Advogado é doutor?
Prezados colegas:
O tema é bastante polêmico, mas lógico, ao meu ver advogado é e sempre será o "DOUTOR" operador da mecânica jurídica o registrador da polêmica jurídica no tempo e nos anais do judiciário. Parabéns doutores advogados, vocês merecem esse título. Juscelino da Rocha - Advogado
ADVOGADO É DOUTOR? Essa questão tem sido tema de diversas listas de discussão. Em pesquisa, descobrimos que tal afirmativa tem fundamento. Um Decreto Imperial ( DIM ), de 1º de agosto de 1825, pelo Chefe de Governo Dom Pedro Primeiro, deu origem a Lei do Império de 11 de agosto de 1827, qu: Cria dois cursos de Ciências Jurídicas e Sociais; introduz regulamento, estatuto para o curso jurídico; Dispõe sobre o Título ( grau ) de doutor para o advogado. ? Decreto n.º. 17874A ? 09/08/1927: Declara feriado o dia 11/08/1827 ? Data em que se comemora o centenário da criação dos cursos jurídicos no Brasil. O silogismo é simples: A Lei do Império criou o curso e em seu bojo afirmou que os acadêmicos que terminassem o curso de Direito seriam bacharéis. O título de Doutor seria destinado aos habilitados nos estatutos futuros ( como o Estatuto da OAB, hodiernamente usado ). Acrescenta que somente Doutores poderiam ser lentes ( Professores ? do Latim Legente ? em linguagem obsoleta). Assim, tendo o acadêmico completado seu curso de direito, sido aprovado e estando habilitado em Estatuto competente teria o Título de Doutor. Então, Advogado é DOUTOR! ( Revista OAB/SC ? 17 )
Só advogado mesmo reivindicar o titulo de Doutor por que está na lei de 10 mil anos atrás, rs....e com certeza quem o fez esta se revirando em seu tumulo a cada exame da ordem. e sim concordo com quem escreveu que essa lei é mais antiga do que qualquer universidade brasileira por que se fosse em tempos atuais provavelmente não existiria. kkk Patético o que o "Ego" faz com as pessoas, se Doutor fosse sinônimo de caráter e boa índole o Brasil não estamparia os jornais com um monte de Doutor sem vergonha, que provavelmente são os mesmos que reivindicam um titulo por que não conseguem respeito pelos seus próprios atos! Deprimente... já que fazem tanta questão, que sejam Doutores, não me importaria de chamar Doutores de M..... hahahahahaha
bom dia a tds . trabalhei em uma enpresa de segurança estava conpletando 6 anos nela
dai em 2000 eu sofri uma luxaçao no onbro direito me operei duas vez nas clinicas
fiquei na caixa 11 anos entrei na caixa em 2000 e fikei ate 26/04/2012 na caixa
nesse tempo que eu fikei na caixa a enpresa sumui fui no cartorio onde ela foi
registrada estao falando que ela fecho mais nu recebi direito nenhu minha carteira
esta sem dado baixa como faço pra da baixa na minha carteira sendo que nao
existe nunhu funcionario dela mais e os donos sumirao alis queria saber como faço pra da baixa na minha carteira de trabalhoo ,,e outra nao consigo arruma enpregoo em
nunhuma enpresa pq elas olhao oo tempo que eu fikei sem trabalha registrado
e nao me pegao pra trabalha eu tenho 4 filhoss pra sustenta nao sei oque fazer mas
fuii mt prejudicado pelo inss q me deu baixa no beneficio e meu onbro nao esta
funcionando direito esta duro perdi 80por cento da força do meu braço
se pude me ajuda eu agradeço em nome de DEUS ame
Caros, Me atrevo a anhadir mais um pretesto: com base em documentos legais D. Pedro como Imperador d Brasil, ordenou o tratamento de DOUTORES aos letrados juridicos, Srs. Advogados, por serviços prestados a coroa e ao imperio agindo de forma direta na instituição como monarca absoluto, nos prestimos a nação formando a identidade de pais independente de Portugal. Ou seja, pelos serviços prestados os advogados que praticassem as Leis seriam chamados de Doutores. Titulo como qqer outro profissional que seja qualificado e expressivo em sua área. Espero ter ilustrado. Parabéns Srs. Doutores. Glicio
Um em cada cinco brasileiros (20,3%) é analfabeto funcional, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. É considerada analfabeta funcional a pessoa com 15 ou mais anos de idade e com menos de quatro anos de estudo completo. Em geral, ele lê e escreve frases simples, mas não consegue, por exemplo, interpretar textos.
VALE RESSALTAR, existem muitos brasileiros com graduação incompleta e/ou completa que estão no rol de ANALFABETO FUNCIONAL.
Att.
Adv. Antonio Gomes OAB/RJ-122.857
Isso, na verdade, já é um hábito. Muito comum, por exemplo, o cliente procurar o advogado e dispensar tal tratamento. Mas isso também ocorre com médicos, dentistas, veterinários, etc... Todos querendo ser chamados de Doutores, a fim de o ego ser constantemente alimentado. Ridículo que façam essa exigência, e isso vale não só pra advogados como para os profissionais das demais áreas que se acham detentores de tal tratamento. Nunca chamei nenhum médico, dentista, veterinário de Doutor e, desta forma, também não espero ser assim chamado quando já formada e no exercício da profissão.
Ah falvia, no tribunal, na OAB, todos vão te chamar doutora se você estiver bem vestido e munido da carteirinha de OAB, mesmo sendo só de estagiário. Acho que é para fazer a transição de ser chamado pelo seu nome para ser chamada de doutora mais fácil, apesar que neste sentido, deveriam chamar os estagiários de doutorando(a).
Parabéns Sr. Jorge Luís!
Excelente argumentação! Concordo com o Senhor, principalmente por evocar a norma CULTA - a língua portuguesa/Brasil, já que para o direito a LEI é para ser cumprida!!!. Então que seja cumprido o sentido e significado dos pronomes de tratamento. Doutor é quem fez Doutorado e defende uma tese original! O que não é o caso dos Senhores e Senhoras Advogados e Advogadas, onde dificilmente há uma originalidade, pois advogam pela jurisprudência, ou seja, quando já existe anteriormente defesas com sentidos e significados daquilo que pretende argumentar como "TESE" para defender ou acusar... Acusar é fácil... o difícil são as provas, ma maioria engendradas "COERENTEMENTE" ao contexto de interesses. Admiro os/as Senhores e Senhoras Advogados/Advogadas quando, após muita reflexão e comCIÊNCIA (sapiência) deixam a defesa de certos casos do direito, que deixa de TER direito frente a pesada consciência.
Prof. Agripino Junior (Doutor)