Edilson Martins

    Edilson Martins Quarta, 08 de junho de 2016, 21h34min

    Boa noite gostaria de saber se posso registrar o nome da minha filha com o sobrenome do meu pai que não está em meu registro: exemplo: meu nome Edilson Martins de Sousa, meu pai Sebastião Germano de Sousa queria colocar o Germano e não o Sousa de minha parte.

    A

    Angélica Bernardo Domingo, 10 de julho de 2016, 10h25min

    Boa tarde, Meu nome de Solteira Angelica Claudino e do meu esposo Leandro da Silva Bernardo o nome do meu Bebe é Luan Emanuel gostaria de saber se posso colocar meu sobrenome Claudino por ultimo ficando então Luan Emanuel da Silva Bernardo Claudino ja tenho duas meninas e uma delas se chama Laryssa Claudino da Silva Bernardo terei que colocar o nome dele da mesma forma Luan Emanuel Claudino da Silva Bernardo? Moro no Rio de janeiro

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 10 de julho de 2016, 11h18min Editado

    ANGÉLICA

    É possível incluir qualquer sobrenome de ascendentes e em qualquer posição. E deve ser por ação de retificação de registro civil. Não é obrigatório que todos os filhos tenham os mesmos sobrenomes.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Domingo, 10 de julho de 2016, 11h43min

    Angéica

    Você pode nomear o Luan Emanuel com o seu sobrenome por último, mesmo que fique diferente da ordem dos sobrenomes das irmãs. Depois, se você e o pai quiserem, poderão alterar os nomes das meninas, através de ação judicial, para que fiquem os três com o sobrenome na mesma ordem.

    Att.,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    Helton Fernandes

    Helton Fernandes Segunda, 11 de julho de 2016, 20h31min

    O meu nome é Helton Fernandes Candido e o da mae é Danniela Matos de Araujo. Queremos registrar a criança como Enzo Fernandes de Araújo Candido. Algo que impeça?

    Agradeco desde ja esta informaçao!

    Wagner Hamilton

    Wagner Hamilton Segunda, 11 de julho de 2016, 20h42min

    Tenho uma situação. Meu nome Wagner Hamilton da Silva. Minha mae se chamava Adair Alves da Silva, sendo o Alves sobrenome de solteira. Minha esposa se chama Karine Dorotea Matos de Assis.
    Quero incluir o Alves no nome de minha filha recem nascida porem o cartorio nao permitiu. Ficaria Lara Matos Alves Assis Silva.
    Existe mesmo algum impedimento para a inclusão do Alves, sobrenome de solteira da avó paterna?
    Ainda nao registrei aguardando uma resposta baseada em lei.
    Obrigado

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 11 de julho de 2016, 20h53min Editado

    WAGNER

    É possível registrar filhos com sobrenomes dos pais e avós. Se a avó excluiu o sobrenome ao se casar deixa de ser possível registrar o filho com um sobrenome que ela não mais possui.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 11 de julho de 2016, 20h56min

    HELTON

    Deve haver sequencia. Ou linha paterna depois a materna ou a materna depois a paterna.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Lidia Almeida

    Lidia Almeida Sexta, 12 de agosto de 2016, 18h37min

    Olá Meu Nome é (Lidia Almeida Costa) e do meu Marido é (Edicleyton Matias Da Silva) Queria sabe se o nome da Minha Filha Poderia ficar (Livia Emanuelly Almeida Matias) ??

    Luciana Do Herlanio

    Luciana Do Herlanio Terça, 20 de setembro de 2016, 9h39min

    Olá,meu nome é Luciana Pereira Daniel, meu filhos herdaram meu primeiro sobre nome e o ultimo do pai. Eles podem acrescentar meu ultimo sobrenome?
    No caso, meu filho ficou Gabriel Pereira Gonçalves ele pode acrescentar o meu Daniel e ficar Gabriel Pereira Daniel Gonçalves?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 20 de setembro de 2016, 21h06min

    LUCIANA

    É possível incluir seu último sobrenome.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    P

    pollyanne Segunda, 26 de setembro de 2016, 12h58min

    Boa tarde
    Quando meu esposo foi registrar nossa filha no cartório da própria maternidade eles disseram que era obrigatório que o sobrenome da mãe vinhesse primeiro, então ficou Aurora Da Silva Rodrigues, gostaria de saber se agora já registrada e com 3 meses podemos fazer a troca da ordem dos sobrenomes ficando assim, Aurora Rodrigues da Silva

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 26 de setembro de 2016, 14h30min

    POLLYANNE

    Não há obrigatoriedade na ordem dos sobrenomes. Errou o cartório. Particularmente acho que ficou melhor assim.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    P

    pollyanne Terça, 27 de setembro de 2016, 19h36min

    Obrigada. .. mas gostaria mesmo de enfatizar o Rodrigues e não o da Silva por motivos pessoais, posso mudar? onde devo ir e o que fazer? o cartório deve se retificar? enfim, por favor me oriente

    Luzia Breitenbach

    Luzia Breitenbach Quinta, 29 de setembro de 2016, 10h31min

    Bom dia quando o pai tem dois sobrenomes posso escolher qual dos dois colocar?

    Alessandra Santos

    Alessandra Santos Sexta, 28 de outubro de 2016, 12h53min

    Boa tarde. Meu nome e Alessandra Pereira dos santos E de meu marido e Patrick Wallace oliveira. Meu primeiro filho .se chama nycollas cezar dos santos oliveira .. Jah o segundo se chama Miguel Ângelo de oliveira Pereira. A algum problema se for desse jeito ??

    Simone Lima

    Simone Lima Segunda, 28 de novembro de 2016, 10h16min

    Bom dia.
    Vou ter um BB e quero muito poder registrar com o primeiro sobrenome do meu esposo. Li em alguns comentários q é possível, mas como tem alguns cartórios que onde prevalece é a vontade deles, quero saber se existe algo em que posso me respaldar caso isso viesse acontecer, algo que de fato me assegure e que poderia provar de que posso sim fazer dessa forma. Espero que não seja preciso mas é bom se resguardar.

    Janaina Ávila Roman

    Janaina Ávila Roman Sexta, 09 de dezembro de 2016, 13h35min

    Olá estou gravida e já estou preocupado com a ordem de sobrenome da minha filha não somos casados , meu namorado é Lucas da costa correia canizares o meu Janaina sallaberry Briao , gostaria que o nome dela fosse Laura sallaberry canizares . pode ser? ouvi dizer q tem q ser o meu briao :(