Como Impugnar a Contestação durante Audiência Una?
Vou ter audiência una na justiça do trabalho defendendo o reclamante, mas parece que a empresa raramente faz acordo, por isso acredito que haverá instrução. Porém, ocorre que nunca participei de uma audiência como essa no foro trabalhista, quero saber como posso impugnar a contestação em caso de infrutifera a conciliação? O que dizer na hora? como dizer?
Carlos, depende muito do conteúdo da contestação. Para não errar vá impugnando ponto a ponto.
Caso a contestação seja muito extensa, com juntada de vários documentos, peça prazo de 5 dias para se manifestar com relação à contestação em virtude da complexidade da causa.
Se realmente fizer a impugnação oral, faça como se estivesse redigindo uma peça. Fale para o escrivão que vai se manifestar com relação à contestação apresentada e ele tomará a termo.
Espero ter ajudado um pouco.
Dra. Juliana Barros
Não há como te dar mais detalhes Carlos, a Juliana já foi minuciosa. Na audiência, o Reclamante fica do lado esquerdo do juiz e o reclamado no direito. O juiz pergunta se há possibilidade de acordo, se o reclamado der um avalor, vc pergunta ao seu cliente se ele aceita, vc pode até pedir para conversar com seu cliente em particular e sair da sala, se aceitar o juiz reduz a termo, se não, o reclamado entrega a contestação e documentos para o juiz, que olha tudo, ele lê 1º a contestação (leitura superficial), ai eqto ele olha os documentos ou vai redigindo a ata ele irá te entregar a contestação e depois os documentos se houver. Vc lê a contestação (tbm é superficial, infelizmente) e diz que "Excelência, impugno a contestação nos pontos tais e tais, uma vez que são inverídicos, ou os documentos falsos", se forem mta coisa, diga: "Excelência, ante as provas juntadas com a defesa, gostaria de pedir o prazo de 5 dias para análise dos mesmos.", se ele aceitar vcs vão embora. Se o juiz disser que não precisa, ele parte pra instrução, manda o reclamado sair e interroga seu cliente, depois manda o reclamado entrar e interroga o mesmo, se os advogados tiverem perguntas, a hora é agora, e será a mesma coisa com as testemunhas. Ai o juiz pergunta mais um avez se não tem possibilidade de acordo. Se não tiver ele encerra a instrução e marca o julgamento (só por formalidade, pq não há audiência,´é só o dia da publicação da sentença).
Parabéns as colegas DRas. Anna e JUliana pelas explicações claras e objetivas.
Uma dica para o colega é assistir várias audiências e poderá ver na prática as dicas das colegas.
Outra dica é ler várias atas de audiências.
Eu faço isso, e me ajudam bastante, pois vendo como os outros fazem a gente pode sempre tentar melhorar ou (copiar) seguir o exemplo de outros advogados. Isso se forem bons advogados. Ou não cometer algumas gafes.