VAZAMENTO NO TELHADO, O PREJUÍZO DO APARTAMENTO QUEM PAGA?
Bom dia, moro no Condomínio à + de 10 anos, no último andar e está com vazamento que não para, principalmente quando chove. Já fiz reforma e ainda contínua, agora piorou que até o gesso do teto esta caindo e as paredes morfadas e fofas, comprei um armário só que não posso colocar senão vão cair. Minha filha esta com alergia a umidade deste apartamento. Já falei com o síndico e ele falou que iria levar à Assembléia, só que voltaram para PRIORIDADE uma porta no terreo que dar acesso a garagem e alguns condominos falaram que não iria pagar taxa extra. Onde eu pergunto o que fazer? A reforma do teto e das paredes quem vai fazer? Por favor me digam.
Oi Renata
Se o problema é no telhado a responsabilidade é do condomínio, inclusive para seu prejuizo. E o síndico não precisa de autorização da assembleia para esse tipo de obra necessária e urgente; ele apenas colhe os orçamentos e avisa à Assembleia. Eu se fosse você iria para a justiça, só não tenho certeza se pode ser nos pequenas causas, já, já algum advogado te responde isso.
Boa sorte
Renata,
Há uma outra maneira de você resolver, pegue 3 orçamentos e faça a reforma de seu apto, pois com o orçamento em mãos vá para justiça e receba o que lhe é de Direito. Mas antes tire fotos de tudo e guarde. E com este laudo do Engenheiro é melhor ainda. Cabe o síndico convocar o conselho e com eles decidirem o que fazer, não precisa de uma Assembléia para isso.Você tem que ver a saúde de sua filha, pois ela é prioridade, e na justiça você alega tudo.Danos Morais cabe nisso tudo.
A colega Marisa falou correto, não precisa de Assembléia.
Obrigada amspp,
Tem um porém estamos entrando a época de inverno, eu pensei em fazer o conserto do telhado e paredes e disse ao síndico que abateria do condomínio, mas ele não aceitou , só que vai continuar danificando pq vai continuar com vazamentos e infiltrações pq em que consertar primeiro em cima do telhado e caixa d'água, por isso que chamei o engenheiro. Mas valeu mesmo pela dica.
Caro AMSPP!
Um dos meus casos é esse: VAZAMENTO NO TELHADO que já deteriorou a parte interna do meu AP, gostaria de sabe com que base posso pedir DANOS MORAIS, pois estive no juizado e não fui orientada sobre os danosmorais e sim apenas os materiais, com valor da causa igual ao valor médio dos orçamentos.
Desde já agradeço,
Alice.
Alice PE
Os Danos Morais é a saúde da filha dela, pela infiltração e alergia que muitas crianças sofrem.
Mas cabe o síndico de seu prédio, fazer uma vistoria e ver a situação de seu apto, e depois tomar as medidas para solucionar todos os problemas.
Realmente quem mora em cobertura e 1º andar são os aptos que mais sofrem em condomínio.
No seu caso os danos foram materiais , afetou apenas o apto.
Posso estar falando asneira, mas converse com um advogado e vê o que ele fala a respeito, não sou advogada. Se há algum advogado no forum , que dê sua opinião.
grata
chame um engenheiro e pege um laudo,, tire fotos, filmagem... mande uma carta registrada para o condominio pedindo que eles tomem providencia faca tres orcamentos,,, conserte seu telhado,,, pegue um relatorio medico junte tudo ,,, arrume um advogado e entre com uma acao contra o condominio,, por prejuizo e danos morais...
Alice PE e marcelo comando
Primeiramente, não há necessidade de fazer Laudo com Engenheiro, pois é apenas chamar o Síndico e tirar fotos do local.
Alice, dê uma olhada no Regulamento Interno de obra e vê o que realmente esta falando sobre obra. Pois o que manda realmente é o regulamento.
Caso ele não queira consertar , você pode sim mandar efetuar o conserto e dá entrada na justiça para receber do condomínio. Agora acho uma burrice o síndico não mandar efetuar o conserto, pois este tipo de obra pertence ao Condomínio, e a restauração de seu apto também. Pois não foi você a causadora de tal prejuizo.
