pai pode exigir exame de dna após ter registrado a criança
Meu irmao tem 3 filhos,ambos registrados no nome dele, ele paga pensão determinada pela justiça, mas agora ele quer pedir um exame de dna, ele pode fazer isso? Qual seria o nome da ação que ele moveria, caso um dos filhos não seja dele o que ele pode fazer em relação a isso?
fra
qualquer um dos genitores pode, a qualquer tempo, solicitar o dna. Chama-se investigação de paternidade com anulação de registro civil, pois se não for dele mesmo já será retirado o nome dele do registro de nascimento. Só lembro, que existe a relação sócio afetiva, que é aquela que se constrói ao longo do tempo, entre pai e filho, mesmo que depois se comprove que não existe parentesco, mas e aí? Ele não criou os filhos com amor de pai? Não os ama como filhos? O fato de não serem do mesmo sangue acaba ou apaga o amor que construiram um com o outro (pai e filhos) ? Não devria acontecer. Se ele está pensando nisso apenas para se livrar da pensão, ele é um homem muito amargo, pois não me conformo que uma pessoa cria como dele uma criança que viu nascer e de repente, o amor acaba!! Meu Deus e o amor que foi dedicado? Converse com seu irmão, pois os maiores prejudicados sempre são os inocentes: as crianças. Já vi decisões em que o Juiz considerou a relação sócio afetiva, mesmo com o dna excluindo a paternidade. Abraços**
O fato de registrar uma criança como seu filho e pagar a devida pensão alimentícia não impede o pai de, anos depois, pedir na Justiça o exame de DNA para que a paternidade seja realmente confirmada. A decisão é da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça. Se na parte da Mãe da criança houver ecusa em submeter-se ao exame de DNA faz presumir que é verdadeira a alegação do suposto pai.
Qualquer processo envolvendo menores e familia corre em segredo de justiça, não vai achar dados em nenhum lugar. Se vc quer saber sobre o assunto, pesquise no google algo como " investigação de paternidade depois de registrar o filho" ou "DNA de filho depois de cria-los" " negatória de paternidade de pai registral" etc.