se casou obrigado, pq eu estava falando que estava gravida dele, o pai da criança voltou e com isso ele quer assumir amigavelmente. Porem oq quero saber é o seguinte, o fato dele estar falando que ele assumiu a crianca pq eu o enganei falando que era dele pode me prejudicar?
    Obrigada

    Luiz Edz

    Luiz Edz Sábado, 07 de fevereiro de 2015, 17h25min

    Conclusão as pessoas fazem acordos verbais e mais tarde ver este acordo se desmanchar. Não caia nessa "palavras são coisas que o vento leva". Procure seus direitos.

    D

    Desconhecido Domingo, 12 de abril de 2015, 22h33min

    oiie pessoal queria saber se um pai e uma mãe de 15 anos ambós pode assina um registro de uma criança?

    R

    Rafael F Solano Segunda, 13 de abril de 2015, 19h14min

    Os menores não podem assinar nada, não tem ainda capacidade civil, quem assina são os tutores dos menores de 18 anos.

    Elaine Santana Gomes

    Elaine Santana Gomes Quarta, 15 de abril de 2015, 8h31min

    ola bom dia a minha questão e que tive um relacionamento e terminamos pois descobri que estava gravida e ele queria que eu abortasse e eu não quis hoje meu filho vai fazer 6 anos e estou casada a 3 anos e desde que comecei a namora com o meu marido ele sempre quis registra o menino e hj estamos tentando pois não vivo no brasil e não sabemos ate que ponto podemos fazer isso sem ter problemas

    L

    Luis Gustavo Abreu Sexta, 30 de outubro de 2015, 7h26min

    Olá, gostaria de saber se é possível eu registrar três crianças no meu nome, minha mulher tem três filhos, sendo que só os dois mais velhos tem o nome do pai biológico que por sua vez nunca deu assistência alguma as crianças e

  • -1
    R

    Rafael F Solano Sexta, 30 de outubro de 2015, 11h29min

    Luis, vc incorre no artigo 242 do Codigo Penal se fingir ser o pai biologico quando vc não o é. Dá cadeia.

    Vc poderá tentar a adoção unilateral, se os pais das crianças concordarem, abrindo mão do patrio poder, ou no máximo vc poderá adicionar seu sobrenome ao nome das crianças.