Marcelo, como Síndico você esta totalmente errado em falar que a moradora tem que reparar o conserto de sua unidade. Agora se seu Regulamento Interno de Obra, não assume este tipo de restauração, aí sim você esta correto. Mas a maioria dos Condomínios este tipo de restauração fica por conta do Condomínio. Pois são partes comuns do condomónio. Realmente não precisa de reunião para este tipo de obra, mas o cuidado de não restaurar a unidade afetada pode o proprietário entrar com uma ação contra o condomínio, e ganhando por por danos Morais e até Materiais. Pois o principal responsável nesta bagunça toda é o Condomínio.
Assim é muito fácil, o condomínio entra em sua unidade faz a troca da tubulação e deixa a restauração para o condômino, parece brincadeira,.....hahaha Eu quando faço obras em unidade de condômino, eu deixo até melhor do que estava, é para isso que o síndico foi eleito. Fazer o melhor para todos os Condôminos e não deixar pipocando as coisas, assim é fácil administrar.
Desculpe se fui um pouco grossa, mas acho que você esta agindo errado nesta sua redação acima.
Boa sorte
Oi
Só uma esclarecimento a respeito da excelente explicação da amspp: diga o que disser a convenção, ela não pode permitir o que a lei proibe ou proibir o que a lei permite. Se o condomínio for responsável pelos danos causados ao condômino o condomínio paga, simples assim. Tudo o que a gente faz em prejuizo de outrem a gente paga: quebrou a vidraça do vizinho, paga; deixou o cachorro de estimação morder a perna de alguem, paga; entupiu a calha e danificou os apartamentos, paga-se. Alias é tão comum problemas no telhado que o melhor mesmo é incluir essa cobertura no seguro do prédio. Eu tenho essa cobertura e o seguro já pagou alguns problemas de boa.
Abraços
Olá!
Obrigada AMSPP pelos esclarecimentos!!!
A briga continua e realmente fiz o serviço que o síndico não quis fazer, peguei 03 orçamentos, peguei atestado médico da minha situação de saúde e to realmente pedindo além de danos material, tb os danos morais, o que é pior para o condomínio. Claro, tenho testemunhas, fotos e provas materiais, além da picuinha pessoal de propositalmente tentar e fazer me prejudicar.
O Condomínio é responsável por tudo que acontecer em meu apto. em decorrência do vazamento da laje, pois essa é de responsabilidade mesmo do condomínio.
E você não foi nada grossa, apenas taxativa e firme na informação. Tb acho que o síndico foi eleito para resolver os problemas e de forma equilibrada.
É como a Marisa falou tb: causou o prejuizo, paga, simples assim...
Obrigada.
Alice
Moro ha14 anos em um aptº no último andar e de uns anos pra cá, estão ocorrendo vários vazamentos.Primeiro foi na sala, depois na cozinha( inclusive, onde fica as lâmpadas , já tirei até as partes de baixo,pois vaza agua qdo chove e tá já no emboço) e agora por último de uns 5 meses pra cá, vaza agua no quarto também. Meu marido na calma dele, já reclamou com os síndicos(q vive mudando) e eles nadam resolvem e pelo jeito nada vão resolver, só continuam enrolando. Não consgio arrumar minha casa com esse telhado horrível.Meus 2 filhos não ficam bom nunca da alergia. O condomínio nunca tem dinheiro, é uma bagunça. Como devo proceder, por favor me ajudem, estou deseperada.
Bom dia.Moro há 14 anos num condomínio e no último andar e já a uns 10 anos estou com vários vazamentos.Primeiro começou na sala, foi para a cozinha, já não tenho mas emboço na parte das lâmpadas e já tirei tbm a parte q fica embaixo do lustre, e agora vaza no quarto tbm, onde fica a lâmpada. Na sala meu marido há uns 7 anos atrás até consertou,mas o problema voltou. Meus filhos tem alergia e não melhoram nunca. Meu marido é muito calmo, mas já estou muito chateada. O apart° fica feio, não dá gosto de fazer nada, não posso mudar os móveis, pintar, nada. Tou numa situação muito chata. Meu marido foi falar com síndico e ele ficou bravo(depois de vários anos) e falou q tinham q arrumar se não ele iria entrar na justiça e o síndico teve a cara de pau, q ele pode entrar. Quero tomar uma providência, meu marido fica sem graça de arrumar confusão, mas o que fazer? O condomínio nunca tem dinheiro e aí? Me ajudem, por favor!!!! Obrigada
Bri
Seu caso é o mesmo da Alice, morar em cobertura é muito bom, mas os problema de infiltração de chuva é constante. Se o síndico do prédio não faz manutenção 1 vez por ano, acontecerá sempre este aborrecimento para o morador da cobertura. O mais correto é colocar manta , pois assim não terá mais problema.
Cabe sim o condomínio assumir esta obra, e restaurar seu apto. O que não pode acontecer, é deixar que seu apto fique com infiltrações e até mofo.
A manta feita pela construtora tem prazo de validade, tudo na vida tem prazo de validade, com isso se não fazer uma boa manutenção o vazamento voltará sempre, por isso é que se faz a manutenção anual das partes mais problemática de um prédio.
Que são: telhado, desentupimento da tubulação do 1º andar, etc...
Um bom administrador é fazer o melhor para os condôminos, pois ele foi eleito para isso.
Caso ele não faça nada, dê entrada com fotos e laudos na justiça, isso é ganho de causa.
Boa sorte
Moro no ultimo andar de um prédio e esta com vazamento nos canos de captação da agua da chuva, minha pareda da sala e do quarto estão com muita infiltração, o sindico quer que eu pague pelo concerto mas acho que o condomio deve arcar com este problema, pois o vazamento e no cano de captação da chuva, quando chove a agua esta vazando na minha sala. Onde consigo a legislação que fale da obrigação do condominio em relação a isto. Muito Obrigado
CCbella
Cabe o condomínio assumir o concerto não só do cano e ralo de chuva, como de seu apto. Pois como tem que ser feito manutenção nestas área nem que seja 1 vez por ano, pois a água não manda aviso.
Dê uma olhada no regulamento interno ou na Convenção, e vê se realmente fala que este tipo de problema, quem assume. Caso ele não queira assumir este prejuízo, quando tiver assembléia levante o assunto. Ou faça uma carta falando do problema e querendo que seja providênciado o mais rápido o conserto.
Este tipo de vazamento(infiltração) é te total responsabilidade do condomínio.
Boa sorte.
Olá pessoal!!! Voltei.
Cara CCbella
O próprio Código Civil lhe proteje, mesmo que a Convenção não mencione nada. Eu estou sendo vítima dessa situação e tomei minhas providências. Fiz 03 orçamentos, mandei fazer o serviço, (03 orçamentos de serviços e de material também) e entrei com ação em juízo para pedir meus danos materiais e danos morais (cabe danos morais porque eu e toda minha família somos alérgicos, comprovados com atestados e exames médicos). A briga é grande, mas vale a pena! Boa sorte Alice
Marcelo, quem lhe disse que a responsabilidade decorrente de falta de manutenção do condomínio é do morador? Você sabia que se houver infiltraçao no meu apartamento que cause danos ao apartamento inferior ou a qualquer outra unidade é de minha responsabilidade? Ha quanto tempo ela avisa a SÍNDICA e ela faz de conta que não é com ela? É PRECISO TER NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO ANTES DE ADMINISTRAR UM CONDOMÍNIO PARA NÃO SER RESPONSABILIZADO JUDI`CIALMENTE, POIS É O QUE CABE. Quero dizer para a autora deste fórum que, se ela tiver concições financeiras de corrigir, o problema que ocasiona a deterioração do imóvel dela, quen o faça, pois É SIM OBRIGAÇÃO DO CONDOMINIO RESSARCIR. Quanto aos estragos causados, DA MESMA FORMA, PORÉM, que ela se cubra documentando tudo, deide as causas às consequencias.