Direitos de pensão depois dos 21 anos.

Há 15 anos ·
Link

Olá...gostaria de tirar uma duvida, acredito que alguem possa me ajudar. Aos meus 5 anos de idade eu e minha mãe saimos da casa do meu "pai",pois infelizmente ele não foi fiel a ela. Até hoje nunca mais o vi, so tenho noticias de alguns amigos dele. Moro com minha mãe, ela não chegou a se casar com ele, mas ele se registrou como meu pai. Minha mãe nunca quis correr atras, hoje gostaria de saber quais são os meus direitos como filha, apesar de ter 21 anos. Ele nunca me deu nada! nunca me procurou, sei que ele tem dois filhos de mais ou menos 15 anos. Fiquei sabendo por um amigo que encontrou ele em uma festa, perguntou para ele "como esta sua filha, ele simplismente disse "que filha?"...=/ complicado. Eu estudo, faço faculdade, talvez isso influencie nos meus direitos!! obrigada pela atenção!!!

10 Respostas
Autor da pergunta
Há 15 anos ·
Link

Alguma sugestão genteee????

Alexis
Advertido
Há 15 anos ·
Link

Se vc faz faculdade ele deve te manter até o final do curso dentro das possibilidades dele. Boa sorte!

Julianna
Há 15 anos ·
Link

Aline

Como sua mãe NUNCA correu atrás, o tempo que passou vc perdeu. O que pode fazer agora é pedir pensão por causa da faculdade, se vc não trabalha e nem pode por causa dos estudos, entende? Tem que provar que precisa mesmo. Se ficar comprovado que vc precisa e que ele PODE te ajudar, vc pode sim receber uma pensão, mas se pretende pedir, faça logo pois vc só tem esse direito até os 24 anos. Depois disso fica muito difícil conseguir que um pai pague pensão a um filho, e a negligencia do passado não conta nessas horas. Boa sorte**

Andre Martinez
Há 15 anos ·
Link

Primeiro de tudo, direitos todos tem, depois, pensar que estar cursando formação superior ou ter a graduação, pode dar algum tipo de privilégio de direitos sobre os demais cidadãos é uma falácia e afronta à Constituição.. Pensar em "pensão" aos 21 anos, também é outro absurdo falacioso que contraria o Novo Código Civil. O que se pode fazer é, comprovando-se corretamente a necessidade, entrar com pedido de solicitação de ajuda por vínculo de parentesco, apenas. Caso a outra parte comprove não ter possibilidades suficientes para bancar este tipo de despesa, o que se pode esperar é que algum juiz coerente diga que as pessoas que não podem suportar uma despesa fora de seus padrões de vida, que tenham a devida paciência e trabalhem para obter o padrão de vida que desejam. Todos somos livres para isso.

Julianna
Há 15 anos ·
Link

Andre, ate concordo com vc, só nao fui mais direta pq muitas vezes quase fui "linxada" por ter esta opinião.

Alexis
Advertido
Há 15 anos ·
Link

Concordo com vc Andre: pensao para filho de 21/ 22/23 ou 24 anos é um estimulo a preguica. E tem casos que o juiz ainda defere que a pensao passe dos 24 anos : ate o termino do curso, que em algumas vezes chega a 26 anos de idade. Um absurdo! Que filho vai lutar na vida podendo se encostar em pensao alimenticia? Este negocio de pedir pensao conectado a laços de parentesco é uma condenacao para o alimentante para a vida eterna.

Autor da pergunta
Há 15 anos ·
Link

Obrigada pelas respostas, na verdade era somente uma curiosidade. Pois não pretendo correr atrás, tenho condições de bancar a faculdade, na luta, mas dá sim. Minha mãe sempre batalhou para nunca pedir nada para ele! Então sigo o exemplo dela! Esclareceram minhas dúvidas!!! Obrigada novamente!

Teresinha Silva
Há 15 anos ·
Link

Oportunamente, sabem me responder se filhos que agridem o pai, o abandonam, fazem acusações falsas, ao pedirem a pensão, estas atitudes que tomaram contra o pai pode influenciar na negativa de pensão?Os juízes levam isto em consideração?

Obrigada

Alexis
Advertido
Há 15 anos ·
Link

Infelizmente nao Teresinha. A justica brasileira é muito paternalista, por isto que hoje carregamos jovens ousados/ encostados/ arrogantes e preguicosos... só no Brasil mesmo. Pq. em paises do primeiro mundo, 18 anos a pensao é cortada e ponto.

Teresinha Silva
Há 15 anos ·
Link

Muito obrigada pelo retorno Alexis. Uma pena os juizes não considerarem estes fatos, talvez muitos filhos agem desta forma com os pais, ainda pedem pensão e depois ganham a vida com grana do pai que tem que trabalhar pra sustentá-los. Atenciosamente

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos