Com forma de desabafo gostaria de dividir com os colegas o difícil momento que estou passando. Tenho OAB desde 2007 e em 2008 comecei a atuar nas áreas trabalhista e civil na cidade de São paulo. Em 2009 decidi mudar-me para o interior, cidade onde meus pais moram.

Fiz sociedade com alguns amigos mas acabou não dando certo e decidi ficar sozinha. Como a grana andava curta resolvi trabalhar em casa. Montei uma sala e fiz um pequeno escritório onde atendo alguns raros clientes. Não sei o que acontece mas me sinto sem credibilidade ficando aqui em casa e não creio que conseguirei clientes tão cedo. Será que alguém já passou por isso? É tão difícil assim começar na carreira?

Passo os dias aqui sentada, pesquisando coisas no computador, acompanhando o andamento de alguns processos, na grande maioria da assistência judiciária. Sei que qualquer pessoa que monta um negócio próprio rala no começo. Mas porque a gente desanima tanto com a profissão?

Coloquei uma placa no portão, com meu nome e minha OAB para tentar passar um ar menos informal e mais sério. Me surpreendi com um fiscal da prefeitura me dizendo que teria que pagar as taxas de localização, funcionamento e ainda pagar carne de ISSQN. Confesso que até procurei saber, mas infelizmente fica caro para mim no momento. Outra coisa que me deixou desanimada.

Alguém tem histórias semelhantes porém com final feliz para dividir comigo??

Respostas

    R

    Rimichel Quinta, 30 de setembro de 2010, 13h47min

    Olá, tudo bem?
    Nunca ninguém disse que é fácil.
    Acredito que tens que se animar, correr atrás... atualize-se diariamente....
    Um pouco mais de perseverança tudo se resolverá.

    abraço

    M

    Mateus Adv. Quinta, 30 de setembro de 2010, 14h02min

    Em cidadezinha do interior é mais difícil ainda começar.

    Não deixe de estudar, inclusive pra concursos.

    A

    adv Maringa Quarta, 19 de janeiro de 2011, 18h43min

    Olá, em pesquisa no site do STJ localizei decisão que declarou ilegítima a cobrança das taxas que você comentou acima
    Estou pensando em abrir um escritório também, por isso fiquei em dúvida se o imposto realmente era devido.
    Espero ter ajudado.

    Processo
    REsp 191279 / SC
    RECURSO ESPECIAL
    Relator(a)
    Ministro FRANCISCO PEÇANHA MARTINS (1094)
    Órgão Julgador
    T2 - SEGUNDA TURMA
    Data do Julgamento
    Data da Publicação/Fonte
    DJ 21/08/2000 p. 109
    Ementa
    TRIBUTÁRIO. TAXA MUNICIPAL DE LOCALIZAÇÃO E PERMANÊNCIA. ESCRITÓRIO
    DE ADVOCACIA. ILEGITIMIDADE DA COBRANÇA. PRECEDENTES. ISQN.
    DEFERIMENTO ABRANGIDO NA SENTENÇA.
    1. É ilegítima a cobrança, pelo Município, da taxa de localização e
    permanência de escritório de advocacia.
    2. Orientação traçada pelos Tribunais Superiores.
    3. O advogado é indispensável à administração da Justiça e sua
    atividade só se subordina às normas éticas e estatutárias
    instituídas por lei específica.
    4. Recurso especial conhecido e provido para restabelecer a decisão
    de primeiro grau.
    Acórdão
    Vistos, relatados e discutidos estes autos, acordam os Ministros da
    Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça, na conformidade dos
    votos e das notas taquigráficas a seguir, por unanimidade, conhecer
    do recurso e lhe dar provimento. Votaram com o Relator os Ministros
    Eliana Calmon, Paulo Gallotti, Franciulli Netto e Nancy Andrighi.

    Andreia Vieira

    Andreia Vieira Terça, 25 de janeiro de 2011, 15h42min

    adv Maringa

    Andreia Vieira

    Andreia Vieira Terça, 25 de janeiro de 2011, 15h46min

    ADV Maringa: Tens experiencia na area Contratual ?(Recisao de Contrato), procurando advogado em Maringa para um processo.

    Se tiver interesse favor entre em contato, aqui nessa pagina, irei entrar aqui com frequencia.

    Agradeco

    M

    MARIA ANUNCIADA MARQUES Terça, 25 de janeiro de 2011, 16h04min

    Minha histporia parece com a sua, também me formei em 2007, mas só consegui a OAB no inicio de 2010.

    Montei uma salinha e venho tentando aos pouquinhos ter sucesso. Quero te dizer que durante 6 meses,fiquei apenas com duas clientes fixas. Depois de resolver algumas questões, um cliente vai indicando outro. No começo temos muitas dificuldades sim, mas quero te dizer que hoje tem dias que eu não almoço, por falta de tempo.
    Graças a Deus. Quero te pedir que não desista,pois se este é o seu sonho, com certeza você vai conseguir. Saiba que os maiores homens que existiram na Bíblia passaram por lutas, mas foram vencedores.Nesse momento é muito importante que você esteja conversando sempre com pessoas que acreditem no seu sonho.Medite em ISAIAS 41,10. lEIA TAMBÉM A HISTÓRIA DO REI NEEMIAS NO VELHO TESTAMENTO.
    CREIO QUE UM DIA VOCÊ VAI ACESSAR ESSA PÁGINA PARA NOS CONTAR QUANTAS MARAVILHAS FORAM FEITAS ATRAVÉS DA SUA FÉ. QUE JESUS SEJA CONTIGO.
    UM FORTE ABRAÇO

    A

    AP - Terça, 25 de janeiro de 2011, 16h05min

    Olá FDias, acho que estou em situação parecida.. Mas, ao contrário, ainda vou começar.. peguei minha oab recentemente e estou perdidinha, vou abrir uma salinha com uma amiga adv (tb iniciante) e estou mto insegura... Engraçado que sempre estudei mto, mas a prática do dia-a-dia na advocacia é o que me aflige (pois fiz estágios só em órgãos públicos)... Porém, continuo estudando para concursos, que é o que realmente quero..
    Já peguei meu primeiro caso e já foi uma bomba! (segundo próprias palavras de outros advogados rs) Abri até um fórum aqui sobre ele, mas ainda não tem resposta.... ("Dr. Antônio, ajude-me por favor!") Ngn da área conseguiu ainda dar-me uma luz..

    Entendo o que vc passa.. mas acho que é assim mesmo no começo.. Tenha fé em Deus e não desanime. Já ouviu aquela frase: "o céu começa nas pedras"? Pois então, tenha certeza que tudo pode mudar, talvez antes que vc imagine.
    Abraços.

    B

    bethinha Terça, 25 de janeiro de 2011, 16h09min

    Tambem me formei a pouco tempo, não esta facil. Mas nao desista, aos poucos as pessoas vão te indicando e voce terá muitos clientes.

    A

    AP - Terça, 25 de janeiro de 2011, 16h10min

    MARIA ANUNCIADA MARQUES,
    bom ler suas palavras... Tb estou aflita com o início da profissão... mas tenho fé que tudo sempre melhora...
    Abraços.

    ?

    Fdiaz Quarta, 26 de janeiro de 2011, 8h40min

    Como será que faço para não pagar então essas taxas absurdas??
    Se colocar a placa a fiscal da prefeitura vai aparecer... posso levar multa por estar irregular... Como será que devo proceder/?

    ?

    Fdiaz Quarta, 26 de janeiro de 2011, 11h05min

    Adv Maringa. O acórdão que vc colocou aqui é de 2000. Vc viu que tem um outro, de 2004 que diz que é legal a cobrança da taxa??
    veja:

    REsp 658998 / RS
    RECURSO ESPECIAL
    Relator(a)
    Ministro FRANCISCO FALCÃO (1116)
    Órgão Julgador
    T1 - PRIMEIRA TURMA
    Data do Julgamento
    Data da Publicação/Fonte
    DJ 08/11/2004 p. 190
    Ementa
    TRIBUTÁRIO. TAXA DE FISCALIZAÇÃO, LOCALIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO.
    ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA. LEGITIMIDADE. SÚMULA Nº 157/STJ.
    CANCELAMENTO.
    I - A Egrégia Primeira Seção deste Tribunal, no julgamento do REsp
    n° 261.571/SP, na sessão de 24/04/2002, Relatora Ministra ELIANA
    CALMON, determinou o cancelamento da Súmula nº 157, em face da
    posição adotada pelo Supremo Tribunal Federal, pela
    constitucionalidade da taxa de fiscalização, localização e
    funcionamento cobrada pelos Municípios.
    II - A taxa em comento decorre do exercício do poder de polícia
    municipal relativo ao controle das atividades urbanas em geral,
    inclusive, de escritórios de advocacia. Não se trata, portanto, de
    controle do exercício da atividade profissional dos advogados.
    III - Recurso especial improvido.

    Acho que infelizmente se quisermos ter uma pequena sala para atender clientes teremos que desembolsar aí algo em torno de 300,00 além do imposto.
    Complicado né?? Um processo pela assistência quase não chega a 300,00 nossos honorários.

    T

    Thais Nunes Quarta, 16 de março de 2011, 15h39min

    Estou no mesmo barco!

    Comecei a advogar a um mês, parece que ninguem confia em mim. Sinto que as pessoas tem um certo medo de contratar uma recem formada. Minha cidade é pequena, então ja viu!

    Tomei coragem , pois estou com minha carteira a uns seis meses, aluguei uma salinha pequena mas bem localizada, coloquei o pc de casa mesmo. E agora a minha placa. Estou confiante no futuro e espero que os demais colegas não desistam dessa carreira maravilhosa.

    Sucesso a todos!!!

    C

    C POA Quinta, 17 de março de 2011, 11h01min

    ola Cris01

    tambem iniciei a pouco tempo, e ja aprendi que é preciso ter muita paciencia,
    alem da falta de clientes vc vai perceber como a insegurança é grande.
    se vc quizer trocar informações e puder mandar seu e-mail ou msn podemos nos ajudar.

    D

    Drp Quinta, 17 de março de 2011, 11h47min

    Bom dia Dr. (a) F. Diaz .,

    Bom vamos la ...

    Informações e Orientações ...,

    1) Marketing Pessoal

    . Faça um site (Blog gratuito) ou utilize os canais de (sites prontos) e custo bem baixo para sua inserção e manutenção .,

    . Trabalhe com softwares gratuitos de Divulgação de trabalho ou o proprio Power Point do office ., onde vc pode fazer uma apresentação pessoal e visual ( preços ., areas ., etc )

    . Inclua os mesmos em sites locais e envie o MKT pessoal após contato telefonico ou email solicitado ., no mais para fazer de uma forma (ativa) comece com o comércio local (PJ = LISTA)., assim vc consegue o telefone do mesmo entra em contato , envia via email e abrira um leque para futuros clientes e representantes de seus Serviços .,

    . Uma forma atrativa é iniciar por Padronização ., onde você por meio do (cartão ou folheto ., bem elaborado ) pode iniciar com um percentual de 1000 a 10mil ., veja Bairros ., com Prédios ., em potencial ( 4 por andar ) 10 andares ...

