Direito é uma ciência pura

Há 16 anos ·
Link

Sou estudante de direito e gostaria de tirar essa duvida.

Pode-se dizer que o direito é uma ciência pura ? Justifique.

5 Respostas
Marcelo S. S. O.
Há 16 anos ·
Link

É não, amigo!! Direito é uma ciência social, e uma das mais impuras possíveis. Psicologia jurídica, Sociologia Jurídica, antropologia... etc... Leia Kelsen somente para entender o que ele quis dizer. Sua teoria estão ultrapassadas. Hoje o direito se vale do fundamento de valor e não de Validade. Se quiser saber mais, leia: Arnaldo Vasconcelos. Teoria pura do Direito: Repasse Crítico de seus fundamentos. A melhor obra sobre este assunto.

Bodepio
Há 14 anos ·
Link

Como o amigo Marcelo respondeu acima, o Direito não é uma ciência pura, porque sequer é ciência. Aliás, nesse sentido há muita controvérsia.

Se perguntarmos a Kelsen, a resposta é sim! O autor trouxe contribuição muito importante para o entendimento do Direito enquanto ciência, pois identificou instrumentos de depuração (purificação) do campo jurídico. Para Kelsen, o Direito deveria se afastar de qualquer conteúdo e se ater à forma, ou seja, afastar-se do campo axiológico e se identificar numa estrutura, um sistema, que nos remete a um único fundamento de validade. E aí temos toda a discussão, onde o objeto de estudo do Direito seriam a norma e o ordenamento jurídico etc.

O entendimento que prevalece no atual cenário acadêmico é que o Direito não é ciência, mas prática! O direito está voltado para a realização da própria Constituição, das garantias e direitos fundamentais; dos princípios, enquanto guias. Direito é mecanismo de transformação social. E, ainda que pareça fábula, devemos lembrar que: mesmo que o direito não seja tudo isso, e tais caracterizações sejam sonhos distantes, recordemos que a utopia, enquanto repousa no horizonte, nos faz caminhar.

Um grande abraço, amigo. Espero ter contribuído um pouquinho para suas dúvidas.

Lauze
Há 14 anos ·
Link

Amigo Raimundo, kelsen quer que pensamos assim, mas tudo é questão de interpretação, o direito voce tem que pensar, como princípio de valores sociais ,em que a moral caminha junto, o direito sem a justiça é útopia , tem que inseri-lo dentro de um ordenamento jurídico para controla-lo e identifica-lo como Direito.

pensador
Advertido
Há 14 anos ·
Link

O que é uma ciência pura?

Angelina.
Há 14 anos ·
Link

Estou precisando do livro de Edgar Bodenheimer "A Ciência do Direito" traduzido, porém não tendo conseguido encontrá-lo para participar do seminário na Faculdade, apelo para os que se manifestarem, ao meu favor, se possível, agradeço desde já.

Esta pergunta foi fechada
Há 9 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos