O QUE PODERIA SER FEITO PRO PAI CONSEGUIR A GUARDA DO FILHO DE 5 ANOS...POIS O DE 3 NAO FICARIA COM ELE APESAR DE ESTAR APEGADO MAIS A MAE...O OUTRO E COM O PAI... QDO O PAI CONSEGUE A GUARDA DO FILHO, SENDO Q A PREFERENCIA E SEMPRE DA MAE? O Q ELE PODERIA FAZER?

Respostas

    T

    Thiago_Im Segunda, 25 de fevereiro de 2013, 19h32min

    Gostaria de saber se eu tenho direito de passar o fim de semana com a minha filha de 7 meses.(sábado e domingo) e ir pra São Paulo(onde está a avó paterna da minha filha)
    Moro em Campinas, e aos finais de semana eu vou até a cidade onde se encontra a minha filha, que está em Aparecida.
    Resumindo, passar o final de semana com minha filha de 7 meses em São Paulo com a avó paterna.
    A mãe da minha filha disse que consultou a advodaga dela e a mesma disse que eu não posso ficar com minha filha, pois elá é muito pequena para dormir longe da mãe.
    Lembrando que a minha filha nem está tomando leito do peito, pois "secou" quando ela tinha por volta dos 3 meses de idade.
    Ela toma leite em pó e já come papinha(eu posso preparar tudo isso sem a mãe).

    Atenciosamente,

    Thiago.

    J

    Julianna Caroline Terça, 26 de fevereiro de 2013, 16h51min

    Thiago

    Vc pode se pedir isso judicialmente, comprovar que a cça não é mais 100% dependente da mãe e que vc é tão capaz quanto ela de preparar leite em pó e papinhas.
    Peça judicialmente o direito de pernoites em finais de semana alternados, pegando sábado de manhã e devolvendo domingo no final da tarde.
    Aqui tivemos um caso de uma bb de 9 meses que o pai conseguiu pernoites porque ela nao mamava mais no peito.
    Boa sorte**

    V

    Valerio_Maciel Segunda, 13 de maio de 2013, 15h59min

    Boa tarde.

    Tenho duas filhas, de 9 e 7 anos cuja a guarda está com a mãe. Minha dúvida é, caso a escola das crianças não esteja sendo paga, é possível solicitar que a pensão paga mensalmente seja para pagar a mensalidade e o que sobra seja transferido para a mãe? Outra dúvida, o ato de não pagar a mensalidade das escolas, pode contribuir para uma futura ação de solicitação da guarda, visto que a mãe não tem zelado pela educação das crianças?

    S

    SulaTeimosa Suspenso Terça, 14 de maio de 2013, 0h01min

    Não, tendo a genitora a guarda unilateral é ela quem decide como usar o valor da pensão.

    Vc pode é pedir revisão da pensão propondo fixá-la in natura, pagando diretamente as despesas, como a escola.

    Apenas se as crianças ficarem fora da escola durante o ano letivo é que vc poderálevar a questão na justiça alegando abandono intelectual, mas isso ainda assim não garantiria a revrsão da guarda, exceto se provado pelo estudo psico-social que a genitora realmente é negligente quanto a isso.

    F

    Fenna Quinta, 16 de maio de 2013, 2h22min

    Com irmãos na jogada é complicado. O juiz dá preferência a quem acolhe o grupo de irmãos. Mas ele pode oferecer uma guarda compartilhada, se for o caso. Lembre que a guarda não anula o poder da mãe

    F

    FJBrasil.. Suspenso Quinta, 16 de maio de 2013, 2h59min

    Juiz da preferencia pelo melhor interesse da criança...Juiz não faz oferta...julga a ação...

    F

    Fenna Quinta, 16 de maio de 2013, 11h57min

    Com irmãos na jogada é complicado. O juiz dá preferência a quem acolhe o grupo de irmãos. Mas ele pode oferecer uma guarda compartilhada, se for o caso. Lembre que a guarda não anula o poder da mãe

    F

    Fenna Quinta, 16 de maio de 2013, 11h59min

    Já era o juiz julgar por conta própria, apenas lendo o processo. Isso acontecia antes do Estatuto. O juiz vai escutar a familia e vai escutar o menor, com perguntas que sejam adequadas a sua idade

    F

    Fenna Quinta, 16 de maio de 2013, 12h01min

    Thiago, escute a Julliane. Ela está correta e cuidado com sua filhinha

    F

    FJBrasil.. Suspenso Quinta, 16 de maio de 2013, 14h07min

    Juiz não escuta menor de 12 anos.... a criança é ouvida pela equipe multidisciplinar do estado...se assim o juiz determinar,
    Nekka, como você não é advogada, nunca participou de audiência em vara de família, entendo que seja difícil você entender o que é um julgamento, e se tratando de vara de família, o juiz tem poderes que vc nem imagina...Lembrando que toda decisão depende muito da competência dos advogados...Muitas coisas do estatuto eu contesto, com jurisprudências atualizadas...

    X

    Xande2008 Domingo, 26 de maio de 2013, 21h23min

    Boa noite.
    Sou separado a 2 anos e tenho um filho de 6 anos.
    A guarda é da minha ex, eu pago pensão, e vejo o filho regularmente.
    Tanto eu como minha ex temos condições financeiras iguais de criar ele, mas afetivamente ele sempre foi muito mais ligado a mim e chora pra ficar mais comigo mas ela não permite.
    Gostaria de saber se judicialmente tenho alguma chance de ganhar a guarda do meu filho, somente pela preferencia dele.
    Obrigado.

    S

    SulaTeimosa Suspenso Domingo, 26 de maio de 2013, 22h25min

    Xande, vc terá sempre as mesmas possibilidades que a mãe de ficar com a guarda, apenas que quanto mais nova a criança maiores as chances dela ficar com a mãe.

    É natural que vc pense assim, que o filho chora para ficar com vc e isso que traduza um apego maior com vc, que a afetividade seja maior com vc. Não duvido. Mas pode ser tmb que tal apego se dê justamente por a criança não tê-lo todo dia, assim como ele tem a mãe.

    Numa disputa de guarda sempre é feito o estudo psico-social para avaliar todos os envolvidos que irão participar (mais ou menos) da vida da criança na nova realidade dela, e isso inclui os laços afetivos que a criança construiu e a qualidade do relacionamento, pois a afetividade ela tmb tem com a mãe e pode ser tanto quanto ele tem com vc.

    Dependendo da idade da criança, talvez o melhor para ela seria a guarda alternada onde ela usufruiria da rotina de ambos os genitores. Isso poderia diminuir a ansiedade dela e evitar a síndrome de abandono que muitas crianças criam diante desta situação de separação.

    R

    rafael escotiquio Sexta, 31 de maio de 2013, 13h08min

    olá , gostaria de saber como um pai conseguiria ter a guarda de uma filha de apenas 4 meses de vida , pois a mae sempre disse que nao queria ter a filha e no começo lutou até para abortar graças a eu o pai consegui no começo tirar isso da historia e ai a minha filha nasceu super saudavel mas a mae joga toda hora na minha cara que nao gosta da vida que leva que sempre nao queria ter a criança e perde muito facil a paciencia com a criança e um dia ameaço a bater até na criança . eu tenho provas de tudo tanto gravações quanto provas de familiares e amigos e provas diante de internet tambem isso poderia ajudar a conseguir a guarda da minha filha ou ela é muito pequena para o pai ter a guarda ?
    e se for muito pequena tenho mesmo de deixar ela com a mae ? a mae tendo problemas pisicologicos ? ou ameaçando bater na filha de apenas 4 meses ?
    POR FAVOR ME AJUDE

    F

    FJBrasil.. Suspenso Sexta, 31 de maio de 2013, 16h46min

    Rafael
    se a mae na gosta da filha, basta vocês irem na defensoria publica e solicitar que seja feito um processo de guarda para o juiz homologar...

    S

    simone maria o Segunda, 01 de julho de 2013, 21h39min

    Tem 8 mês que meu filho abriu processo de guarda .por quantas fases passa processo de guarda. demora quanto tempo, a juíza Pediu assistente social e psicóloga no 10/04/2013 vai fazer 3mês. até agora ninguém apareceú. mae da minha neta e viciada e droga responde processo. tentiva de homicídios

    S

    simone maria o Segunda, 01 de julho de 2013, 21h43min

    Tem 8 mês que meu filho abriu processo de guarda .por quantas fases passa processo de guarda. demora quanto tempo, a juíza Pediu assistente social e psicóloga no 10/04/2013 vai fazer 3mês. até agora ninguém apareceú. mae da minha neta e viciada e droga responde processo. tentiva de homicídios

    S

    simone maria o Segunda, 01 de julho de 2013, 21h57min

    Tem 8 mês que meu filho abriu processo de guarda .por quantas fases passa processo de guarda. demora quanto tempo, a juíza Pediu assistente social e psicóloga no 10/04/2013 vai fazer 3mês. até agora ninguém apareceú. mae da minha netayu e viciadia e droga responde processo. tentativa de homiíios

    D

    daniel--lucas Quarta, 06 de novembro de 2013, 11h52min

    queria saber como eu faço para ter a guarda do meu filho, minha ex namorada esta gravida de 7 meses, e esta abrindo mão da criança dizendo que nunca quis ter um filho, e que não tem condição de criar, e que nosso filho ficaria melhor comigo.

    C

    Cruz1 Quarta, 06 de novembro de 2013, 12h19min

    Assim que a crianca nascer ela te passa a mesma, voce oficializa aguarda. E pronto.

    D

    daniel--lucas Quarta, 06 de novembro de 2013, 12h29min

    Mas você sabe com quais documentos eu tenho que entrar no processo de guarda, porque eu tenho que regularizar isso antes do meu filho nascer, porque ela disse que não quer nem amamentar o bebe,e para tirar ele do hospital eu acho que eu tenho que estar pelo menos com uma guarda provisoria para isso.