pai que despresa a filha

Há 15 anos ·
Link

Olá Estou vivendo uma situação que gostaria de compartilhar: Tenho uma filha de 21 anos que tive de um casamento que acabou há 19 anos. Quando ela era pequena, ela a pegava religiosamente de 15 em 15 dias. Porém, depois que se casou ele deixou de procurá-la. Eles só se falam se ela liga. Ele nunca a chamou para comer uma pizza ou fazer algo em que ela não se convide (no máximo ir na casa dele de vez em quando e almoçar). Ele paga a pensão religiosamente, ou seja, a empresa deposita o valor porq se dependesse dele... Enfim, a questão é que não aguento mais ver o sofrimento da minha filha. Ela chora de tristeza. Sempre que viaja, nem conta pra ela, é como se ela não existisse. Recentemente ela foi com a familia para a Disney. Ele até que comentou com a minha filha, só que ela teria que usar o 13º salário da pensão, mais as férias para pagar sua viagem. Ela abriu mão de ir junto, pois queria guardar dinheiro para comprar um carro e pediu então que ele trouxesse um presente de lá pra ela (de Natal 2008). Ele não trouxe absolutamente NADA, nem um chaveuri. Tive que levá-la inumeras vezes ao psic[ologo. Ah!!! e quando acontece isso ele some, não atende celular nem meu nem da filha. Ela chegou a ficar 1 ano sem falar com o pai, pois não aguentava mais essa situação. Mas ela sente falta de um pai que nunca teve. Segunda feira ela fez 21 anos. Sabem o que ele fez? NADA Nem um telefonema. Ela foi a casa dele e ele nada. Liguei pra ele, expliquei que ela estava sofrendo. Ele ligou pra ela, foram almoçar no shopping e deu uma caixa de bombom!!!!!! Ela pediu pra ele, na maior cara de pau que lhe desse 200 reais para ir viajar. Ele disse que ligava depois e nada. Agora ele não atende mais o celular. Não aguento mais isso. Pagamento de pensão não é a unica coisa que um pai faz pra uma filha!!!!!!

12 Respostas
Flavia/rj
Há 15 anos ·
Link

Ana, infelizmente essa situação é mais comum do que imaginamos.Não há nenhuma lei que obrigue o pai visitar o filho, ou algo parecido.Mas, deixo aqui minha solidariedade, pois sei exatamente o que é isso, sei como se sente. Abraços

Juliana
Há 15 anos ·
Link

Ana,

Fala pra sua filha que só temos que dá valor pra quem dá valor pra gente. Diz pra sua filha que vc já dá muito amor pra ela e que quando o pai dela cair na realidade ele vai procurar ela e se isso não acontecer ele viver sempre no mundo da lua, manda ela erguer a cabeça. Antes de sofrer por outros temos que nos amar e vê se realmente vale a pena.

Marylin
Advertido
Há 15 anos ·
Link

Deus sabe o que faz, muitos pais por ai pegam os filhos ou filhas e o que acontece? pedófilos a solta aos milhares. Mães levantem as mãos para o céu se o pai não liga para seus filhos, Deus escreve certo por linhas certas e não tortas, Deus livra um filho seu de todo o mal. Pai é aquele que cuida, da amor, atenção, carinho, pensão é a ultima coisa a incluir, claro que é essencial, mas não é tudo. Converse com sua filha querida e mostre a ela o tanto valor que ela tem para Deus, se não tem para o pai biológico, para Deus ela é mais que importante. De amor a ela, hj o pai a despreza, amanhã na sua velhice quem sabe ele não vai chama-la para implorar eu amor e seu perdão. Os anos passam e o que ele faz hj colherá amanhã com certeza, pai é Deus, o resto é conversa fiada, Deus não abandona um filho seu jamais, em nenhuma circunstância. Boa sorte, e que Deus esteja sempre ao seu lado e de sua filha. Abç

Dricca1
Há 15 anos ·
Link

Quero aproveitar a pergunta da Ana Maria e acrescentar a minha. Meu filho mais velho hoje com 14 anos nunca teve contato com o pai, pelo mesmos motivos, acima citado . Ele se casou constituiu outra familia e me disse que não queria contato porque não queria mexer com o psicológico de sua filha, porém todos esses anos não se preoculpa com o psicológico de nosso filho que tbem se sente rejeitado pelo pai e magoado.Os depósitos da pensão são efetuados todos os meses, mas ignora a presença do filho ( não liga, não procura ) tentei com a advogada no momento da ação de alimentos acordar visitas e o mesmo alegou q qudo fosse de seu interesse procuraria meu filho). A pergunta é : Se futuramente o pai se sentir desamparado,com problemas de saude ou financeiros , meu filho séra obrigado a ampara-lo, já q o estatuto do Idoso lhe dá o direito a exigir isso dos filhos?

Ana como pode ver seu caso não é unico , tbem passo por isso, oriento a meu filho q não sinta magoa do pai, acho q ele faz isso pq é um fraco, e de certa forma depende muito da atual esposa , meu unico receio é : se futuramente ele exigirá do filho o q não ofereceu.E ao meu filho ensino q tenha confiança em Deus q nunca desampara os seus!!

Marylin
Advertido
Há 15 anos ·
Link

Casos como os mencionados acima ocorrem com mais frequencia do que imaginamos. Acontece que pai é aquele que cria, educa, da amor, carinho, protege... enfim, então como se intitular "pai" alguém que não faz nada disso. Se um dia ele precisa talvez seu filho, e como vc o orienta muito bem, não sinta ódio e nem rancor por ele, poderia sim até ajuda-lo, mas não como pai, como qq ser humano que precisasse do seu filho. Existem pai e mãe, ex esposo, ex esposa, mas jamais ex pai ou ex filho, ex mãe ou ex filho, portanto esses pais ausentes foram e sempre serão ex pai, pois não cuidou do filho no momento que ele mais precisava, com certeza seu fim não será dos melhores. Deus não dorme e nem tosqueneja. Abraços as mães, " PÃES" Boa noite a todos e muita fé em Deus sempre, esse sim é pai e não desampara um filho jamais.

lourdes sebas
Há 15 anos ·
Link

yenho uma filha de 21 anos que esta fazendo cursinho em Curitiba-Pr, para vestibular de medicina o mais concorrido do Pais e eu (sua mãe)moro em Maringa-Pr. O pai dela deixou de dar pensão por ela não estar em uma faculdade, mas o cursinho que ela faz estuda, tem aulas de manha, a tarde, e sabado muitas vezes até 18:15 da tarde portanto nao tem condições de trabalhar. O cursinho que ela faz é um dos melhores do Paraná para conseguir passar no vestibular de medicina. Gostaria de saber se a lei protege minha filha nestas condições, ou o Pai dela não tem mesmo que dar pensão, so quando ela entrar na faculdade, e quando ela estiver na faculdade ele é obrigado a dar pensao ate ela se formar pois medicina são seis anos de estudo e mais 2 ano de residencia.

Dr.Müller - [email protected]
Há 15 anos ·
Link

LOURDES. Se já existia uma homologação de acordo judicial sobre a pensão ou "sentença", o caminho é entrar com uma ação de execução de alimentos, pois para deixar de pagar o pai deveria ter entrado com uma ação de exoneração de alimentos, sendo assim, procure um Advogado de sua confiança. Boa Sorte!

lourdes sebas
Há 15 anos ·
Link

fiz uma assinatura de tv a cabo para minha cidade para ser reinstalada em outra cidade apos ferias de treis meses, tudo foi facil,tudo pode, tudo foi perfeito, mas agora para reinstalar eles estão exigindo comprovante de residencia, mas eu não tenho porque todas as despesas de minha filha que estuda em Curitiba vem para Maringa para mim pagar aqui, portanto os comprovante para pagar vem com o endereço de Maringa Quero cancelar e eles alegam que eu não posso tenho que pagar até o final dos dose meses. O que devo fazer. O Procon pode me ajudar.

lourdes sebas
Há 14 anos ·
Link

temos varios imoveis alugados e administrado por imobiliaria, mas temos um apartamento vazio e nos estamos pagando o condominio sempre com atraso com multa e juros, reclamei com a imobiliaria e ela nos disse que é os administradores do condominio não manda o condominio antes do vencimento. Gostaria de saber se a responsabilidade e ir atras do condominio é do proprietário do imovel ou é de responsabilidade da imobiliaria que administra os nossos imóveis?

Margarida Flores
Há 14 anos ·
Link

Ana, sei o quanto isso dói em mães como nós.... O $$ não irá pagar a consideração q. ele deveria ter com ela, mas se ela se sente tão "machucada", converse com um bom advogado e tente um processo por abandono afetivo! Na hora q. pesar no bolso dele, talvez ele comece a mudar (Se bem q. "pau q. nasce torto não se endireita" né?!)...Mas o processo por abandono afetivo só sua filha poderá mover.

CRIZINHA
Há 14 anos ·
Link

Nossa!!!! História identica a de minha filha, sendo q a minha tem apenas 14 anos...13 desses vividos com o pai presente dentro de casa, depois da separação...Despreso total...Não quer saber da filha pra nada, final de semana, viagens, passeios...Nada...Total falta de amor...Somente dinheiro pra despesas básicas, comida, colégio, até o plano de saúde cancelou...Incrível como os homens não sabem q não existe ex-filho... Que Deus nos ajude!!!

Diego Lemes Madruga da Silva
Há 14 anos ·
Link

Ana Maria Marques

Na verdade há lei que regule isso... art. 168 combinado com 927, ambos do Código Civil. entendendo aqui pelo ato ilícito cometido pelo pai pela não convivência, o que incide no não desenvolvimento pleno da personalidade de sua filha, visto que a figura paterna é essencial para formação completa da pessoa humana.

Já há julgamentos para sanar essa situação, é a indenização do pai ao filho pelo não cumprimento do dever de convivência. Porém deve-se provar que ele não buscava o convívio com sua filha, e também que esta o procurava.
É certo que esse pagamento em dinheiro não recupera a falta de um pai, mas ajuda a impedir que outros casos aconteçam.

Leia esse julgamento: INDENIZAÇÃO - DANOS MORAIS – RELAÇÃO PATERNO-FILIAL – PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA – PRINCÍPIO DA AFETIVIDADE. A dor sofrida pelo filho, em virtude do abandono paterno, que o privou do direito à convivência, ao amparo afetivo, moral e psíquico, deve ser indenizável, com fulcro no princípio da dignidade da pessoa humana.(APELAÇÃO CÍVEL Nº 408.550-5 - 01.04.2004, BH - MG).

Edit: Dricca1, realmente o pai, mesmo não cumprindo com seu papel como tal, tem direito a ampado de filhos.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos