P

    Patrícia P Sexta, 27 de março de 2009, 11h03min

    Palloma Lima
    Você não deve desisitir. Me sensibilizei muito com o seu caso! Pelo que ando lendo sobre direito de guarda (inclusive neste Site)se a guarda é sua, o que o pai fez realmente é crime e deve ser denunciado e você tem que conseguir suas crianças! Você já procurou a Policia local, com toda a sua documentação da guarda, registrou ocorrência criminal? Pelo que li é caso de busca e apreensão e não pode ser negado. Mas você precisa ser firme com as autoridades sem desrespeitá-las. Mostrar que está por dentro das leis. Não é fácil !Uma dica: leia mais sobre direito de guarda. Leve livros e revistas com você, quando for ao Promotor do seu caso. Estou dizendo isso porque somente consegui minha medida de afastamento do pai por agressão, BOs e denuncias no Conselho Tutelar, quando mostrei revistas, que li , paginas do Estatuto da Criança e Adolescente que me ampararam, enfim parece que só assim as pessoas dão o devido valor às nossas causas.
    Não é? Pergunto aos Advogados que participam deste Fórum.
    Um grande abraço
    Patricia P

    J

    Juliana Bunn Quarta, 01 de abril de 2009, 21h54min

    Minha filha está sobre pressão do pai , está com medo, ele faz ameaças com ela e mesmo assim a juíza deu a guarda provisória pra ele, ela foi ouvida pela juíza e de tão precionada pelo pai ela falou que queria ficar com ele, estou apavorada o que devo fazer?

    P

    Patrícia P Sexta, 03 de abril de 2009, 14h20min

    Juliana, acho que realmente estamos de mãos atadas. Acredito também que não devemos simplesmente acatar as decisões, que muitas vezes são tomadas por pressões que sofremos. Também fui muito pressionada por um Promotor em Audiência de guarda para deixar meu filho mais tempo com o pai, como era requisitado por ele. Mesmo a guarda sendo minha, cedi às pressões e hoje me arrependo(após 5 anos!)
    Muitos não querem saber se a criança está bem de fato, parece que querem resolver logo o problema, aí vem as pressões e muitas vezes decisões injustas.
    Não desista! Se o melhor para a sua filha é ficar com você e visitar o pai, tente novamente uma nova avaliação junto à Vara de Infância e com o apoio do seu Advogado. Você também pode ter acesso ao Promotor do seu processo. Eu consegui algumas coisas indo pessoalmente ao Fórum. É cansativo, mas as vezes o"cara a cara", com respeito e demonstrando que você não quer um rompimento de laços, mas qualidade de vida para sua filha, pode ser que consiga. Você deve levar o número do seu processo(seu Advogado tem) para facilitar a verificação do caso pela promotoria.
    Um abraço. Patrícia

    R

    Roseane Vieira dos Santos Sexta, 03 de abril de 2009, 20h05min

    Boa tarde! Dr. Maria Anete, tudo bem?
    Meu nome é Roseane, e vivo um verdadeiro inferno, pelo seguinte: -Moro com uma pessoa há quase 10 anos, nesse período tivemos dois filhos, um tem 9 anos, e o outro tem apenas 2 anos, vivemos numa casa emprestada pela família dele, e só ele trabalha, o fardo é pesado eu sei, mais durante esses tempo em que vivemos juntos, eu nunca tive um trabalho fixo, só quebra galhos, mais ele era militar, e hoje funcionário publico, e eu ainda não estou trabalhando, mais volitei a estudar já a dois anos, estou terminando meu segundo grau através de supletivos. Acontece que ele quer se separar de mim por que eu não trabalho, e vivi me dizendo que irá fazer isso e ainda por cima tirar meus filhos de mim.Eu não tenho para onde ir, porque a casa da minha mãe, não é um lugar seguro para meus filhos ficar, pois meus irmãos são envolvidos com drogas, e eu não quero que meus filhos vivam no lugar assim, nem que seja por um tempo, até por que eu não iria ter tranqüilidade para trabalhar e deixa-los com minha mãe e meus irmãos.
    Ele me ameaça dizendo que vai tirar meus filhos de mim, isso é possível?
    Agradeço sua atenção!

    B

    bruna_1 Domingo, 05 de abril de 2009, 14h33min

    Dr. Juliana Barros
    Tenho um filho de 9 meses, o qual ainda amamento, mesmo sabendo que tenho a guarda de fato, fui orientada a solicitar a guarda do meu filho na justiça.
    Sou solteira, estou desempregada e moro com meus pais.Temos uma condição financeira boa só que a do pai dele é melhor. Gostaria de saber se corro o risco de perder a guarda do meu filho.
    aguardo resposta breve
    Desde já agradeço
    Bruna

    P

    Patrícia P Segunda, 06 de abril de 2009, 3h40min

    Tenho acompanhado os casos deste Fórum e até tentei ajudar com a minha experiência, companheiros que estão lutando por soluções, mas vou ser sincera: muitos de nós, leigos e com problemas graves não estamos obtendo respostas ou dicas de especialistas na área de Direito de família. Sinto que todos ficam apreensivos por ajuda. Se é um fórum destinado a nos ajudar compartilhando nossos conflitos, porque mais Advogados não participam? Entro todos os dias no Site depois que descobri este espaço e como os colegas aguardamos pelo menos um comentário!
    Atenciosamente
    Patrícia

    G

    GIZELLE SOUSA ARAUJO Segunda, 06 de abril de 2009, 15h22min

    Oi meu nome é gizelly e tive um relacionamento em que foi gerada uma criança, hoje ela tem 4 anos e meio. A seis meses atras fui enganada pelo pai dela afirmando-me que iria me mandar para cs da minha mãe para que nós fossemos depois de 6 meses para manaus, em fim, ele já tinha premeditado essa vinda minha e da minha filha para que ele não vivesse mais conosco. Depois de seis meses, arrumei emprego e achei que ainda estava tudo certo entre agente eu ia lá visita-lo ficavamos juntos, mais ele estava me traido, assim que soube das traiçoes não pensei duas vezes e o coloquei na justiça com pedido de guarda e alimentos de minha filha. Eu não queria que minha filha fosse para cs dele então perguntei ao priomotor de justiça o que eu poderia fazer, ele disse que se eu não quizesse deixar não dixaria ela ir e se ele tentasse a força que eu chamasse a policia. Ele vive me ameaçando que se eu não deixar ela ir que ele vai dar queixa na policia como sequestro.

    Eu queria entender, como um homem abandona a filha e amulher na cs da mãe, não ajuda em nada com a criança, eu o coloquei primeiro na justiça, como pode ele dar queixa de sequestro se ele anbandonou a família e o processo ainda nem teve conclusão no forum?

    Eu posso continuar não deixando minha filha ir?E aceitar o conselho do promotor?

    O que devo fazer, o caso ainda não teve conclusão na justiça.

    grato, espero resposta.

    L

    Luana_1 Terça, 07 de abril de 2009, 15h23min

    Eu estou em dúvidas de como devo agir.Veja a minha situação:Eu morava no paraná há 8 anos e através da internet reencontrei com um ex namorado e deixei tudo lá(trabalho,familia,casa,móveis) para morar com ele aqui no rj,na época ele estava desempregado e moramos com os pais dele.agora faz exatamente 1 ano que ele está empregado,e no começo desse ano,minha filha de 7 anos(fruto do meu relacionamento anterior)veio passar as férias comigo,mas devido as brigas ela quis ir embora(ela foi morar com o pai dela no paraná metade do ano pasado,pois sentia muita falta de todos lá).Eu aproveitando a passagem do pai dela já que era ele quem vinha trazer e levar,conversei com meu marido,pai do meu filho de 1 ano e meio se eu poderia ir levar minha filha e assim ficar lá por uns dias para rever minha familia e tb para repensarmos sobre o nosso casamento já que estavamos em crise e ele concordou,só me pediu para não comunicar nada para a familia dele.Chegando lá eu liguei para dizer que tinhamos chegado bem e fiquei sabendo que ele ficou dizendo por lá que eu havia fujido com meu filho ,depois de 3 dias que eu estava lá comprei minha passagem de volta e liguei para ele que se fez de abandonado,parecia um maluco,e me disse que havia vendido nossos móveis,e entregue a casa,fiquei chocada!Igual eu voltei para resolver essas coisas,chegando aqui fiquei na casa de um tio,e não consegui nada!ele virou uma pessoa mentirosa,diz coisas que eu não falei,ficou me acusando de ter levado nosso filho dele,diz uma coisa para mim e qaundo eu falo para alguem diz que é mentira minha.Enfim,nesses 3 meses estou que nem um joguete na casa de um e de outro e ele pegando o garoto todo fim de semana,no sabado bem cedo e me entregando no domingo tarde da noite,e quanto a pensão ele não dá em dinheiro,eu tenho que ficar fazendo uma listinha todo fim de semana,ele diz que não vai me dar em dinheiro,e se eu meter ele na justiça eu que iria sair perdendo,pois ele iria me dar muito pouco.E agora estou numa situação muito dificil,pois não consigo emprego aqui e nem quem fique com meu filho para eu procurar emprego,ele fica me dificultando a todo momento.Estou querendo voltar para o paraná onde está minha familia,meu pai até consegiu emprego para mim e meu irmão conseguiu vaga para creche pro meu filho,a questão é:Eu poderia ir pra lá com meu filho de 1 ano e meio?Sendo que lá eu tenho emprego,moradia,melhor condição para meu filho e estaria com minha filha.Aqui tenho medo dele pegar a guarda do menino já que não estou em boa situação morando de favor na casa de um e de outro e sem possibilidades de trabalhar.Por favor me ajudem!

    P

    Patrícia P Quarta, 08 de abril de 2009, 23h36min

    Luana 1
    Tome muito cuidado com estes "conselhos"-"Cada cabeça é uma sentença de verdade"(experiência própria!). O Promotor disse...entretanto, vai seguir o seu processo? SE for, você tem uma esperança de sair de sua cidade e correr tudo bem, senão, o Juiz ou Promotor que pegarem o seu processo é quem de fato vão decicidir o seu caso. Você tem que ter um bom Advogado que te acompanhe.
    Quando eu aguardava minha medida cautelar de afastamento do pai do meu filho, alguns profissionais de Direito de família diziam que a guarda era minha então poderia sair da cidade quando quisesse para poupar meu filho e protegê-lo. Quase o fiz. Ainda bem que não, pois o Juiz do meu caso concedeu o afastamento mas em 15 dias revogou e ainda fui ameaçada de inversão da guarda, sendo que tinha vários BOs provando de fato que o pai é um agressor! Então se seguisse a orientação de profissionais qualificados eu estaria "perdida"! Não sai da cidade e aguardei a medida cautelar do Juiz. Entende que cada profissional vai interpretar o seu caso de um jeito? Não faça nada sem o apoio do profissional que estará com você no seu processo! Sou leiga. É só uma dica.
    Um abraço
    Patricia P

    P

    Patrícia P Quarta, 08 de abril de 2009, 23h44min

    Desculpe o meu comentário acima é para a Gisele Souza Araújo. me confundi com tantos casos!
    Um abraço!

    P

    Patrícia P Quarta, 08 de abril de 2009, 23h49min

    Desculpe, Meu comentário foi para a Gisele Souza! Me confundi com tantos casos que leio!
    Um abraço

    M

    maria_1 Sábado, 11 de abril de 2009, 4h37min

    Há mais ou menos 9 anos mantive um relacionamento com uma pessoa, do qual nasceu uma criança, hoje com quase 5 anos, atualmente estou desempregada, e meu ex-marido me dá uma quantia em torno de quinhentos reais, mais colégio, mais plano de saúde para a criança. Nos últimos meses ele a tem levado para passar o dia com ele (raramente um sábado ou outro), a criança não gosta, faz escândalo desde o momento que sabe que vai ter que ir, na saída, na maioria das vezes se agarra ao meu pescoço, sem querer ir, mesmo assim, ele a leva. Quando volta, o horário nem sempre é o mesmo, chega com fome, suja, dormindo, as vezes até molhada, dormindo, algumas vezes com a mesma roupa que saiu de manhã (sendo que sempre coloco na mochila roupas, brinquedos, escova, sabonete, etc. o necessáio para a higiene dela), em uma das vezes tomaram o brinquedo dela(e não devolveram), a puseram de castigo e ainda bateu nela, outra vez a trancaram sozinha em casa por alguns instantes, quando chegou a noite em casa ela chorava muito pra mim, pediu que não queria mais voltar lá, nessa mesma noite ela teve febre, e passou alguns dias, sem que eu pudesse por um instante sair de perto dela, pois tinha medo, até quando eu ia no banheiro, ela queria ir junto. Na maioria das vezes que volta de lá a levam pra passear, compram roupas caras, levam ao circo, ou outros programas como se quisessem comprá-la. Agora ele inventou que quer levá-la para passar um fim de semana inteiro, não conseguem cuidar da criança nem por um dia, quanto mais por um final de semana. O que posso fazer para impedir? Sou obrigada a aceitar? Por favor, me orientem.

    G

    GIZELLE SOUSA ARAUJO Sábado, 11 de abril de 2009, 22h59min

    Oi meu nome é gizelly e tive um relacionamento em que foi gerada uma criança, hoje ela tem 4 anos e meio. A seis meses atras fui enganada pelo pai dela afirmando-me que iria me mandar para cs da minha mãe para que nós fossemos depois de 6 meses para manaus, em fim, ele já tinha premeditado essa vinda minha e da minha filha para que ele não vivesse mais conosco. Depois de seis meses, arrumei emprego e achei que ainda estava tudo certo entre agente eu ia lá visita-lo ficavamos juntos, mais ele estava me traido, assim que soube das traiçoes não pensei duas vezes e o coloquei na justiça com pedido de guarda e alimentos de minha filha. Eu não queria que minha filha fosse para cs dele então perguntei ao priomotor de justiça o que eu poderia fazer, ele disse que se eu não quizesse deixar não dixaria ela ir e se ele tentasse a força que eu chamasse a policia. Ele vive me ameaçando que se eu não deixar ela ir que ele vai dar queixa na policia como sequestro.

    Eu queria entender, como um homem abandona a filha e amulher na cs da mãe, não ajuda em nada com a criança, eu o coloquei primeiro na justiça, como pode ele dar queixa de sequestro se ele anbandonou a família e o processo ainda nem teve conclusão no forum?

    Eu posso continuar não deixando minha filha ir?E aceitar o conselho do promotor?

    O que devo fazer, o caso ainda não teve conclusão na justiça.

    grato, espero resposta.

    já é a segunda vez que mando essa pergunta e não recebo resposta, preciso muito de uma resposta pois as ameaças dele são constantes

    G

    GIZELLE SOUSA ARAUJO Domingo, 12 de abril de 2009, 16h28min

    por favor preciso de uma orientação de um advogado
    ele não mora na mesma cidade

    F

    Fernanda Bolonini Sexta, 24 de abril de 2009, 3h47min

    Tenho 34, trabalho, tenho casa própria e tenho um filho de 11 anos o pai dele é comerciante e há alguns anos por um problema pessoal, ele passou a guarda para minha mãe e meu padrastro, mas o meu filho convive comigo e hj passo por situações humilhantes porque moramos no mesmo terreno, diariamente estamos juntos na casa de minha mãe e ela sempre me ameaça dizendo q vai tomar a criança e vai convencer ao pai do meu filho pra deixar com ela. Gostaria de saber se tenho como reaver a guardar e o q devo fazer para isso?

    N

    natanaely abdala Terça, 28 de abril de 2009, 18h44min

    eu tenho 17 anos cheguei a manaus com 16 anos, vim estudar e trabalhar, a três meses eu decobri que to gravida e vim morar nacasa do meu namorado porque minha gravidez é de risco, mas ai ele bebe muito e as vezes chega a me tratar mal, ja chegou até a me bater, eu ja tentei sair dq mas não posso me sustentar sosinha pq eu não to podendo trabalhar e ele se nega a me ajudar, não posso ir pra casa dos meus pais porque eles moram no interior e la não tem medico como minha gravidez é de risco preciso de acompanhamento medico. a pergunta é: Eu tenho direito a pedir pensão dele durante minha gravidez?

    G

    GIZELLE SOUSA ARAUJO Quinta, 30 de abril de 2009, 11h55min

    a nova lei ampara vc garotinha, vá no fórum próximo a tua cs que vc tem sim direito, e quanto a ele te bater vá na delegacia da mulher pois tem abrigos onde poderá ficar até completar 18 anos ou até que a criança deixe de ser amamentada. Deus proteja vc e seu bb, fica com deus. No fórum tem advogados que irão pegar seu caso sem precisar pagar. boa sorte

    resposta para natanaely abdala

    G

    graziella_1 Quinta, 30 de abril de 2009, 13h28min

    Tenho 18 anos tenho uma filha q o pai paga pensão namoro com o pai da criança ainda, no momento não trabalho,moro com meus pais.Mas o meu pai não deixa eu corrigir a minha filha não deixa eu colocala de castico nao deixa eu fazer nada,quando fasso ele me chinga,a criança so eu q cuito dela o dia todo e quando ele chega do serviço é um inferno quer tirar a minha outoridade sobre ela,mas quando ela faz coisa de errado com ele ,ele nao corrigi nao chama eu pra corrigir....
    O que fazer nesse caso quais são os meus direitos como mae....

    J

    Jociane Alves Terça, 05 de maio de 2009, 15h52min

    Gostaria de saber meu marido tem uma filha, e sempre tentou a guarda mais a mae sempre negava, conformado com a decisao da mae ele respeitou e continuou pegando a criança nos dias que eram sedidos pela mae, agora a mae de livre espontanea vontade decidiu passar a guarda para o pai, nos ficamos muito felizes pois a menina nao e bem cuidada por sua mae e agora vamos poder cuidar da criança. ( mas a mae tem em mente quando ela tiver com uns 15 anos pegar a guarda novamente, penso que nao e justo pois vamos cria-la, e a criança nao é brinquedo para ficar nesse vai e vem. posso orientação como podemos proceder neste caso?).