Jus Dúvidas

Perguntar

Qual é a sua dúvida?

Se alguém puder me ajudar eu agradeceria, Ocorre que em 1993 foi distribuido uma ação contra um Banco por não ter repasssado o valor corrigido como era de acordo na época, referente ao plano verão do Collor, o processo foi arquivado no ano seguinte sem nenhuma solução. Pergunta: pode ser desarquivado? Quais as circunstâncias que levam um processo a ser arquivado e quais as circunstâncias que levam um processo a ser desarquivado? Se não couber desarquivamento, pode depois de 10 anos entrar com a ação novamente? Obrigada pela atenção Lara larasp.sp@terra.com.br

Respostas

11

  • 0
    Z

    Zenaide Segunda, 02 de agosto de 2004, 18h04min

    Prezada Lara

    Há diversas motivos para que os autos do processo sejam arquivados, entre eles: não encontrou a pessoa; acordo entre as partes; não achou bens para penhora etc.

    Os autos podem ser desarquivados mediante petição de advogado e pagamento de custas de desarquivamento. Converse com um advogado.

    Antes de propor novamente a ação é bom verificar o porquê de o primeiro estar arquivado, pois pode ficar configurada litispendência(mesma causa de pedir entre as mesmas partes).

  • 0
    R

    rosangela dos santos da silva Terça, 27 de janeiro de 2009, 23h08min

    como desarquivar um processo no STF, para retirar carta de sentença , quando se esta em outro Estado

  • 0
    A

    Andreia_1 Sexta, 06 de março de 2009, 19h38min

    Olá, Senhores!

    Quero sabe o seguinte:

    Quando o reclamante desiste do processo trabalhista por 3 vezes , o processo pode ser arquivado definitivamente? Se não for definitivamente , quanto tempo depois posso entrar com o processo novamente?

    Obrigada!
    Aguardo o Retorno.

    Att. Andreia.

  • 0
    J

    Junior Medianeira/PR Quinta, 14 de maio de 2009, 11h12min

    Art. 268. do CPC, Salvo o disposto no art. 267, V, a extinção do processo não obsta a que o autor intente de novo a ação. A petição inicial, todavia, não será despachada sem a prova do pagamento ou do depósito das custas e dos honorários de advogado.

    Parágrafo único. Se o autor der causa, por três vezes, à extinção do processo pelo fundamento previsto no no III do artigo anterior, não poderá intentar nova ação contra o réu com o mesmo objeto, ficando-lhe ressalvada, entretanto, a possibilidade de alegar em defesa o seu direito.

    Art. 267. Extingue-se o processo, sem resolução de mérito:

    III - quando, por não promover os atos e diligências que Ihe competir, o autor abandonar a causa por mais de 30 (trinta) dias;

    salvo outra regra trabalhista que eu desconheça, esse seria o caso somente!

  • 0
    G

    Gilberto Coimbra São Pedro da Aldeia/RJ Sábado, 16 de maio de 2009, 22h06min

    No Reconhecimento de Paternidade p/pagamento de pensao alimenticia, quando o resultado do DNA for negativo e o Juiz dar a setença e em seguida determina o arquivamento do processo. Quando é solicitado o desarquivamento por parte do autor, este ainda poderá recorrerde alguma forma????

  • 0
    C

    Caio Mithidieri Quinta, 18 de junho de 2009, 15h14min

    Olá pessoal, tenho 21 anos e estou precisando de alguma ajuda.
    Conheci meu pai quando tinha 15 anos, fizemos exame de DNA e ele teve que assumir a paternidade.
    Logo depois ele me tirou de um apartamento que no caso era do meu padrasto e me colocou em um lugar melhor prometendo N coisas....
    Só que ele nunca cumpriu com nada que foi prometido em juizo, só que eu na época queria apenas o reconhecimento dele como meu pai.
    Hoje em dia me encontro em uma situação de dificuldade e gostaria de saber se tenho como recorrer pela Defensoria Pública esse meu problema e saber se posso recorrer as pensões que ele nunca pagou e se tem como recorrer para que ele pague uma faculdade e me de uma pensão por mês???

    espero muito por uma resposta e agradeço a todos que puderem colaborar.

    desde já muito grato.

    Caio Mithidieri

  • 0
    S

    SERGIOFORLAN Quarta, 05 de setembro de 2012, 17h17min

    No caso de meu avos, ocorreu que o advogado sabendo que os mesmos eram semi-analfabetos , deixou trancorrer os prazos para os mesmos perderem a causa por deserção ou falta de impulso nos feito.. Poderia agora passados mais de 15 anos desarquiva-lo e denunciar o advogado por patrocinio infiel, visto que a outra parte era latinfundiaria e com muito dinheiro em macapá.

    Desde já agradeço

    sérgio forlan picanço damasceno

  • 0
    J

    Jaci Gomes Quarta, 07 de setembro de 2016, 21h44min

    Realizei acordo com um dos dois reus do processo. Junto a homologação do acordo o juiz determinou arquivamento do processo. Isso é normal? Posso solicitar desarquivamento para que a parte devedora pague o que fora determinado?

  • 0
    Nazare Faustino

    Nazare Faustino Sexta, 23 de setembro de 2016, 22h55min

    Entrei no mpf contra uma instituição que lesa alunos com diplomas falsos, não terminei o curso porem coloquei a mesma no ministério público federal , o problema é que mesmo com provas e andamento não esta ocorrendo esta ação de investigação dura mais de um ano, então fui aconselhada a reclamar na cnmp com uma petição inicial de cunho próprio contra o mpf da regional do caso, nesta petição foi solicitado sigilo porem o cnmp não viu motivo para tal e solicitou esclarecimento sobre qual motivo justificaria o mesmo no prazo de 5 dias. Neste periodo não vi meu email e foi despachado para arquivamento da ação. Como posso recorrer sendo pessoa física para retomar o andamento desta petição e futura ação do cnmp contra a negligência do mpf?

  • 0
    Rita De Cassia Matos

    Rita De Cassia Matos Quarta, 22 de fevereiro de 2017, 5h00min

    Olá passei por um processo trabalhista fui demitida grávida de 3 meses só que procurei um núcleo de advogados passou-se 9 meses a minha filha já tinha nascida estava com 15 dias de parida aconteceu a audiência eu não estava só que o meu advogado não mim orientou com o caso acabei perdendo todos os meus direitos de cidadã só voltei a trabalhar não fui orientada comi era pra ser hoje passei a entender que o meu advogado não estava ali pra mim defender procurei ele pra pergunta porque até o meu fgts tinha perdido ele mim respondeu que isso não era problema dele falei que iria procurar orienta cão ele falou que eu já tinha assinado tudo quer dizer perdi meus direitos por calsa de um advogado que não mim defendeu? Por favor mim ajuda com uma orientação obrigado