Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 30 de novembro de 2015, 18h31min Editado

    KELLY

    Podem usar qualquer sobrenome do pai e/ou da mãe.

    ...VEJA ABAIXO ALGUNS LINKS SOBRE MUDANÇAS DE PRENOMES E SOBRENOMES:

    jus.com.br/forum/192618/dr-herbert-c-turbuk-alteracao-de-prenome-pela-lei-907898/

    jus.com.br/forum/280155/dr-herbert-c-turbuk-inclusao-de-sobrenomes-de-avos-falecidos/

    jus.com.br/forum/284098/dr-herbert-c-turbuk-inclusao-de-apelido-ao-nome-pela-lei-907898/

    jus.com.br/forum/280120/dr-herbert-c-turbuk-transposicao-da-ordem-dos-sobrenomes/

    jus.com.br/forum/280118/dr-herbert-c-turbuk-casamento-no-exterior-transcricao-no-livro-e/

    jus.com.br/forum/169326/dr-herbert-c-turbuk-mudanca-de-nome-e-sexo-de-transexual/

    jus.com.br/forum/269484/dr-herbert-c-turbuk-como-e-quando-mudar-prenome-e-sobrenome/

    jus.com.br/forum/299708/dr-herbert-c-turbuk--nome-errado-no-registro-tem-como-corrigir/

    jus.com.br/forum/153705/dr-herbert-c-turbuk-origem-e-mudanca-de-nomes-catolicos/

    jus.com.br/forum/292528/dr-herbert-c-turbuk-mudanca-de-nomes-religiosos/

    jus.com.br/forum/153676/dr-herbert-c-turbuk-inclusao-de-sobrenome-do-padrasto-no-enteado/

    jus.com.br/forum/305324/dr-herbert-c-turbuk-incluir-sobrenome-do-conjuge-apos-o-casamento/

    jus.com.br/forum/158781/dr-herbert-c-turbuk-retificacao-de-sobrenome-para-cidadania-italiana/

    jus.com.br/forum/174841/dr-herbert-c-turbuk-manual-de-atuacao-do-promotor-em-registro-civil/

    jus.com.br/forum/280842/dr-herbert-c-turbuk-correcao-de-sobrenome-estrangeiro-ou-abrasileirado/

    jus.com.br/forum/153645/dr-herbert-c-turbuk-inclusao-de-sobrenome-de-ascendentes-em-linha-reta/

    jus.com.br/forum/280197/dr-herbert-c-turbuk-troca-de-prenome-e-sobrenome-por-constrangimento/

    A

    Allan Paixão Sábado, 12 de dezembro de 2015, 11h26min

    Hebert tenho uma duvida sou da bahia sabe como e essa lei aqui pq quero colocar o meu primeiro sobrenome

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 12 de dezembro de 2015, 11h35min Editado

    ALLAN

    O Estado de SP tem a Norma 35.2 (ver abaixo) que trata específicamente sobre esta possibilidade. Mas nos demais Estados também é possível, embora não haja previsão normativa expressa.

    HERBERT C. TURBUK

    NSCGJ - Norma 35.2. Poderão ser adotados sobrenomes do pai, da mãe ou de ambos, em qualquer ordem.

    J

    Jennyfer Ferber Terça, 29 de dezembro de 2015, 20h10min

    Me chamo Jennifer Romano Guimarães sendo o Romano o sobrenome materno e Guimarães o paterno posso utilizar o sobrenome Romano no meu filho? Quando ele nascer quero que se chame: Pierre Romano Ferber (Ferber é do meu marido). Pelo que li na internet isto depende do cartório, isto procede? se sim nos cartórios de Belo Horizonte MG isto é possível ou terei que registrar meu filho como: Pierre Guimarães Ferber?
    Desde já agradeço

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 29 de dezembro de 2015, 20h15min Editado

    JENNYFER

    Não do cartório, mas sim do Estado onde está situado o cartório. No Estado de SP seria possível (conforme Norma que colei na resposta anterior). Mas no Estado de MG será necessário você confirmar a possibilidade em qualquer cartório de registro civil daí.

    HERBERT C. TURBUK

    T

    thamires moro Sábado, 16 de janeiro de 2016, 23h19min

    Oi, é possível minha irmã registrar minha sobrinha com apenas o primeiro sobre dela, no caso o da nossa mãe e o sobrenome do pai da nenê?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 17 de janeiro de 2016, 6h15min Editado

    THAMIRES

    Sim é possível.

    HERBERT C. TURBUK

    T

    thamires moro Domingo, 17 de janeiro de 2016, 9h53min

    Obrigada.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 17 de janeiro de 2016, 10h43min Editado

    THAMIRES

    De nada. Sempre as ordens.

    HERBERT C. TURBUK

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 25 de março de 2016, 20h02min Editado

    FELIPE

    É possível registrar com quaisquer sobrenomes pertencentes aos pais e avós e em qualquer ordem.

    HERBERT C. TURBUK

    Eliane Wenderroschi

    Eliane Wenderroschi Sexta, 15 de abril de 2016, 12h35min

    Sou do RJ e quando tiver um filho gostaria de acrescentar um sobrenome fã minha avó materna. Minha mãe não tem esse sobrenome pois só recebeu o do pai, mas na minha certidão de nascimento tem o nome da minha avó com o respectivo sobrenome. É possível por ele no meu filho?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 15 de abril de 2016, 12h38min Editado

    ELIANE

    Sim é possível registrar o filho com sobrenome avoengo. Mas porque você não o inclui ao seu nome desde já?

    HERBERT C. TURBUK

    Paula Morgana Koepsel

    Paula Morgana Koepsel Segunda, 02 de maio de 2016, 12h18min

    O sobrenome do meu marido é Rodrigues da Silva e o meu é Koepsel, posso registrar minha filha com a ordem Rodrigues Koepsel, assim usando meu sobrenome por último e apenas o primeiro sobrenome dele?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 02 de maio de 2016, 17h47min Editado

    PAULA

    Sim é possível registrar o filho desta forma.

    HERBERT C. TURBUK

    Joelson Cascavel

    Joelson Cascavel Terça, 03 de maio de 2016, 13h54min

    Ola meu nome é joelson oliveira silva minha esposa marcia vieira da silva posso colocar o nome do meu filho excluído o silva? tipo vieira oliveira ou oliveira vieira? posso fazer dessa forma?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 03 de maio de 2016, 15h03min Editado

    JOELSON

    Sim, é possível.

    HERBERT C. TURBUK

    Joelson Cascavel

    Joelson Cascavel Quarta, 04 de maio de 2016, 15h02min

    Obrigado Herbert.

    O

    Olavo Gasparin Quarta, 11 de maio de 2016, 10h09min

    Olá, fiquei meio confuso com uns casos.
    "Pode colocar sobrenome dos pais ou dos avós"
    Ok, mas pais e avós de quem?? De quem está nascendo ou de quem está tendo o filho?...
    Pois é muito comum aqui a pergunta "Quero colocar no MEU filho o sobrenome de MINHA AVÓ" e a resposta é que sim... Achei que de bisavós da criança não podia...

    Erich L. Turbuk (clique aqui e veja mais)

    Erich L. Turbuk (clique aqui e veja mais) São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 26 de maio de 2016, 10h11min Editado

    OLAVO

    Para quem está nascendo é possível registrar com sobrenomes de pais e avós. E para quem já nasceu é possível incluir sobrenome de pais, avós, trisavós através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado.

    ERICH L. TURBUK