"Estupro" de vulnerável por agente menor de idade

Há 15 anos ·
Link

Quando um adulto relaciona-se com pessoa com idade inferior a 14 anos, tem-se estupro de vulnerável. No entanto, e quando o suposto autor também for criança ou adolescente (menor de idade), considerando-se que houve um consentimento da suposta vítima, ou seja, na situação de dois menores se envolverem (um namoro, v.g.) e a responsável pela pessoa de sexo feminino fizer uma representação criminal? Caracterizar-se-á igualmente o delito de estupro contra vulnerável? Desde já agradeço àquele que se dispuser a sanar tal questão.

Att,

L.C.

12 Respostas
Daniel
Há 15 anos ·
Link

Olá, acredito que o fato seja atípico, eis que, para praticar o crime, o autor precisa ser imputável. Imaginando-se que seria um possível ato infracional praticado pelo menor, a questão se torna um pouco mais polemizada. Ainda sim, considerando que pudesse ser um ato infracional, dependeria do caso, de várias situações, tais como a diferença de idade entre autor e vítima, a verdadeira intenção do menor autor etc. Na minha opinião, ainda acho ser o fato atípico.

Imagem de perfil de Cristiano Marcelo
Cristiano Marcelo
Advertido
Há 15 anos ·
Link

Daniel,

O fato de um menor cometer um fato previsto em lei como crime não transforma esse fato em "atípico".

Apenas estará ausente um dos elementos do crime, qual seja, a culpabilidade (imputabilidade).

"Ainda sim, considerando que pudesse ser um ato infracional, dependeria do caso, de várias situações, tais como a diferença de idade entre autor e vítima, a verdadeira intenção do menor autor etc. Na minha opinião, ainda acho ser o fato atípico."

O que diferencia um "crime" de um "ato infracional análogo a crime" não é a "diferença de idade" entre autor do fato e vítima!

O ato infracional estará presente desde que o agente seja menor de 18 anos.

A L Rodrigues
Há 15 anos ·
Link

Olá, tenho uma dúvida: quando um rapaz de 19 anos se relaciona sexualmente com uma menor de 17 e a abandona, pode acontecer alguma coisa a ele?

Imagem de perfil de Cristiano Marcelo
Cristiano Marcelo
Advertido
Há 15 anos ·
Link

O que vc acha que poderia (ou 'deveria') acontecer?

Talvez nos anos 20 aconteceria. Hj, não mais.

Autor da pergunta
Advertido
Há 15 anos ·
Link

Obrigada pelo auxílio.

Contudo, ainda persiste a dúvida: mesmo com o relacionamento consentido, isto é, na hipótese de um namoro entre criança/adolescente do gênero masculino menor de idade e criança/adolescente do gênero feminino menor de 14 anos, poderá se falar em ato infracional análogo a estupro de vulnerável?

Em sendo adolescente maior de 14 anos envolvendo-se (na situação de namoro) com adulto caracteriza-se estupro? É necessário o consentimento dos responsáveis pela menor para não caracterizar?

Partindo-se dessa confirmação, relacionamento amoroso (ainda que não haja sexo) havido entre adulto e menor de 18 e maior de 14 anos de idade configurará estupro... Não seria algo muito sério a se afirmar?

No que acreditam?

Obrigada, mais uma vez.

Att,

L.C.

Imagem de perfil de Cristiano Marcelo
Cristiano Marcelo
Advertido
Há 15 anos ·
Link

L.C.,

"mesmo com o relacionamento consentido, isto é, na hipótese de um namoro entre criança/adolescente do gênero masculino menor de idade e criança/adolescente do gênero feminino menor de 14 anos, poderá se falar em ato infracional análogo a estupro de vulnerável?"

R: Sim. Isto pq "menor" não consente nada.

"Em sendo adolescente maior de 14 anos envolvendo-se (na situação de namoro) com adulto caracteriza-se estupro?"

R: Não. Ocorre que antes de agosto de 2009, isto poderia caracterizar corrupção de menores. Hj em dia, não mais.

"É necessário o consentimento dos responsáveis pela menor para não caracterizar?"

R: Consentimento dos pais? Os pais jamais podem "consentir" que uma pessoa menor de 14 anos pratique sexo. Se permitir, responderá pelo crime, assim como o autor.

"Partindo-se dessa confirmação, relacionamento amoroso (ainda que não haja sexo) havido entre adulto e menor de 18 e maior de 14 anos de idade configurará estupro... Não seria algo muito sério a se afirmar?"

R: Foi como disse acima: desde agosto de 2009, se o adolescente for maior de 14 anos, não será mais crime.

Daniel
Há 15 anos ·
Link

Olá, Marcelo. Não é da minha especialidade atos infracionais, mas não quis justificar a diferença de idade como fundamento de ser ou não ato infracional. É lógico que um ato infracional não é atípico. Eu quis dizer que a situação seria um pouco polêmica, visto que, se a diferença de idade entre autor e vítima for tênue, o desenvolvimento do discernimento pode ser tão próximo que acredito que não seria apenas a imputabilidade que excluiria o crime ou o ato infracional, pela culpabilidade. Acho que depende muito do caso e do discernimento de autor e vítima, o que acredito que poderia afetar a tipicidade, mas isso é uma questão mais profunda a se analisar.

De qualquer forma, pesquisarei melhor o assunto para fundamentar a minha posição, mas em tese é isso mesmo que o Marcelo fundamentou.

Imagem de perfil de Cristiano Marcelo
Cristiano Marcelo
Advertido
Há 15 anos ·
Link

Daniel,

Diferentemente do que vc mencionou, não "dependende" do discernimento de autor e vítima.

Isso até ocorreia antes da Lei 12.015/09. Agora, não mais.

Isto pq a Lei 12.015/09 incluiu no próprio tipo penal um elemento objetivo, que é a idade da vítima. Assim, basta manter relação sexual com menor de 14 anos que está caracterizado o estupro de vulnerável, haja ou não "concordância", haja ou não violência.

Vanderley Muniz - [email protected]
Há 15 anos ·
Link

Concordo com o C. Marcelo, de fato o estando presente o elemento objetivo resta caracterizado o delito.

Mas também não deixo de concordar com o Daniel, há que se verificar o princípio da culpabilidade e o elemento subjetivo do tipo sem o qual o tipo penal não se completa.

A respeito vide parágrafo único do artigo 18 do Código Penal.

Imagem de perfil de Cristiano Marcelo
Cristiano Marcelo
Advertido
Há 15 anos ·
Link

.

Autor da pergunta
Advertido
Há 15 anos ·
Link

Agradeço pelo auxílio de todos os participantes.

Att,

L.C.

ESV
Há 14 anos ·
Link

Já tem um tempinho desde a última postagem nesse forum, mas fiquei com dúvidas em relação a esse comentário:

"mesmo com o relacionamento consentido, isto é, na hipótese de um namoro entre criança/adolescente do gênero masculino menor de idade e criança/adolescente do gênero feminino menor de 14 anos, poderá se falar em ato infracional análogo a estupro de vulnerável?"

R: Sim. Isto pq "menor" não consente nada.

Na hipótese acima: Na minha opinião, se forem um menor de 14 anos e outro maior de 14 anos até seria possível (tenho minhas dúvidas) falar em ato infracional análogo a estupro de vulnerável praticado pelo maior de 14 anos. Mas... Se forem ambos menores de 14 anos não seria possível dizer o mesmo, pois como se definiria qual deles está praticando ato infracional.

O que vocês acham?

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos