Minha esposa é formada em Direito, mas, por não ter passado na OAB, fica em dúvida sempre que perguntam sua profissão. Por exemplo: Sou formado em Administração de Empresas e não preciso ser aprovado por nenhum conselho regional para afirmar que minha profissão é administrador! No caso de minha esposa, ela pode afirmar ser Advogada mesmo sem ter a carteirinha da ordem?

Respostas

    Jefferson Luiz

    Jefferson Luiz Domingo, 24 de janeiro de 2016, 16h51min

    olá, antes do exame existir havia profissional do direito com conhecimento exercia tambem com dignidade este oficio da lei em defender seu cliente seja for seu problema lá estava o defensor fazer sua petição em favor do cliente, agora apos aprova um provimento da oab do brasil se tornou a vontadade do mercado que é um capitalismo puro e natural, fala em horas diarias de estudo é muito simples, que nasceu apenas para estuda é facil até porque nunca precisou trabalhar o dia todo estudar a noite saindo para residencia para descansa o corpo e espirito porque o proximo vem pela frente e anoite sala de aula para conhcer dez porcentos de aprendizado e o restante e consugo proprio a ssim é mundo ate presente momento deste seculo. digo deus é melhor advgado que tenho em minha vida.é muito bonito ser bacharel em direito e luta pelo direitos alheio, meu conselho é criar uma consultoria juridica indenpendente de ser escrito na oab, e depois ter os escritos para trabalha. a consultoria com pessoas gera amizades e clientes o tempo todo ai hora de cobrar dos escritos pelo serviço. renovo apreço artigo 5º inciso iv da cr 88.

    R

    ramiro da silva ledo Terça, 19 de abril de 2016, 10h57min

    Curiosa essa posição da OAB.
    Pergunto: O advogado com exame da Ordem, que por punição da mesma, tem sua carteira cassada, deixa de ser Advogado? Não pode ser chamado de Advogado?

    Lisnei

    Lisnei Contagem/MG 182613/MG Terça, 19 de abril de 2016, 11h50min

    Todos que se posicionam contra o exame da Ordem, ( com raras exceções) ou nunca fizeram ou exame ou fizeram e foram frustrados. Mas quando passam na Ordem mudam radicalmente de opinião. É deste jeito.

    Rosa Maria M Monteiro

    Rosa Maria M Monteiro Terça, 19 de abril de 2016, 17h07min

    Sabem o que eu não consigo compreender mesmo? É a moça fazer um curso de direito que dura cinco

    Rosa Maria M Monteiro

    Rosa Maria M Monteiro Terça, 19 de abril de 2016, 17h09min

    Sabem o que eu não consigo compreender mesmo? É a moça fazer um curso de direito que dura cinco anos, concluir o referido curso, obter o diploma que certamente deve ter sido registrado no MEC e não saber ainda qual é a sua formação. Estes cursos de direito de hoje em dia....

    R

    Rafael Santos da Silva Sexta, 22 de abril de 2016, 10h41min

    O bacharel em Direito que não tenha inscrição na OAB, não pode prestar assessoria jurídica

    Conforme o Estatuto da OAB:

    Art. 1º
    São atividades privativas de advocacia:
    I - a postulação a qualquer órgão do Poder Judiciário e aos juizados especiais;
    II – as atividades de consultoria, assessoria e direção jurídicas.

    E para ser advogado basta olhar o art. 8º:

    Art. 8º Para inscrição como advogado é necessário:
    I –capacidade civil;
    II –diploma ou certidão de graduação em direito, obtido em instituição de ensino
    oficialmente autorizada e credenciada;
    III –título de eleitor e quitação do serviço militar, se brasileiro;
    IV – aprovação em Exame de Ordem;
    V–não exercer atividade incompatível com a advocacia;
    VI – idoneidade moral;
    VII –prestar compromisso perante o Conselho.

    Até que a inscrição seja deferida e tenha feito o juramento perante a OAB, a pessoa não é advogado

    Jefferson Luiz

    Jefferson Luiz Sexta, 06 de maio de 2016, 0h10min

    ola colega vela essa lei federal 6.657.5/26/1979. alinea ( j ). OK. MEU EMAIL. [email protected].

    Jefferson Luiz

    Jefferson Luiz Sexta, 06 de maio de 2016, 0h14min

    QUANDO VEJO ALGUEM FALAR HORAS DIARIAS DE ESTUDO. TENHO IMPRESAO QUE VIVEU APENAS PARA ESTUDA. ARTIGO 5º INCISO IV DA CR 1988.

    R

    Rafael Santos da Silva Sexta, 06 de maio de 2016, 16h31min

    Art. 3º. Constitui abuso de autoridade qualquer atentado:
    j) aos direitos e garantias legais assegurados ao exercício profissional. (Incluído pela Lei nº 6.657,de 05/06/79)

    Com base no artigo acima, entendo que são assegurados o exercício da advocacia, e não o exercício de atividade jurídica por bacharel. Pois para ser profissional, no caso advogado, tem os requisitos do estatuto.

    Assim, a lei mencionada pelo colega dispõem em assegurar o exercício do advogado e não do bacharel em direito.

    P

    Pedromatoso Quinta, 19 de maio de 2016, 0h34min

    Bacharel de Direito não é profissão , só servirá para fazer o exame da OAB ou prestar concursos públicos.

    Tainara Goston

    Tainara Goston Sexta, 20 de maio de 2016, 18h40min

    o que vai provar a qualidade do profissional é o exercício da profissão, tem um monte por aí de carteirinha e não vale nada!

