M

    Marcelo S. S. O. Quarta, 11 de agosto de 2010, 14h34min

    É não, amigo!! Direito é uma ciência social, e uma das mais impuras possíveis. Psicologia jurídica, Sociologia Jurídica, antropologia... etc... Leia Kelsen somente para entender o que ele quis dizer. Sua teoria estão ultrapassadas. Hoje o direito se vale do fundamento de valor e não de Validade. Se quiser saber mais, leia: Arnaldo Vasconcelos. Teoria pura do Direito: Repasse Crítico de seus fundamentos. A melhor obra sobre este assunto.

    B

    Bodepio Quinta, 10 de novembro de 2011, 23h06min

    Como o amigo Marcelo respondeu acima, o Direito não é uma ciência pura, porque sequer é ciência. Aliás, nesse sentido há muita controvérsia.

    Se perguntarmos a Kelsen, a resposta é sim! O autor trouxe contribuição muito importante para o entendimento do Direito enquanto ciência, pois identificou instrumentos de depuração (purificação) do campo jurídico. Para Kelsen, o Direito deveria se afastar de qualquer conteúdo e se ater à forma, ou seja, afastar-se do campo axiológico e se identificar numa estrutura, um sistema, que nos remete a um único fundamento de validade. E aí temos toda a discussão, onde o objeto de estudo do Direito seriam a norma e o ordenamento jurídico etc.

    O entendimento que prevalece no atual cenário acadêmico é que o Direito não é ciência, mas prática! O direito está voltado para a realização da própria Constituição, das garantias e direitos fundamentais; dos princípios, enquanto guias. Direito é mecanismo de transformação social. E, ainda que pareça fábula, devemos lembrar que: mesmo que o direito não seja tudo isso, e tais caracterizações sejam sonhos distantes, recordemos que a utopia, enquanto repousa no horizonte, nos faz caminhar.

    Um grande abraço, amigo. Espero ter contribuído um pouquinho para suas dúvidas.

    L

    Lauze Quarta, 23 de novembro de 2011, 1h24min

    Amigo Raimundo, kelsen quer que pensamos assim, mas tudo é questão de interpretação, o direito voce tem que pensar, como princípio de valores sociais ,em que a moral caminha junto, o direito sem a justiça é útopia , tem que inseri-lo dentro de um ordenamento jurídico para controla-lo e identifica-lo como Direito.

    P

    pensador Quarta, 23 de novembro de 2011, 7h34min

    O que é uma ciência pura?

    A

    Angelina. Terça, 20 de março de 2012, 20h17min

    Estou precisando do livro de Edgar Bodenheimer "A Ciência do Direito" traduzido, porém não tendo conseguido encontrá-lo para participar do seminário na Faculdade, apelo para os que se manifestarem, ao meu favor, se possível, agradeço desde já.