minha avó morreu faz 15 anos e a pensão de morte dela sai essa pensão.
Meu vó ta vivo,só que tem uma filha da familia que cuida dele e ela tem uma procuração do meu vó só que ele tem 97anos,e ela fala que os filhos não tem direito de nada queria saber como funciona isso,é verdade que tem direito e só ela pq ela fala que só ela cuida do,meu vó. Obrigado pela atenção.
Com a morte de quem passou a procuração, se a procuradora usar aquele instrumento, estará cometendo um crime. Como já foi dito, a procuração "morre" com a morte de quem outorgou poderes.
Deve-se estar pensando em herança, testamento e coisas assim. Nada de pensão.
A pensão por morte somente fica para os dependentes (viúva ou filhos menores ou inválidos).
Mas meu avó naõ tem filhos,menores só maiores e nem invalidos essa pensão da minha avó é herança sim ou naõ que direito,tem os filhos pq acho que naõ tem dialogo com,ela falou que esse dinheiro,naõ são dos filhos sim do meu avó ela vai gastar esse dinheiro como ela quiser,tem como entrar na justiça e fazer ela prestar conta desse dinheiro do meu avó que saiu da pensaõ de morte da minha avo´.
Mas meu avó naõ tem filhos,menores só maiores e nem invalidos essa pensão da minha avó é herança sim ou naõ que direito,tem os filhos pq acho que naõ tem dialogo com,ela falou que esse dinheiro,naõ são dos filhos sim do meu avó ela vai gastar esse dinheiro como ela quiser,tem como entrar na justiça e fazer ela prestar conta desse dinheiro do meu avó que saiu da pensaõ de morte da minha avo´.
naõ tem dialogo,com ela acho que tenho que ir para justiça entaõ sera que posso pedir para juiz,fazer ela prestar conta desse dinheiro para ela não gastar a atoa porque ela tem a procuração que ela,fez meu avó assinar ela disse que naõ tem, que prestar conta desse dinheiro para ninguem que minha avó,deixou para meu avõ esse dinheiro é da pensão de morte da minha avó.
oi desculpa minha avó morreu e saiu a pensão,dela para meu vó mas tem uma,filha que tem uma procuração que ela,fez meu vó assinar e a mesma,falou que os filhos não tem direito dessa pensão de morte que saiu da minha avó ela morreu faz 15anos meu vó tem 97 mas todos filhos já são grande sera que temos direito dessa pensão naõ tem nenhum invalido,ela falou que parou de trabalhar porque causa dele mas ele tem outra aposentadoria que da muito,bem para ela gastar com meu vó.
2009:
enquanto seu AVÔ, pensionista por morte de sua avó, estiver vivo e não foi, por exemplo, interditado, tem o direito de passar procuração até para um estranho para receber sua pensão.
Não pode ser representado no recadstramento que o INSS faz de tempos em tempos.
Portanto, apenas ELE pode questionar e pedir prestação de contas à sua procuradora, espontaneamente escolhida e nomeada por ele, até prova em contrário.
Se ele quiser (estiver insatisfeito ou desconfiado), basta cassar a procuração ou designar outro procurador, revogando expressamente a procuração anterior.
No momento em que ele estiver interditado ou morrer, a procuração outorgada por ele perde a validade. E se ainda for utilizada, quem o fizer estará cometendo crime (isso já foi dito e repetido).
No caso, por ora, OU seu avô troca de procurador OU fica tudo como está (presunção de que ele está satisfeito).
Quando ele vier a falecer, no instante de sua morte, a pensão deixa de existir, acaba com sua morte, na ausência de dependentes menores ou inválidos DE SUA AVÓ (tanto que somente ele ficou como pensionista DELA).
E estará cometendo ilícito grave aquele que utilizar poderes (procuração) já não existentes. responderá pels atos ilícitos praticados desde o momento de sua morte (por exmplo, nada comunicar ao INSS sobre o falecimento e continuar sacando a pensão não mais devida).
Tão logo a informação da morte chegue ao INSS - o Cartório do Registro de Óbitos tem a obrigação legal de comunicar -, será o INSS que irá procurar se ressarcir do que fora recebido indevidamente por quem, uma vez mais, não podia estar recebendo.
Resumido, ela NÃO "herda" a pensão de sua AVÓ com a morte de seu AVÔ. A pensão acaba, deixa de ser devida.
Se convier (costuma ser constrangedor), os demais filhos podem interditar o velho, comprovando em juízo que ele não detém mais capacidade de discernir nada, e que a procuração outorgada por ele não pode subsistir, sobretudo se a procuradora estiver fazendo mau uso dela. O juiz nomeará um Curador do interdito, que poderá ser ou não um dos filhos (ou a mesma que hoje cuida dele).
os filhos tem direito ou naõ ta confuso isso ela vai fazer o que quiser com o dinheiro da minha avó,que deixou para meu vó.os filhos são todos grandes tem um sobrinho que a mãe dele morreu mas ele é de maior.Meu vó é aposentado a muito ano ele naõ tem convenio medico,não tem dinheiro na conta de banco.