Respostas

5

  • 0
    M

    Marcelo S. S. O. Quarta, 11 de agosto de 2010, 14h34min

    É não, amigo!! Direito é uma ciência social, e uma das mais impuras possíveis. Psicologia jurídica, Sociologia Jurídica, antropologia... etc... Leia Kelsen somente para entender o que ele quis dizer. Sua teoria estão ultrapassadas. Hoje o direito se vale do fundamento de valor e não de Validade. Se quiser saber mais, leia: Arnaldo Vasconcelos. Teoria pura do Direito: Repasse Crítico de seus fundamentos. A melhor obra sobre este assunto.

  • 0
    B

    Bodepio Quinta, 10 de novembro de 2011, 23h06min

    Como o amigo Marcelo respondeu acima, o Direito não é uma ciência pura, porque sequer é ciência. Aliás, nesse sentido há muita controvérsia.

    Se perguntarmos a Kelsen, a resposta é sim! O autor trouxe contribuição muito importante para o entendimento do Direito enquanto ciência, pois identificou instrumentos de depuração (purificação) do campo jurídico. Para Kelsen, o Direito deveria se afastar de qualquer conteúdo e se ater à forma, ou seja, afastar-se do campo axiológico e se identificar numa estrutura, um sistema, que nos remete a um único fundamento de validade. E aí temos toda a discussão, onde o objeto de estudo do Direito seriam a norma e o ordenamento jurídico etc.

    O entendimento que prevalece no atual cenário acadêmico é que o Direito não é ciência, mas prática! O direito está voltado para a realização da própria Constituição, das garantias e direitos fundamentais; dos princípios, enquanto guias. Direito é mecanismo de transformação social. E, ainda que pareça fábula, devemos lembrar que: mesmo que o direito não seja tudo isso, e tais caracterizações sejam sonhos distantes, recordemos que a utopia, enquanto repousa no horizonte, nos faz caminhar.

    Um grande abraço, amigo. Espero ter contribuído um pouquinho para suas dúvidas.

  • 0
    L

    Lauze Quarta, 23 de novembro de 2011, 1h24min

    Amigo Raimundo, kelsen quer que pensamos assim, mas tudo é questão de interpretação, o direito voce tem que pensar, como princípio de valores sociais ,em que a moral caminha junto, o direito sem a justiça é útopia , tem que inseri-lo dentro de um ordenamento jurídico para controla-lo e identifica-lo como Direito.

  • 0
    P

    pensador Quarta, 23 de novembro de 2011, 7h34min

    O que é uma ciência pura?

  • 0
    A

    Angelina. Terça, 20 de março de 2012, 20h17min

    Estou precisando do livro de Edgar Bodenheimer "A Ciência do Direito" traduzido, porém não tendo conseguido encontrá-lo para participar do seminário na Faculdade, apelo para os que se manifestarem, ao meu favor, se possível, agradeço desde já.

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.