Olá pessoal! Meu nome é Ana Paula e estou no 4 ano de Direito na Unimontes. Já decidi em que área irei fazer minha monografia, no entanto, não sei que tema. Gostaria de sugestões de temas interessantes, atuais e que tenham bibliografia a respeito. Desde já agradeço. Estou realmente ansiosa para começar a pesquisar, mas primeiro preciso decidir o mais importante: o tema!

Respostas

    S

    Sérgio Coutinho Domingo, 06 de janeiro de 2002, 1h23min

    Ana,

    Considero mais interessante para você que, em vez de sugerir temas, você possa ter acesso a diversas discussões em progresso para escolher em que pretende-se aprofundar, o que gostaria de conhecer melhor, ou que opiniões gostaria de aprofundar. Por isto, sugiro dois endereços que considero de grande importância para tua área de estudo:

    Núcleo de Estudos da Globalização da UNESP
    http://globalization.cjb.net

    Relnet - Site Brasileiro de Referência em Relações Internacionais
    http://www.relnet.com.br

    Estou à disposição para outras informações naquilo que eu puder ser útil.

    Um abraço,

    Sérgio.

    G

    Gisley Guimarães Segunda, 03 de março de 2008, 15h16min

    Estou no 9º período e ainda não tenho tema para minha monografia. Estava pensando em abordar o adicional de insalubridade ou a reserva de cotas para negros e pardos nas universidades. Alguém tem alguma sugestão de tema interessante ou comentários a respeito dos temas por mim citados?

    I

    Ingrid Seeberger Segunda, 03 de março de 2008, 16h45min

    Gisley, conselho, não escolha um tema que tenha pouca doutrina, ou seja, poucos livros que falem especificamente sobre o mesmo, pois caso contrário vc terá muita dificuldade em fazer os seus capítulos.
    Vc sabe que a monografia é composta principalmente de capítulos que deverão ser escritos por vc, porém sempre fazendo referência a algum autor ou jurisprudência, porém alguns professores não admitem o uso de jurisprudência como única forma de citação para determinados tipos de dados.
    Sendo assim, procure um tema do qual vc goste, mas não tente inovar, deixe isso para sua monografia de Pós ou tese de mestrado, escolha um tema bem comentado, isso irá te facilitar, procure fugir de discussões recentes, e tente fazer o seu tema o mais delimitado possível, por exemplo: Possibilidade jurídica do aborto de fetos anencefálicos no Estado do Rio de Janeiro. VC deixou bem claro que irá falar da possibilidade de se fazer este tipo específico de aborto, em conformidade com a lei sob a ótica dos Tribunais do Estado do Rio de Janeiro.
    Espero que faça a escolha certa e te dê muito prazer realizar este trabalho, lembre-se que vc passará 6 meses fazendo isso, então não escolha um assunto que não te dê prazer falar, ou algo que vc não tenha uma opinião formada, mesmo que vc venha a mudá-la ao final.
    Boa sorte!

    L

    leina patricia do nascimento silva da costa_1 Sexta, 28 de março de 2008, 19h16min

    por gentileza gostaria da ajuda de vocês para decidir o tema de minha monografia, nesse semestre temos que apresentar o projeto de pesquisa, mas não consigo decidir-me. pensei inicialmente na área de direito previdenciário, mas não consegui achar o tema, também estou entre resonsabilidade objetiva (sem culpa), dano moral no direito de família e crimes eletrônicos. não consigo chegar a uma conclusão, não tenho certeza se são bons temas.

    D

    Dani_1 Quarta, 02 de abril de 2008, 10h06min

    Boa Tarde Letícia!

    Escolher o tema da Monografia realmente é muito dificil, mas particularmente acho que você deveria escolher um tema de seu interesse, algo que vc tenha facilidade em escrever, algo que lhe esperte a curiosidade.
    Temas com muita contradição, possuem poucas fontes. Na minha monografia o tema foi responsabilidade civil.
    Procure algo que seja util para você no futuro como advogada, algo que vc apreenda, que sirva para vc inclusive no exame da OAB.

    Apesar de ser dificil dar exemplos, vou arriscar alguns:

    EX:Do Dano Moral advindo da Ação de Negatória de Paternidade

    (é o caso do Pai que entra com esta ação, e descobre não ser realmente o pai)

    Espero ter sido útil.

    G

    Gaya Suspenso Domingo, 06 de abril de 2008, 18h27min

    Olá Caros Colegas!

    Precisando

    » Anteprojetos
    » TCC
    » Monografia de Conclusão
    » Monografia de Pós-Graduação
    » Dissertação de Mestrado
    » Tese de Doutorado
    » Artigos Científicos
    » Normatização ABNT
    » Tradução
    » Digitação

    Encontrou a Solução, eu trabalho neste ramo, já a algum tempo (6 anos p/ ser mais exata). Já sou Formada em Direito e estou fazendo a Pós Graduação no momento. E além de gostar muito da profissão faço trabalhos do gênero p/ me manter sempre atualizada. Comecei este trabalho após ver vários amigos meus no tempo de faculdade se darem muito mal, adquirindo monografias prontas de sites que alias são muito conhecido mais por questão de ética não citarei, que além de cobrar um preço exorbitante estavam sempre muito mal feitos, sem formato da ABNT e completamente desatualizados, caso claro de plagio e não preparo por parte de quem executa os mesmos.
    Neste caso se tiver algum interesse que eu possa estar lhe auxiliando favor entrar em contato pelo e-mail ou msn [email protected]

    Atenciosamente

    G

    Gaya Suspenso Quarta, 09 de abril de 2008, 12h28min

    Olá Colega

    Creio que possa te ajudar
    Podemos trocar mais informações de tal interesse
    pelo seguinte endereço:

    [email protected]

    abrçs

    R

    Renata Duarte_1 Domingo, 25 de maio de 2008, 11h15min

    Olá, estou no último período do meu curso de graduação e com pouquíssimo tempo para a entrega da monografia! Gostaria de pedir a ajuda de vocês pra dar enfoque a um tema que tenha como base a "Ação Civil Pública". Ajudem!

    Obrigada.

    W

    Wolleide Diana Pinho Gomes Terça, 24 de fevereiro de 2009, 14h48min

    Olá pessoal!
    Meu nome é Wolleide e estou no 6º período no curso de Filosofia. Gostaria de fazer na área da estética , no entanto, não sei que tema. Gostaria de sugestões de temas. interessantes, atuais e que tenham bibliografia a respeito.
    Estou realmente ansiosa para começar a pesquisar.

    [email protected]

    desde já agradeço

    Wolleide

    B

    Bruna Pereira Terça, 01 de setembro de 2009, 12h36min

    Olá!

    Gostaria que me ajudassem na escolha de tema para minha monografia da pós graduação. Inicialmente eu me decidi pela ADPF 101 que trata da importação de pneus usados, mas como foi julgada, perdeu o objeto para o meu trabalho. Depois, pensei em fazer algo sobre a vedação da liberdade provisória no tráfico de drogas, mas a jurisprudência do STF é unânime quanto a vedação. Pensei também em fazer sobre Energia Nuclear e Dano Ambiental, mas acho que seria complicado pela falta de fontes...

    Enfim, preciso de ajuda. Alguem poderia me sugerir um tema atual e interessante}

    Obrigada!

    T

    thémis grega Quinta, 10 de dezembro de 2009, 12h41min

    Oi gente, sou estudante de direito e preciso urgente de um tema atual para escrever minha monografia, se alguém tivesse alguma sugestão sobre algo bom por favor me ajude.Pode ser de qualquer área, até de filosofia do direito.
    Muito obrigada!!!

    A

    angelalou Quinta, 10 de dezembro de 2009, 13h28min

    Não sou da área do Direito, mas na smana passada assisti a uma explanação sobre Assedio Moral e achei muito interessante. Acredito que a área seja trabalhista. Espero ter contribuido.

    B

    Bianca P. Terça, 13 de julho de 2010, 11h48min

    Estou concluindo minha pós-graduação em direito e processo de trabalho e preciso de indicação de tema urgente.
    Me interesso por temas inovadores, desde que tenha bibliografia para pesquisa.
    Agradeço desde já.
    Bianca

    V

    Vilmar Rosa Quinta, 12 de agosto de 2010, 20h41min

    Bom estou querendo fazer minha monografia na área de trânsito, masnão sei o que fazer, de tantos assuntos, mais parece que todos já foram discutidos. Peço a todos que me ilumine nesta minha trajetória.
    Valeu.........

    Muito obrigado!

    V

    Vilmar Rosa Quinta, 12 de agosto de 2010, 20h53min

    Meu email é [email protected] , mandem sugestão interessante para mim...

    Vilmar Rosa

    T

    thayy Quinta, 23 de setembro de 2010, 17h44min

    gostaria de fazer uma monografia na área ambiental...
    mas não sei o tema ainda!
    alguém tem alguma sugestão?!

    G

    Glauco Valeriano Terça, 28 de setembro de 2010, 10h57min

    Estou no 8º período e ainda não tenho meu tema de Monografia definido. Eu pensei em falar sobre o Mandado de Segurança, já que a Nova Lei do Mandado de Segurança, 12.016/2009, está agora em vigor. Em princípio pensei em delimitar meu tema para: Concessão de Medida Liminar em Mandado de Segurança para Controle dos Atos Administrativos. A questão é justamente sobre a PROBLEMÁTICA a ser desenvolvida nesse tema. Em verdade, acredito que esse tema não ficou bom, por isso peço a ajuda de vocês. Obs. Gostaria que meu tema abordasse algo referente ao remédio constitucional Mandado de Segurança.
    meu email é [email protected]

    L

    luandra Terça, 21 de dezembro de 2010, 16h13min

    Muito interessante jus navigandi, pois, traz muitas informações para os estudantes do curso de Direito, traz um leque de opções. Sinceramente adorei!

    C

    Clodoaldo lima Terça, 25 de janeiro de 2011, 10h35min

    Oi !, Bom dia a todos os colaboradores do fórum gostaria que alguém me ajudasse sobre que tema interessante usaria na minha monografia na área de direito trabalhista pois estou prestes a me formar e preciso começar a pesquisar. De já agradeço a quem puder me ajudar.