Bem, terei mudar de cidade para que assim possa cursar a faculdade que pretendo. Então eu e mais algumas amigas tivemos a idéia morarmos sozinhas, porém ambas somos menor de idade. Vocês poderiam me informar quais os procedimentos que devo efetuar para que possamos morar legalmente, sem alguém responsável?

Respostas

    A

    Adv. Antonio Gomes Domingo, 06 de junho de 2010, 21h10min

    Após 16 anos, vai a luta, nenhum procediemnto especial. Se desejarem poderão no cartório efetuar a escritura de emancipação.

    D

    Deusiana 15295/RJ Domingo, 06 de junho de 2010, 22h00min

    Lembro as meninas que 18 anos nao é mais menor de idade! Se nao for o caso a emancipaçao resolve.

    Davi Barbosa da Silva

    Davi Barbosa da Silva Segunda, 19 de janeiro de 2015, 9h47min

    vou fazer 14 anos vou trabalhar, cursar e ter carteira assinada posso morar sozinho sem autorização ou com autorização dos pais?

    R

    Rafael F Solano Segunda, 19 de janeiro de 2015, 14h07min

    Nem com autorização vc pode. Vc ainda é tutelado por seus pais. Vc não pode trabalhar porque no Brasil não se permite que se trabalhe com menos de 16 anos. Vc só pode estagiar como menor aprendiz (recebe bolsa, uns 200 a 300 reais) em período de meio expediente (de 4h a 6h) se estiver atuando (aprendendo na pratica) na profissão na qual esteja estudando, se dechar o curso vc tem o acordo rompido.

    Vá estudar, se preparar, e depois enfrente o mundo, pois é muito caro viver às próprias custas.

    M

    Matheus Ayres Wessler Quinta, 12 de fevereiro de 2015, 15h30min

    Pretendo fazer faculdade em outro estado e devo morar sozinho, com 17 anos (6 meses pra completar 18). O que devo fazer?

    R

    Rafael F Solano Sexta, 13 de fevereiro de 2015, 9h29min

    Seus pais a autorizam, vc ou se emancipa.

    A

    Augusto Henrique Sábado, 14 de novembro de 2015, 1h50min

    Olá eu ainda tenho 14 anos mais só pretendo ir morar sozinho com 16 meus pais já disseram que tem a autorização deles e gostaria de saber se quando eu tiver 16 ano com meu emprego também oq devo fazer para morar sozinho apenas eu e Deus.

    R

    Rafael F Solano Sábado, 14 de novembro de 2015, 13h30min

    Seus pais irem com vc ao cartório para lhe emancipar, ai é tacha e bença!!! Seus pais não terão qualquer tutela sobre vc, e nem tmb qualquer obrigação, nem de lhe dar 1 copo d'água!!

    D

    Desconhecido Quarta, 03 de agosto de 2016, 10h19min

    ola tenho 10 anos pretendo ir morar soginho com 12 ou 13 anos eu sou youtuber pretedo ir morar com meu amigo de 11 anos poso ou nao

    R

    Rafael F Solano Quarta, 03 de agosto de 2016, 10h55min

    Claro que não, Ryan, vc e seu amigo ainda estão na faixa de idade em que são considerados total incapazes para os atos da vida civil

    Tatiana Braga

    Tatiana Braga Montes Claros/MG 160102/MG Quarta, 03 de agosto de 2016, 14h59min

    Vá estudar primeiro. Sugiro prestar mais atenção às aulas de português.

    Eulalia Leão

    Eulalia Leão Domingo, 07 de agosto de 2016, 20h57min

    Eu sempre cuidei de mim mesma minha mãe e meu pai São dois irresponsáveis eu trabalho feito uma louca e ele quer que eu der mais da metade do que eu tenho é se eu disser não sou errada quero ir morar sozinha mas tenho que esperar 18 anos minha mãe que tem minha guarda legalmente é aí?

    Tatiana Braga

    Tatiana Braga Montes Claros/MG 160102/MG Domingo, 07 de agosto de 2016, 22h06min

    Eulália, quantos anos você tem? Com 16, se trabalha e pode se sustentar você consegue se emancipar.

    Pikena Kaah II

    Pikena Kaah II Terça, 09 de agosto de 2016, 16h07min

    Eu tenho 15 anos, gostaria de morar sozinha, tem que ter permissão de algum responsável ou posso efetuar tudo sozinha?
    Eu também tenho outra pergunta, eu posso escolher com quem morar, não quero morar mais com meus pais, gostaria que minha avó pegasse minha guarda, isso seria possivel?

    R

    Rafael F Solano Terça, 09 de agosto de 2016, 20h50min

    Pikena, se tivesse lido todas as respostas já dadas acima entenderia que somente após completar 16 anos é que vc pode ser emancipada por seus pais, ou recorrer a justiça para pedir esta emancipação, desde, é claro, apresente ao juiz estar capacitada a assumir sua vida adulta, que vem a ser ter uma profissão e um emprego que a sustente (pague seu aluguel, água, luz, mercado...) e para isso é preciso que tenha alcançado a idade minima para o trabalho em tempo integral com vinculo empregaticio, que somente se dá a partir dos 16 anos.

    Até alcançar a maioridade legal ou judicial vc não decide onde e com quem morar. Lamento informar

    Aninha Chefinhaa

    Aninha Chefinhaa Domingo, 14 de agosto de 2016, 22h46min

    -'Ola tenho 16 anos sofro muito com a minha mae meu pai nao se emporta comigo agente nem se fala mais minha mae me ameaça apouko tempo me atigui com uma pedrada no rosto pq eu fugi de casa ela e ex prezidiaria e tambem apouko tambem descobri que fui trocada no hospita minha mae e negra e eu loura a paresencia nao importa mais o jeito que ela me trata muitas fala q ela nn e minha mae pelo oque ela faiz comigo ate facada levei dela meu irmao quando tinha os 16 anos dele ele conseguiu sair de casa e ate hj mora com a mulher dele que tem 40 anos hj meu irmao ja tem 19 anos mais ele nn me aceita na casa dele pq nossa mae e ploblematica com todos sou a casula da casa unica mulher da casa so mora eu e ela eu sofro muito ja dei parte na policia fui no conselho do tela neum deles resolveiro meu ploblema amacipacao nem adianta pq com ela nem rola outro parentes meu nn me aceita pq minha mae e louca e ameaça todos oque vou fazer ???? o meu namorado ela nem aceita ate ameacou ele de morte oque eu faco alguem me ajuda ???????????

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    C

    Camillesouza Terça, 06 de setembro de 2016, 10h37min

    Tenho 13 anos, eu não tenho boa relação com meu pai e minha mãe
    Não tem algum parente próximo para morar
    Quero saber a forma mas rápida de conseguir sair
    Com 14 posso entrar no jovem aprendiz eu e uma amiga juntando os salários daria pra alugar um App qualquer e pagar comida água essas coisas
    O que vcs acham ?

  • Removida

    Esta resposta foi removida.