    R

    Rafael F Solano Sexta, 20 de maio de 2016, 18h54min

    Não sei em que é está a formalização do Paralegal, mas tem um PL que foi aprovado na Camara em 2014 criança esta profissão, é justamente para bachareis, e estes tem campo profissional sim, só não podem advogar sem o registro da OAB

    R

    Rafael F Solano Sexta, 20 de maio de 2016, 18h55min

    Digo: Não sei em que PÉ está a formalização do Paralegal, mas tem um PL que foi aprovado na Câmara em 2014 criando esta profissão, é justamente para bacharéis em direito, e estes tem campo profissional sim, só não podem advogar sem o registro da OAB

    Keila Sales

    Keila Sales Quarta, 25 de maio de 2016, 15h59min

    Sendo Bacharel em Direito ela pode lecionar ...

    J

    jocileide de souza pereira Quarta, 25 de maio de 2016, 22h15min

    olá, a profissão para o bacharel em direito é bem definida, é aquela que tenha a imcompatibilidade com a profissão de advogado somente, abraço.

    Sonia Vieira

    Sonia Vieira Quarta, 01 de junho de 2016, 17h00min

    Na graduação não se aprende a advogar, que só vem com a prática, após provar que está habilitado perante a OAB.Advogar não é só conhecer as leis mas saber aplicá-las no dia a dia. Se não passa no exame da ordem é porque não demonstrou que sabe aplicar as leis minimamente, por esta razão não foi aprovado. A graduação é mole fazer, advogar é uma batalha diária e só os fortes e preparados vencem.

    A

    Amaury Carlos de Oliveira Quinta, 02 de junho de 2016, 22h04min

    Só pra lembrar. É certo que se a grande maioria dos Advogados no Brasil participassem do exame de ordem, com certeza mais de 80% seriam reprovados. A grande maioria estão desatualizados. Está abarrotados de Advogados perdendo prazo, causando prejuízos e ludibriando seus cliente. Vejam bem, o médico que trata da saúde, da vida, o bem mais precioso do ser humano, não passa por esse crivo. Isso é o Brasil. E mais, têm que pagar adiantado, sob pena de morrer a míngua na porta do Hospital. Observem, cuida da sua vida e, não passa passa por esse crivo. Verdadeiro desrespeito com o ser humano. Esse é o nosso Brasil.

    A

    Amaury Carlos de Oliveira Quinta, 02 de junho de 2016, 22h04min

    Só pra lembrar. É certo que se a grande maioria dos Advogados no Brasil participassem do exame de ordem, com certeza mais de 80% seriam reprovados. A grande maioria estão desatualizados. Está abarrotados de Advogados perdendo prazo, causando prejuízos e ludibriando seus cliente. Vejam bem, o médico que trata da saúde, da vida, o bem mais precioso do ser humano, não passa por esse crivo. Isso é o Brasil. E mais, têm que pagar adiantado, sob pena de morrer a míngua na porta do Hospital. Observem, cuida da sua vida e, não passa passa por esse crivo. Verdadeiro desrespeito com o ser humano. Esse é o nosso Brasil.

    A

    Amaury Carlos de Oliveira Quinta, 02 de junho de 2016, 22h27min

    Veja a incoerência, um Psicólogo avalia a psiquê de um ser, autoriza o indivíduo a fazer o uso de arma de fogo, e na semana seguinte o camarada comete uma chacina. Lembrem, ela não passa por nenhuma avaliação. Todavia, está apta a liberar o uso de armas de fogo. E aí, o bacharel em Direito para exercer a profissão, necessariamente deve passar pelo crivo do exame da Ordem. Qual o perigo mais iminente para sociedade? Um Bacharel em Direito ou um profissional como: Psicólogo, Engenheiro Civil. Engenheiro Químico, Odontólogo, entre tantos outros. Está ou não, faltando coerência em relação as garantias ao cidadão.

    J

    JOÃO AMADO SANTANA Sexta, 03 de junho de 2016, 17h15min

    Caros internautas, a existência da OAB valoriza e fiscaliza a categoria para que mantenha a qualidade. Parece injusto uma pessoa estudar cinco anos e não ter o título de advogado(a), mas convenhamos. A prova não é nenhum bicho de sete cabeças, cobra apenas o mínimo que um advogado deve saber. E ainda assim existem alguns advogados que não demonstram a menor capacidade. Se não existisse a OAB seria o caos da categoria. Ao invés de acabar com a OAB, as outras profissões é que deveriam criar seus órgãos reguladores, isso iria garantir a qualidade dos profissionais e valorizar a categoria. Cito o exemplo dos engenheiros: há algum tempo caiu um edifício no rio de janeiro, (usaram areia do mar); Em Goiânia construíram um edifício de luxo, um apartamento por andar com piscina, quando os moradores encheram as piscinas o prédio inclinou porque não foi computado o peso da água; em Belo Horizonte caiu um viaduto ceifando vidas: Ainda em Goiânia, construíram um túnel em frene ao parque infantil Mutirama, na primeira chuva o mesmo inundou sendo que o córrego estava a menos de 500 metros e não fizeram nem um dreno; O novo aeroporto de Goiânia, uma semana antes de ser inaugurado foi inundado por uma chuva normal porque não dimensionaram corretamente as calhas e os dutos de escoamento. Enfim, citei alguns exemplos da quantidade de absurdo que alguns engenheiros cometem justamente porque saem da faculdade e vão trabalhar sem 'PROVAR QUE APRENDERAM". Muitas faculdades não querem perder o CLIENTE.... e o cliente só que o diploma.... sou a favor da OAB e da criação de órgãos como a OAB em outras profissões, como médicos, dentistas, engenheiros, etc.... "é só estudar que passa".. abraços....