Inventário extrajudicial. Qto se cobra???
Boa noite.
Estou há um certo tempo sem advogar. Ontem alguém me pediu para "assinar" um inventário extrajudicial, ou inventário "em cartório" como se diz. Segundo a pessoa, um escritório já cuidou de tudo, e eu só terei mesmo é que colocar minha assinatura lá. A questão é quem nem imagino o quanto se cobra para fazer isso! Olhei na tabela da OAB, mas acho que não tem algo específico lá quanto a isso. Alguém pode me ajudar??? Obrigada desde já!
Boa Tarde.
Não se trata apenas de assinar um documento, como advogada (o) o ato implcia responsabilidades também, assim, não vejo porque desvalorizar o trabalho, para poder assinar como advogada hoje estudei por muitos anos e fiz investimento, logo se hj carrego não só um carimbo mas um nome a construir profissionalmente, minha assinatura não é carimbo, agora cada um com seu cada um! para cobrar honorários sempre me pergunto... o cliente pode pagar quanto? o trabalho vai perdurar por quanto tempo? há complexidade? terei material extra para comprar? pense nisso!
Tal lei não serviu para absolutamente nada para ajudar a população. Antes o inventário Judicial, pois pelo menos poderá o demandante solicitar justiça gratuita. Vai de encontro ao princípio da autonomia da vontade a ridícula necessidade de advogado no processo de âmbito administrativo incontroverso. parece mais, obviamente, algum requisito caça-níquel imposto pela OAB, que se assemelha a um viveiro de sanguessugas, não importando quem esteja pelo caminho.
De tudo que foi dito acima sobre o advogado que bate carimbo em inventario e ou separação na via administrativa, está ocorrendo outro absurdo que e a venda casada, o cartório cobra a sua parte e mais R$2.00,00 pela assinatura do advogado, sem nem ao menos perguntar qual o valor dos bens a serem partilhados.
É complicado falar do colega. Mas na minha esperiência de advocacia, não me presto assinar petições com termos firmados por terceiros. Estagiários não tem experiência que possa competir os conhecimentos de um bom Advogado. Não me presto a assinar petições que não tenham sido firmados por [email protected]
Impressionante a capacidade que advogados tem de argumentar sobre nada. a colega que pergunta quanto deve cobrar sequer faz ideia do que devera executar e tao pouco o grau de compelxidade (nenhum) envolvido em um inventario extra judicial. Isso sim seria motivo para dissertar nobres! Aliás acho totalmente inútil a participação de um advogado nesse rito. Deveria ser cobrado uma taxa mínima pela presença, 200,00 estaria bem pago.