Fazer estagio logo no primeiro periodo e bom ou seria precipitação?
Acho que o problema é que os estágios em escritórios de advocacia, além de não serem remunerados, te tomará muito tempo, podendo prejudicar seus estudos. Entretanto, voce entrará desde logo em contato com a prática jurídica, o que não se ensina em faculdade nenhuma (não efetivamente). Assim, acho que se você conseguir conciliar a faculdade como o estágio não terá prejuízo. Sem falar que voce pode ir tirando dúvidas com os profissionais. Em épocas de provas voce pode parar de ir um pouco para estudar.
Eu sou um caso claro de que não é tempo perdido fazendo estágio pois a prática atualizada e estando paralela à realidade é muito válida. Pois quando se vê na pratica tem muito mais valia e é muito mais natural que qualquer teoria. Portanto se tiver esta oportunidade não pense duas vezes, pois a reconpensa vem logo. Espero ter ajudado.
Pedro Henrique,
Penso que fazer estágios não fica ao bel prazer do aluno - existem normas que impõem condições às matérias práticas e ao estágio propriamente dito. Por exemplo, eu só comecei as práticas e os estágios no sétimo período, bem depois de obter bagagem das disciplinas básicas.Sem elas o aluno fica perdido. Aconselho a obedecer o calendário do MEC.
Abraços, Orlando.
O estágio obrigatório deve obedecer aos regulamentos do curso, normalmente é exigido a partir do 7º período, o que não impede o aluno de participar de estágios em escritórios de advocacia ou tribunais etc., cada um seguindo regras próprias. Mas continuo considerando o 1º período muito cedo para qualquer estágio
Preferia Adminstração do que Direito, mas como já havia passado no curso, cá estou eu!!!
Estagiei no cartório criminal da minha cidade, e foi como se abrisse a minha mente e assim pude explorar o conhecimento prático, mesmo sem ter estudado ainda sobre processo penal e direito penal na faculdade, e foi muito bom!!!
Provas, trabalhos e exercícios faziam lembrar aquilo que estava aprendendo na prática, assimilar tudo foi ótimo para o aprendizado teórico e foi um arrazo!!! 100, 100, 100, hehehe
Eu aconselho, mas é claro, vai ser dificil de você conseguir um remunerado. Aconselho então a procurar a defensoria publica da sua cidade. Assim vc vai pegando pratica e futuramente pode tentar um estagio remunerado.
Fiz desde o inicio do meu curso e não me arrependo. Ao contrario, aconselho a todos q conheço, pois na faculdade vc aprenderá somente teoria, a pratica mesmo... só no dia a dia para aprender.
Eu, em minha ignorância, digo que:
1 - já passaram por meu escritório pelo menos 38 estagiários; 2 - todos foram merecidamente remunerados; 3 - todos sem exceção se tornaram excelentes profissionais e concorrentes em potencial; 4 - todos foram meus parceiros; 5 - alguns deles sou padrinho ou de casamento ou de nascimento de seus filhos. 6 - todos aprenderam... e muito..o que a facul não ensina. 7 - tenho hoje 6 profissionais que trabalham comigo como parceiros, todos treinados por mim.
Portanto: se você encontrar um escritório sério, altamente profissional e capacitado, com uma pessoa com índole humanitária, etc...., que não ostente ciúmes e disputas... Qualquer hora é a hora de começar...seja no primeiro período...seja antes mesmo do vestibular. O que acontece em abundância é a existência de exploradores..fuja deles..vá em frente..não desanime...seja feliz..boa sorte!!!
Bem, diante das respostas de todos, e a última, que foi exposta pelo colega Wanderley, digo o seguinte:
1 - Wanderley, parabens pela iniciativa...são supervisores de estagiários que nem você que fazem com que tenhamos vontade de procurar um escritório para estagiar. Entretanto, Vossa Senhoria é uma minoria, posto que a IMENSA MAIORIA só pensa em ter estagiário como denominados "boys de luxo", que vão levar e buscar processos nos Tribunais...essa, infelizmente, é uma triste realidade.
2 - No tocante a estagiar no primeiro período, a pessoa pode olhar por dois lados: Primeiro, se não irá atrapalhar os seus estudos, pois nessa época o importante é adaptar-se ao ritmo de estudo na Universidade. Segundo, se conseguir se adaptar, realmente o indivíduo terá dado um avanço imenso aos concorrentes, visto que a prática ensina, muita, mas muita coisa que a Universidade não ensina (boas e ruins, tenha certeza). Mas o que a prática ensina, lhe dá um bom suporte em qualquer matéria de Universidade.
3 - Por fim, se conseguir um estágio que seja remunerado, e que não lhe explore, tente aprender o máximo, e seja colega de seu chefe/supervisor, pois assim, terá sempre um colega que, mesmo quando formado, conseguirá bons conselhos, visto que ele te verá, além de competente, como uma pessoa que busca o conhecimento, e deste modo, nunca o deixará a "ver navios".
Quando comecei a ler a essa discussão fiquei preocupado; experiências ruins, "boys de luxo", exploração. É claro que não tenho ilusões de que encontrarei um estágio que seja perfeito, mas é lastimável a situação dos estagiários de Direito. O curso, geralmente, exige bastante dos alunos, os livros são muitos e caros, as faculdades literalmente escalpelam nas mensalidades. No estágio, até o quinto período são, na maioria, não remunerados ou bolsa-auxílio-de-fome. O caso contado pelo Vanderley, realmente, é uma exceção a regra, pois o que encontramos no mercado é realmente uma situação bem diferente.
Pedro Henrique; Quanto mais cedo você a prática forense é proveitoso, assim você trá muito conhecimento do direito, desde que o estágio não atrapalhe seus estudos. Na realidade a faculdade não nos deixa toalmente apto para exercer a profissão. Então aproveite a oportunidade que estão lhe dando e vá em frente. Av. Geraldo Cedro.
Amigos debatedores
Separei algumas discusões das quais tenho participado, porém tenho percebido, que, ou o assunto está esgotado, ou não está despertando interesse entre os experts. Entretanto, não foi isso que me motivou a entrar, sem comentário novo e sim para desejar a todos um FELIZ NATAL e um ANO NOVO, repleto de realizações.
Jorge Candido S. C. Viana www.coutoviana.hpg.ig.com.br [email protected]
Estou entrando no 3º semestre do curso de Direito em minha cidade e estando em férias neste período do mês de janeiro consegui com um antigo patrão que é advogado para estagiar em seu escritório, estou atuando ao lado dele e em meu ponto de vista está sendo de grande valia, pois foi trabalhando com este profissional e neste ramo que adquiri o gosto pelo Direito.Tenho a dizer que ele foi a minha grande fonte inspiradora e também que hoje fazendo este curso realizo o grande sonho de minha mãe e o meu também. Abraços a todos os futuros colegas um feliz e próspero Ano Novo a todos.
parabens vanderley,vou iniciar em 2009 o curso de direito e como ja sei q vou enfrentar muitos obstaculos e o 1° deles é pagar as mensalidades e dar conta dos estudos ,vendo gente como vc me faz entender q eu estou no caminho certo. q vc sirva de exemplo pra todos proficionais q tem tanto conheciminto para compartilhar. parabens!!