    2.) Nicho de Mercado .,

    . Se tiver como formar parcerias com comerciantes locais ou conhecidos (PJ) ., utilize Banners ., Faixas ., permitidos para Divulgação .,

    . Se possuir em comum alguns proximo a Defensoria Publicas ou Delegacias ou Orgãos Governamentais ., ou de grande circulação ex., (prox. Shopping) atingira aspectos como ;

    Necessidade ., alta concentração populacional ., etc

    Obs ... O foco maiór é atrair para o particular com atrativos ( parcelamento ., preço acessivél etc ) .,

    3.) Parcerias e Investimentos .,

    . Ofereça a outros escritorios via contato seu trabalho tercerizado .,

    ex. grande volume de processos ., ex ( previdenciario e trabalhista) se for o caso .,

    . Entre em contato com Juridicos de Empresas (media e Grande porte ) ., e negocie contratos para atuar no quadro de prestadores de serviços juridicos da mesma .,

    . Entre em contato com as ME - MICRO EMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO E MEDIO PORTE ., oferecendo o suporte juridico ( manutenção ., regularização ., Direito Empresarial ., contencioso etc ) .,

    . No site do BNDES ., tera informações do cartão BNDES ..,, podendo atuar em parceria ., e em sociedade ( uma vez que a profissão não impede Socio ., mas personalidade juridica ) ., pode obter financiamento para a estrutura de seu escritório ., prédio ., reforma e outros .,

    . A linhas como o Credito Paulista ( Governo do Estado ) ., e dos Bancos Publicos e Privados para o setor .,,

    4.) Orientar ., Analisar ., Atuar .,

    . Em muitos foruns ., sites , discussões etc ., é possivel proceder ., orientando ., analisando e patrocinando os mesmos , vindo atuar ., uma vez que a população não so carece da Defensoria ., mas de otimos profissionais e uma forma razoavél de pagamento e atrativos que venha angariar ., ( pessoas ) futuros clientes com problemas que certamente podem manifestar o desejo de um advogado (a) particular .,

    5.) Escritorio Virtual e Outros ...

    . Uma Outra ponte dentro do site ou blog é a orientação ., no mais tratando a informação correta ., atingindo seu target ( publico alvo) ., com preço acessivel ., atrativos para forma de pagamento etc ., tambem pode se criar algo junto a empresas de credito ., onde possa se introduzir um cartão ., com limite de credito ( analisado e verificado ) e com a parceria para futuros contratos ( Ações) por meio destes ., acredite é possivel .,

    Bom espero ter ajudado .,

    Consultor
    att. Denis Robson

    T

    Thais Nunes Quinta, 17 de março de 2011, 12h02min

    C POA, fico muito feliz de saber que não estou só nesta dificil batalha diaria.

    Denis Robson, valiosas dicas. Acredito que todos os recem formados que leem usaram varias delas.

    D

    danyroncao Domingo, 20 de março de 2011, 16h21min

    ola, boa tarde, tambem estou passando pelo mesmo dilema.Fiz direito para concurso publico,mais para investir nestes concursos tem que ter capital, não e o meu caso.Nunca quis advogar,mais pelo jeito vou ter que me acostumar.Vou tirar a OAB ainda,mais so de pensar em começar a advogar ja tenho mal estar.Fiquem com Deus.

    M

    Mateus Adv. Domingo, 20 de março de 2011, 20h23min

    Advogar é sacerdócio.. É acreditar no inacreditável; é defender o indefensável...

    É mostar em Idéais a pequenez das nossas lutas...

    Quem ganhar dinheiro com isso, é porque se corrompeu.

    Advogar, verdadeiramente, é lutar por causas perdidas.

    M

    MERÇON Domingo, 20 de março de 2011, 20h34min

    Nao conheço aquele que nao tenha passado por dificuldades ao ingressar no ramo advocacia. Aqueles que nao passaram é porque optaram por outra direção, já que no ramo o leque é bastante vasto. Colei grau em meiados de 2005 e início 2006 retirei meu passaporte que é a carteira da OAB. Dificuldades enfrentei, mas graças a Deus, atualmente nao tenho muito tempo e quando fico sem nenhuma inicial para distribuir, elevo meus pensamentos a Deus e demonstro minha preocupação, por incrível que pareça, de repente surgem outros telefonemas e outras ações. Faça cartóes, distribuia, entregue mais de um a cada cliente e peça, se tiver alguém para indicar vc agradece. Assim tenho feito e as coisas estão dando certo. Nao desanime! No que se refere a trabalhar sozinha nao aconselho, porque pesa no orçamento, então peça a Deus direção que ele te dará. Boa sorte!

    D

    Diego Lemes Madruga da Silva Sexta, 01 de abril de 2011, 12h44min

    Há escritórios que pagam de R$50,00 a R$70,00 para a pessoa que trouxer cliente e o mesmo assine a procuração. Isso incentiva as pessoas a ajudarem o escritório.

    Porém iniciar escritório sozinha não é mesmo aconselhável, não seria o caso de buscar outros sócios ou algum escritório já formado?

    A

    Ana_31 Segunda, 04 de abril de 2011, 14h29min

    Olá a todos,

    Achei muito interessante este Fórum, por isso resolvi respondê-lo.
    Vou contar a minha história e qual é a minha perspectiva para o futuro.
    Sou advogada, formada em 2005, mesmo ano que passei no exame da Ordem. Sempre fiz estágio em órgãos públicos, e não tinha prática da advocacia. Na minha época era muito difícil arrumar estágio em escritórios de advocacia.
    Me formei, tirei a OAB e, como muitos, meu sonho era concurso público (magistratura). Hoje vejo que quando saímos da faculdade somos um pouco sonhadores, pois não temos noção da realidade do mercado de trabalho.
    Estudei alguns meses para concurso, mas minha família me aconselhou a trabalhar, já que não tinha prática. Foi então que arrumei alguns trabalhos em escritórios aqui na minha cidade...daquele tipo que se ganha pouco e não se aprende nada. Cheguei a achar que isso aconteceu comigo porque eu não tinha experiência, mas não era verdade. Muita gente que eu conheci que fez estágio em escritórios passou pelo mesmo problema: arrumar emprego em escritórios ruins.
    Após 2 anos batalhando, resolvi abrir meu escritório, com mais dois sócios (um deles era o meu ex-namorado). Estava dando certo, só que um erro muito grave fez tudo desabar: o fato de misturar questões pessoais e profissionais. Em 2008, com o término do meu namoro saí da sociedade.
    Algumas pessoas me questionam por que eu saí. A resposta é simples: falta de estrutura psicológica, tratava-se de um namoro de 5 anos. Não sei se fiz certo ou errado, se deveria continuar com o escritório sozinha ou não...só sei que fiz..e foi bom, porque comecei a trabalhar em outros escritórios.
    Durante esse período investi em cursos, fiz pós-graduação, procurei me aprimorar o máximo que eu podia.
    Hoje, depois de tudo, com experiência profissional suficiente, pós-graduada, abri novamente meu escritório (sozinha)...o que na minha opinião é a melhor coisa. Estou com poucos clientes, mas estou em um lugar bacana. Estou até montando o meu site e estudando sobre marketing jurídico.
    Pretendo investir em mais cursos, talvez até fazer um mestrado ou uma outra pós-graduação.
    Obviamente, fico ansiosa, às vezes desmotivada por ter que recomeçar...mas estou com 31 anos, sou nova e tenho para mim que na advocacia, assim como na medicina, há uma peculiaridade: a carreira começa depois dos 30...é a fase em que você adquire credibilidade. Este é um preconceito que infelizmente existe em nossa profissão!
    O que me motivou abrir novamente o meu escritório? 1° A liberdade de fazer as coisas do meu jeito; 2° Não há limites, sempre há possibilidade de crescimento e 3° (o mais importante) É melhor investir agora, do que com 40, 50 anos...falo isso porque trabalhando para os outros a demissão é algo assustador, principalmente nesta fase da vida.

    Boa sorte a todos!!!!