NECRÓPSIA OU AUTÓPSIA?

Há 20 anos ·
Link

Qual é a mais correta??

13 Respostas
Zenaide
Advertido
Há 20 anos ·
Link

Prezado Luiz

Interesante sua questão.

São termos técnicos da medicina.

De acordo com as pesquisas que fiz, são usados como sinônimos, ou seja, procedimentos feitos em pessoas mortas para saber o porquê da morte.

Carlos Abrão
Advertido
Há 20 anos ·
Link

Prezado Luís,

Creio que a questão é etimológica.

“auto” = por si mesmo, de si próprio;

Infere-se que autópsia = exame que alguém (o morto ) faz em si mesmo, é impróprio apesar de muito usado na medicina.

Também há divergência quanto a pronúncia correta dos dois termos: autópsia X autopsia e necrópsia X necropsia.

Carlos Abrão.

C. A. Monteiro
Advertido
Há 20 anos ·
Link

Caro Luiz Henrique, Creio eu que; Necrópsia é o que um Medico legista faz quando examina um cadaver, algo assim, Autópsia é o que uma mulher faz ao verificar os seios quando os apalpa em procurando algum sinal preocupativo. Caro Luiz sou um acadêmico agradeço sua leitura e qualquer comentário será bem vindo. Atenciosamente;

Luis henrique dos Santos
Advertido
Há 20 anos ·
Link

Caro colega monteiro, o que vc quis dizer com autópsia é na realidade BIOPSIA :Exame de fragmento de tecido vivo para diagnóstico Qto a autopsia e necropsia são sinonimos; embora como mencionado por um dos colegas o termo correto é necropsia, uma vez que auto segifica em sí mesmo e como um morto faria isso!!Há um artigo interesante sobre o tema na Revista Prática Jurídica n 33 de dezembro de 2004 P15

C. A. Monteiro
Advertido
Há 20 anos ·
Link

Caro Luis Henrique, agradeço o acrescimo de conhecimento em sua resposta, voltei algumas consultas e até em dicionário tipo PSYCHOLOGIA ... e fiquei assim:

Autópsia : Necrópsia Necrópsia : Exame de fragemnto de tecido morto, Biopsia : idem, tecido vivo.

Consultei o dicionário de sinônimo / Antônimos onde Autópsia - Necrópsia.

Creio que você tem estas definições ou até mais completas mas agradeço a qualquer adição ao meus estudos. Obrigado

Luis henrique dos Santos
Advertido
Há 20 anos ·
Link

Caro colega Monteiro vc foi a fundo na pesquisa. Muito interessante a deinição: Então quer dizer que Necrópsia é analise de tecido morto (cadáver); Biopsia: Analise do tecido vivo (paciente)e a AUTÓPSIA? É realmente sinonimo da Necro?

parábens!!!

Carlos Abrão
Advertido
Há 20 anos ·
Link

Prezados,

Quando postada a questão, não restou dúvidas que se tratava de procedimento médico-legal para fins de exame cadavérico.

Contudo, pesquisando, está perfeita a colocação do colega C. A. Monteiro se levarmos em conta que autopsia = auto, próprio + opsis, ação de ver + sufixo -ia), originalmente significa - ver com os próprios olhos, ou seja, é o auto-exame e não exame de cadáver.

Necropsia seria o termo adequado, pois necros=morto.

Hoje tem-se que autópsia=necropsia, difundido em nossos dicionários.

É provável que os lexicógrafos torcem o nariz para isso.

Carlos Abrão.

Luis henrique dos Santos
Advertido
Há 20 anos ·
Link

Caros colegas o meu irmão disse que em veterinária: Autopsia seria exame cadáverico na própria espécie, ou seja, do homem no próprio homem. E a necrópsia em espécime diferente, ou seja, no animal.Curioso!!!

Por outro lado, o dicionário Houaiss, o utiliza como sinonimos, senão vejamos: NECRÓPSIA OU NECROPSIA s.f.AUTÓPSIA: exame médico de cadáver, para determinar o momento e causa da morte.

Segundo DEPLÄCIDO E SILVA:VOCABULÁRIO JURÍDICO,ed 15ª p552/553:

NECRÓPSIA: DESIGNAÇÃO DADA À PERÍCIA MÉDICO-LEGAL, QUE TEM FINALIDADE DE, PELO EXAME DO CADÁVER, DETERMINAR A CAUSA DA MORTE, NO INTERESSE DA JUSTIÇA. [...]cLASSIFICAM-SE EM INSPEÇÃO EXTERNA E INTERNA.

A INSPEÇÃO EXTERNA, QUE SE DIZ INSPEÇÃO JURÍDICA DO CADÁVER, E QUE É PRELIMINAR À AUTÓPSIA, ENTENDE-SE TODO EXAME E SINDICÂNCIA RELATIVOS À IDENTIDADE DO MORTO, SEU SEXO, IDADE, ESTATURA, PROPORÇÕES, ESTADO GERAL DA NUTRIÇÃO, VÍCIOS DE CONFORMAÇÃO, TATUAGENS, CICATRIZES ...

A INSPEÇÕA INTERNA: EM QUE SE REVELA, EM REALIDADE A NECRÓPSIA, CONSTA DE TODAS AS DILIGÊNCIAS, PARA VERIFICAÇÃO NOS ÓRGÃOS E PARTES INTERNAS DO CADÁVER [...] A INSPEÇÃO INTERNA PODE SER DITA DE NECRÓPSIA , POIS, EM VERDADE, RESULTA NUMA DISSECAÇÃO DO CADÁVER

EM CONCLUSÃO: QUANDO SE FALA EM EXAME EXTERNO DO MORTO: AUTÓPSIA; QUANDO SE FALA EM EXAME INTRNO NO MORTO: NECRÓPSIA.

Elisario Meira
Advertido
Há 16 anos ·
Link

Em pesquisa acabei acando esta pergunta. Em que pese o tempo transcorrido da última resposta, faço este adendo para quem for fazer futuras pesquisas sobre tal tema.

Tecnicamente o termo correto a ser usado deve ser "NECRÓPSIA", que significa exame de cadáver.

Popularmente se diz "Autópsia", no entanto tal termo significa "exame de si mesmo", ou seja, não há lógica, quando se quer referir aos conhecidos exames cadavéricos, sendo, portanto, o mais lógico usar o primeiro termos, ou seja, "necrópsia".

rosaria aparecida garcia
Há 16 anos ·
Link

E verdade que a necropsia nao pode ser feita a noite? Porque ? Na minha cidade dizer que e lei,gostaria de esclarecer a duvida. pois quando perdemos alguem de morte violenta temos que esperar a noite inteira ate amanhecer para liberaçao do corpo,acho muito dificil para a familia.

Grata Rosaria

Tradutor J. Lázaro Silva
Há 15 anos ·
Link

Creio que o único motivo para o procedimento ser realizado apenas durante o dia é evitar o pagamento de horas extras! Quanto à dúvida autópsia x necrópsia, acho interessante a idéia do irmão do Luis Henrique (Jan. 2005 acima) quanto à possibilidade de autópsia ser para humanos e necrópsia para animais. Minhas pesquisas (ao traduzir para o inglês um auto de necropsia) revelam que em idioma inglês (EUA) autopsy é em cadáveres humanos e necropsy em de animais; pode ser que em português haja motivos para haver o mesmo critério, apesar que também há a possibilidade de tal critério (que poucos adotam no Brasil) ser apenas uma influência do idioma inglês ou do costume americano!!! Que se manifeste quem tiver mais certeza!

Rafal Papatella
Há 15 anos ·
Link

É o seguinte. Vocês ficaram por vários anos e ainda não chegaram a correta definição dos termos Autopsia e Necropsia. Isso porque esses termos são realmente complicados e cada classe trata elas de forma diferenciada. Bem, eu sou acadêmico de medicina e nós da classe médica definimos esses termos da seguinte forma: Autopsia: apesar da origem da palavra indicar exame de si mesmo, autopsia quer dizer exame em um semelhante, ou seja o termo autopsia só pode ser usado quando se realiza exames em humanos, já que sabemos que nenhum animal pode examinar outro da mesma espécie. Necropsia: é o exame dos mortos de qualquer espécie para algum fim. Por isso ele se confunde com autopsia, pois pode tambem ser usado para humanos.

Concluindo: se for para humanos, pode se dizer necropsia ou autopsia e para animais só necropsia.

ORO
Há 15 anos ·
Link

Definição: Uma autópsia é um exame cirúrgico do corpo de uma pessoa morta. O propósito de uma autópsia é responder às perguntas que há sobre a enfermidade da pessoa ou a causa da morte. Além disso, as autópsias provém informações valiosas para ajudar os médicos a salvar outras vidas.

O exame cadavérico com fins médico-legais, ou visando ao estudo anatomopatológico, sempre foi chamado de autópsia. "Até alguém, de boa fé, tachá-la de forma "errada" (prosodicamente) e propugnar a pronúncia "certa": autopsia (ía). Ao mesmo tempo, outro autor lembrou-se de impugnar a forma autópsia do ponto de vista etimológico. As divergências foram-se avolumando. E o resultado é que hoje temos, pelo menos, 9 formas em conflito: autópsia, autopsia, autopse, necrópsia, necropsia, necropse, autoscópia, autoscopia, necroscopia". As formas autoscópia e autoscopia são muito pouco usadas; mesmo assim restam sete O termo autopsía vem do grego (formado de auto, próprio + opsis, ação de ver + sufixo -ia), com o sentido de "ver com os próprios olhos". Galeno empregou o termo no sentido de inspeção pessoal para aquisição de conhecimentos de anatomia. Segundo Pedro Pinto, no sentido de exame cadavérico, o vocábulo foi primeiramente empregado por Alemanus, que entendia que o médico legista, ao examinar o cadáver, observava-se a si mesmo. Daí o auto- sem significar que se faz exame no vivo, mas sim, se observa a si próprio. Com o significado atual de investigação da causa mortis seu uso data do início do século XIX. O dicionário de Moraes, de 1813, não registra a palavra autópsia, a qual teria entrado para a língua portuguesa por intermédio do francês. O primeiro documento em língua portuguesa com a palavra autópsia data de 1847; é de autor anônimo e refere-se à "autópsia de partidos políticos...". A divergência de natureza prosódica reside no sufixo -ia, que pode provir diretamente do grego ou através do latim. Na primeira hipótese a vogal i é tônica: na segunda, é átona. Muitas palavras em português seguem a prosódia grega, enquanto outras seguem a prosódia latina. Embora o uso tenha consagrado a forma proparoxítona, alguns léxicos indicam a forma paroxítona, fazendo recair o acento na letra i, conforme o étimo grego. Nascentes observa que "a acentuação no i, aceita por Constâncio, Faria, Roquete, Lacerda, Aulete e Ramiz, não é popular". Outros dicionários registram as duas formas como variantes prosódicas possíveis. O Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras registra autopse e autópsia, deixando autopsia (ía) para expressar a terceira pessoa do indicativo do verbo autopsiar. As formas necropsia e necroscopia foram propostas em substituição à autopsia por serem etimologicamente mais apropriadas. Com base no dicionário de Moraes, Houaiss estabelece a datação histórica de 1858 para necropsia e necroscopia. O Shorter Oxforf English Dictionary indica a data de 1856 para a entrada do termo necropsy na língua inglesa. Em francês ambos os termos estão averbados no Dictionnaire de Médecine, de Littré e Robin, de 1873 e, em português, no Dicionário da Língua Portuguesa", de Domingos Vieira, editado entre 1871 e 1874. A forma necropse e a divergência prosódica entre necrópsia e necropsia decorrem, mutatis mutandis, das mesmas razões apontadas para autópsia. Existe, contudo, em relação à necropsia menor tolerância dos lexicógrafos para com a forma proparoxítona, talvez por se tratar de criação mais recente. A classe médica brasileira, nos últimos 40 anos, vem usando indistintamente autópsia e necrópsia na sua forma proparoxítona, sendo raro o emprego de autopse, necropse e necropsia. Parece claro que, se optarmos por autópsia como variante prosódica correta, por uma questão de coerência também devemos aceitar necrópsia em lugar de necropsia. Autópsia e necrópsia são, pois, as duas formas prevalecentes, sendo impossível, no momento, dizer qual delas irá predominar no futuro. matéria retirada do site da FAMERP - faculdade de Medicina de Saõ Jose do rio Preto- Projeto Internet e Saúde - Cadeira do Prof. MSc João Marcelo Rondrina para acadêmicos de Medicina.

Esta pergunta foi fechada
Há 10 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos