Direito de vizinhança, muro e calçada

Há 19 anos ·
Link

Nos casos de vizinhos que, ao reformar ou construir uma casa, afastam o muro até o limiar da rua, sem obedecer o limite de espaço para calçadas, qual deve ser o procedimento a ser tomado? Pode-se ingressar ação contra o vizinho ou comunicar a Prefeitura (de que forma?), para que esta tome as providências? Obrigada!

2 Respostas
Paulino
Advertido
Há 19 anos ·
Link

Existe em cada município um Código de Obras, ou Estatuto das Cidades, onde estão previstos todos estes fatores da construção e expansão da cidade. Assim, certamente existe um limite legal, inclusive um disposição de lei que estabeleça a exigibilidade de calçadas, a obrigação de fiscalização é do município, do fiscal de obras. Denuncie ao Município, este deverá tomar providências, certamente será o embargo à obra e provavelmente a demolição dela para adaptar-se aos ditames da lei municipal.

Paulo Pessoa
Há 17 anos ·
Link

Nos casos em que os vizinhos constroem muro de divisória, se um dos lados não contribuiu com nada, ele tem o direito de erguer algo em cima do muro?

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos