Tutela : padrasto pode ser o tutor de criança registrada.

Há 15 anos ·
Link

Boa Noite !!! Anteriormente citei o problema q passo com meu filho de 6 anos q não conhece o pai embora seja registrado, o pai biológico não ajuda financeiramente , não faz contato com o filho nem por telefone ( e a alguns anos atrás ameaçou de sequestrar meu filho ) em audiência em 2009 ação de alimentos depois de 3 anos de procura e varias tentativas de contato atraves de cartas precatórias, e por hora certa, compareceu na audiência e a unica pergunta q fez foi qudo poderia leva-lo para outro estado ( onde mora ) . Quero saber se: Meu atual marido pode requerer junto a justiça a Tutela legal de meu filho ?Não tenho muita informação sobre tutela e que direitos meu atual marido tem sobre o meu filho caso o pai futuramente queira o levar para fora do Estado?Ah esqueci de informar q meu filho reconhece como pai meu atual ( q é quem cuida, educa , sustenta e comparece nas festinhas de escola etc... ).

Penso até em cancelar o pedido de pensão, caso a tutela legal nos de direito de impedir q meu filho viaje para outro estado enquanto menor de idade.

4 Respostas
Cristina SP Original - No FAKE
Há 15 anos ·
Link

Não, tutela é o instituto que a primeira vista tende a proporcionar ao menor em situação de desamparo, decorrente da ausência do poder familiar, proteção pessoal e a administração de seus bens, por nomeação judicial de pessoa capaz, objetivando atender o melhor do menor.

Não é possível, pois o menor tem os pais vivo e em pleno exercício do poder familiar.

Cristina SP Original - No FAKE
Há 15 anos ·
Link

A única solução viável ao seu caso é consultar pessoalmente um advogado sobre a possibilidade de uma ação de destituição do poder familiar por abandono material e afetivo, e consequente pedido de adoção do padrastro.

Mas acho muito difícil de ter sucesso na demanda, pois para destituição do poder familiar tem de ser ter provas contundentes da alegação.

Lene
Há 15 anos ·
Link

Ele pode pedir a guarda legal, com a corcordância da mãe, citando somente o pai. O menor já vive em sua companhia e dependencia, creio que não haverá problema, e independe do pai pagar ou não pensão.

*Um advogado de familia resolve este caso.

Autor da pergunta
Há 15 anos ·
Link

Obrigada Cristina e Lene , pela orientação.Vou conversar com o Advog. sobre a guarda legal.

Abraços.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos