O QUE PODERIA SER FEITO PRO PAI CONSEGUIR A GUARDA DO FILHO DE 5 ANOS...POIS O DE 3 NAO FICARIA COM ELE APESAR DE ESTAR APEGADO MAIS A MAE...O OUTRO E COM O PAI... QDO O PAI CONSEGUE A GUARDA DO FILHO, SENDO Q A PREFERENCIA E SEMPRE DA MAE? O Q ELE PODERIA FAZER?

Respostas

    M

    Marcelo Bare Sábado, 28 de janeiro de 2012, 23h18min

    Tenho 2 filhos menores e quero me separar e ficar com a guarda deles, tenho 3 processos por agressão(nao familiar, briga de rua) e sei que isso pode me pejudicar, tenho medo de não conseguir a guarda ou mesmo que eu nao consiga que minha ex esposa use estes processos para me proibir de ver as crianças até q elas completem maioridade, isso pode ser possível??

    I

    Insula Ylhensi Suspenso Segunda, 30 de janeiro de 2012, 14h32min

    Marcelo, a tendência é a guarda dos filhos até 12 anos ficarem com a mãe. Tirar a guarda de uma mãe é coisa muito dificil, somente se ela agredisse os filhos, os maltrata-se, os colocassem em risco de saúde.

    Numa disputa de guarda os processo podem, sim, serem usados contra vc, mas isso não impediriam seu direito de visitas posto que a agressão se deu com terceiros e não contra seus filhos.

    Os processos podem ser usados para traçar a linha de comportamento e caráter. A justiça quando decide guarda procura antes de tudo o direito das crianças, e isso implica em estabilidade (tendências agressivas apontam ao seu oposto), à segurança, a bons exemplos no convívio social.

    Sugiro que busque terapia de apoio pois isso será ótimo para sua ficha, demonstrará que vc procura melhorar para ser um bom exemplo a seus filhos que são pessoas em formação.

    O seu direito á visita não pode ser negado, exceto se vc demonstrar descontrole perto das crianças.

    Boa sorte!

    B

    bequito Sexta, 02 de março de 2012, 8h37min

    gostaria de saber eu tenho um filho com uma moça que ja tem 5 filhos, eu cuido dele desde 6 meses agora esta 6 anos e 7 meses, nunca moramos juntos com a mãe, eu pago escola particular, plano de saude, tem casa propia, tenho um bom passar, ele consta na certidão de nacimento com meu sobrenome, los filhos dela moram com avo, que não tem condiçoes, to querendo mudar para outro estado para poder colocar uma empresa para crecer mais e ainda dar mais coisas para ele, meu filho tem locura por mim, que devo fazer para poder mudar, desde ja obrigado

    I

    Insula Ylhensi Suspenso Sábado, 03 de março de 2012, 2h25min

    bequito
    Antes de tudo vc precisa regularizar sua guarda. Vc já a tem de ato, falta que seja por direito, isso se consegue por sentença judicial.

    Após tudo definido, vc com a guarda judidical, precisará ter o motivo para a mudança para que não corra o risco de configurar alienação parental e ter a guarda revertida pra a mãe da criança.

    Portanto, vc deverá providenciar 1º os motivos (iniciar os negócios em outra cidade) e depois mudar-se com a criana. É fundamental que informe a mãe do novo endereço da criança, a entrega do aviso tem de ser registrado para a sua segurança, caso amanhã ela alegue que não foi informada.

    Boa sorte!!

    M

    mmon Segunda, 02 de julho de 2012, 18h55min

    Tenho um filho de 3 anos e morei junto com a mae dele durante 4 anos sai de casa quando meu filho tinha 1 ano de idade agora a mae dele que que eu fique com a criança mas quero saber o que devo fazer para ter a guarda dele definitiva ja que ela que somente que ele fica na minha casa sem assinar papelada nenhuma?

    I

    Insula Ylhensi Suspenso Segunda, 02 de julho de 2012, 19h01min

    Qual o problema de vc ficar com seu filho?

    O pai ou mãe não precisa de guarda judicial para passar um bom tempo com o filho. Aproveite para aumentar a intimidade entre pai e filho.

    Não é ilegal o que a mãe propôs.

    Desculpe mas não entendi exatamente seu problema.

    C

    Carlos Marinheiro Quinta, 08 de novembro de 2012, 22h32min

    Sou divorciado a 2 anos e tenho dois filhos um de 14 (menino) e outra de 07 (menina), tenho contato a cada 15 dias nos finais de semana e mantenho uma rotina de pegá-los na escola duas vezes por semana onde lanchamos e aproveito para acompanhar as lições escolares da minha filha. Esta semana conversando com meu filho ele disse que a mãe (que tem a guarda) está preparando uma mudança para São Paulo a 100 km da minha cidade, sem me avisar e sem se importar com meu convívio com as crianças, tem alguma coisa que eu possa fazer para impedir essa mudança de cidade? já que meus filhos disseram que também estão tristes pela decisão exclusiva dela? e perceberam que será muito difícil de vê-los frequentemente? Agradeço a ajuda.

    I

    Insula Ylhensi Suspenso Quinta, 08 de novembro de 2012, 22h40min

    Sem dúvida, Carlos. Vc pode entrar com ação de reversão da guarda alegando alienação parental, pois ela só pode mudar-se se vc autorizar.

    Sugiro que procure a Defensoria Pública.

    F

    fuser Quinta, 03 de janeiro de 2013, 14h44min

    Minha esposa saiu de casa levando nossas filhas,uma de 4 anos e outra com 2 anos de idade,ja se passaram 4 meses.
    Ela tem outro relacionamento,mas ainda estamos casados no papel.
    Ainda nao dei entrada no divorcio por falta de informacao a respeito da guarda das criancas.
    Como devo proceder para ter a guarda???

    I

    Insula fênix Suspenso Quinta, 03 de janeiro de 2013, 16h17min

    "Como devo proceder para ter a guarda??? "

    Requerendo na justiça, Fuser. Simples assim.

    Mas devo alertá-lo que com crianças tão pequenas as chances não são muito grandes, elas existem, sim, claro, mas não são muito grandes.

    O divórcio nada tem haver com a guarda, aliás, a maiorias dos juizes não aceitam que sejam em conjunto, eles desmembram, assim, o divorcio corre com um e a ação de guarda vai pra outro juiz.

    O simples fato dela ter se separado de vc, separado de fato vcs estão, o papel é mera pro forma, um ato burocrático apenas.

    W

    Wesley Rodrigues de Souza Domingo, 13 de janeiro de 2013, 1h52min

    olá, tenho uma filha de 3 anos, sempre fui apegada a ela, eu sempre fiquei mas com minha filha quando a mae morava na mesma cidade que eu moro, mas agora a mae foi embora, e veio no natal falando que ia passar o natal, e eu passaria o ano novo, só que no dia que fui buscar minha filha no ano novo a mãe se negou a deixar eu ver e entregar minha filha para passar o ano novo comigo, eu sempre que cuidei da minha filha, a mae nunca precisou trabalhar pra dar nada pra ela,moro numa cidade pequena 8 mil habitantes, todo mundo conhece como eu cuido da minha filha, e todo mundo sabe o jeito que mae cuidava, vou entrar com o pedido de guarda, pois a mae não tem condições morais para cuidar da minha filha, estou a ponto de enlouquecer de saudade da minha filha ainda mas quando ela diz:" pai eu queria ir pra ai, mas minha mae não deixa" isso quando consigo falar com minha filha, que é o unico contato que eu tenho com ela devido a mãe estar escondendo minha filha de mim, tenho boas provas gravadas no meu celular , conversas que comprometem a mae, tenho a cidade onde eu moro e a mae da minha filha morava todinha sabendo do caso. A MAE DA MINHA FILHA NÃO TEM CONDIÇOES MORAL DE CUIDAR DA MINHA FILHA, MINHA FILHA TA SOFRENDO PRESSÃO DA TIA DA MAE DA MINHA FILHA, E DA PROPRIA MAE DA MINHA FILHA PARA NÃO ME RESPONDER QUANDO EU LIGO, EU SOU PAI QUE AMA A FILHA QUE TEM, EU CONHEÇO MINHA FILHA E SEI QUE ELA TA SOFRENDO COM ISSO. EU SEI QUE QUER ESTÁ COMIGO!

    L

    Liiiii Domingo, 13 de janeiro de 2013, 2h09min

    vá na cidade da sua ex, procure o fórum da cidade e entre com processo de regulamentação de visitas. Se não tiver ainda estabelecida a pensão judicialmente, entre com oferta de alimentos.
    Com as visitas regulamentadas se ela não deixar você ver as crianças nos dias determinados pelo juiz, você faz b.o por desobediência judicial.
    Com alguns b.os você pode entrar com processo de reversão de guarda por alienação parental.

    I

    Insula fênix Suspenso Domingo, 13 de janeiro de 2013, 22h20min

    Wasley, vc não diz se já haviam visitas regulamentadas.

    Qualquer processo terá de correr na cidade domicilio do menor, onde ele vive no momento.

    A avaliação moral de sua esposa será feita pelos estudo psico-social destacado pelo tribunal.

    Recomendo que procure a Defensoria Pública em sua cidade.

    R

    RaisaGR Sábado, 19 de janeiro de 2013, 12h39min

    Tenho um filho de 4 anos e já tivemos a audiência onde ficou tudo acordado. A guarda é minha porém o pai pode participar na escolha da escola porque ele vai arcar com 50% da mensalidade. Ele paga 70% de um salário mínimo de pensão. Nós moramos na mesma cidade mas em bairros distantes. Esse ano ele vai para a escola e ele quer que eu o coloque numa ótima escola, mas que fica muito longe da minha casa. Sendo que tem uma escola a 10 min andando da minha casa. Não é a melhor escola, mas é uma boa escola. Se não, eu não o colocaria lá. Agora ele quer a guarda dele alegando que ele vai cuidar melhor. Moramos meu pai, meu filho e eu. E enquanto eu trabaho ele fica em casa com meu pai. Ele pode conseguir a guarda? Ele é bem cuidado, bem tratado. Mas o pai está sempre procurando algo para tirar a guarda do meu filho. Ainda mais depois que comecei a namorar e planejo casar ainda esse ano. O que eu faço? Posso realmente perder a guarda do meu filho?

    F

    FJ.Brasil Sábado, 19 de janeiro de 2013, 13h08min

    Raisa,
    tudo é possivel, pois se ele é um bom pai, provar que tem melhores condiçoes para participar do desenvolvimento do filho, no aspecto social, emocional, psicologico, familiar...
    Voce näo vai perder o seu filho, a guarda pode ser revertida a qualquer tempo.

    A chance dele ter a guarda é grande, pois enquanto ele se preocupa em colocar o filho na melhor escola, vc esta mais preocupada com a distancia, com a sua comodidade.

    O juiz analisa, sempre o melhor interesse da criança...

    R

    RaisaGR Sábado, 19 de janeiro de 2013, 15h34min

    FJ.Brasil, mesmo que tenha sido acordado dele estudar perto da minha casa? A questão não é minha comodidade. Mas não acho conveniente colocá-lo numa escola que fica a 1 hora de casa. É uma criança pequena que não precisa passar por isso. Ele quer colocá-lo numa escola melhor, mas não quer arcar com o transporte.

    F

    FJ.Brasil Sábado, 19 de janeiro de 2013, 15h45min

    Raisa
    ja é questao de bom senso...ninguem vai colocar uma criança de 4 anos, numa escola que fica 1 hora de distancia...E nenhum juiz irá concordar com isso. Mesmo que o pai pagasse o transporte.

    vc precisa conversar com ele...pois sua filha só tem 4 anos...explique, assim que ela entrar no 1 primeiro ano, ai sim vale o sacrificio para ela estudar num bom colégio...

    R

    RaisaGR Sábado, 19 de janeiro de 2013, 17h27min

    FJ.Brasil, é o que também acho. Mas não temos um bom relacionamento tanto que não coube nem a guarda compartilhada. Só fico apreensiva e com medo toda vez que ele fala isso. Coisa de mãe deve ser não é mesmo? Mas muito obrigada pelas respostas.

    F

    FJ.Brasil Sábado, 19 de janeiro de 2013, 23h44min

    Justamente Raisa, esse é o maior problema "Näo ter um bom relacionamento".
    ex-marido e ex-mulher, que se explodam os dois...A maior prova de amor para um filho, é PAI e MÄE, terem sempre um bom relacionamento. A filhinha de vcs deveria ser PRIORIDADE, mas infelizmente a falta de bom senso, frustaçoes, magoas..etc e tal...é mais forte que o desejo do bem estar da sua filha. A maior prova de tudo isso, é o simples fato de nao compartilhar a guarda.

    vc diz: ''Só fico apreensiva e com medo toda vez que ele fala isso. Coisa de mãe deve ser não é mesmo?''

    Isso näo é coisa de mäe, é coisa de mae que tem a guarda unilateral, pois qualquer vacilo da sua parte, se torna uma disputa judicial...Esse é verdadeiro medo que vc tbm...

    Uma vez decidido pela guarda compartilhada, os pais dificilmente usam o judiciario para resolver alguma questao...o filho deixa de ser uma disputa e se torna prioridade do amor dos pais. Obviamente a criança tem um desenvolvimento muito mais saudavel e feliz.