pequeno escritório - inicio de carreira - dificuldades

Há 15 anos ·
Link

Com forma de desabafo gostaria de dividir com os colegas o difícil momento que estou passando. Tenho OAB desde 2007 e em 2008 comecei a atuar nas áreas trabalhista e civil na cidade de São paulo. Em 2009 decidi mudar-me para o interior, cidade onde meus pais moram.

Fiz sociedade com alguns amigos mas acabou não dando certo e decidi ficar sozinha. Como a grana andava curta resolvi trabalhar em casa. Montei uma sala e fiz um pequeno escritório onde atendo alguns raros clientes. Não sei o que acontece mas me sinto sem credibilidade ficando aqui em casa e não creio que conseguirei clientes tão cedo. Será que alguém já passou por isso? É tão difícil assim começar na carreira?

Passo os dias aqui sentada, pesquisando coisas no computador, acompanhando o andamento de alguns processos, na grande maioria da assistência judiciária. Sei que qualquer pessoa que monta um negócio próprio rala no começo. Mas porque a gente desanima tanto com a profissão?

Coloquei uma placa no portão, com meu nome e minha OAB para tentar passar um ar menos informal e mais sério. Me surpreendi com um fiscal da prefeitura me dizendo que teria que pagar as taxas de localização, funcionamento e ainda pagar carne de ISSQN. Confesso que até procurei saber, mas infelizmente fica caro para mim no momento. Outra coisa que me deixou desanimada.

Alguém tem histórias semelhantes porém com final feliz para dividir comigo??

61 Respostas
página 2 de 4
Imagem de perfil de Danilo - SP
Danilo - SP
Há 15 anos ·
Link

Morando no Centro de São Paulo, próximo ao TJ, Fórum João Mendes, OAB e outros

Com as facilidades da Internet

É aconselhável advogar em casa (apt°)? Ou não seria um bom negócio?

Isso para quem esta começando....

Imagem de perfil de Danilo - SP
Danilo - SP
Há 15 anos ·
Link

É adequado advogar em casa, em inicio de carreira?

Quais as áreas, são mais recomendadas nesse caso?

Grato!

MSil
Há 15 anos ·
Link

Meu caso é o mesmo de muitos,recém formada e as portas não se abrem na cidade de BH,já fui em vários escritórios, a sensação que tenho que ainda existem resistência a advogadas negras.

Líncoly M. Borges
Há 14 anos ·
Link

Saudações de um jovem Advogados a todos os colegas.

Muito interessante o Forum, por isso resolvi colaborar com a minha história de vida.

Me formei em 1999 no Rio de Janeiro, mas por mazelas da vida, esta me deslocou para outros rumos, contudo, como tudo na vida muda, hoje estou morando no Espírito Santo em uma cidade do interior, fiz um curso voltado para concurso público, mas serviu para mim como um curso de reciclagem, pois foi de extrema importância.

Não tinha um rumo definido, só sabia que iria advogar, provavelmente me associando a outros advogados, ocorre que a sorte bateu a minha porta, recebi um convide do meu contador, para ser o setor jurídico dele, me oferecendo um espaço, sem custos agora no começo e de pronto aceitei.

Sei que os desafios são grandes, incertezas, medo de errar, primeira audiência, etc. Mas como sempre fui uma pessoa de muita fé, creio que Deus sempre estará ao meu lado e para tanto me esforço. Já montei o escritório, fiz os cartões e já estou destribuindo, além de já ter começado com 5 processos, nada grandeozo, mas já é um começo.

Sei que não tenho experiência profissional, porém posso dizer que, nada na vida é de graça, tudo tem um preço e um esforço, tenha sempre muita fé em Deus e acreditem muito no que querem para o seu futuro. È normal ter dias que dizanimamos, mas a luta é persistir, estudando sempre e se aprimorando com graduações e se mantendo atualizados, etc..

Boa sorte a todos.

O sucesso só terá o seu brilho se for com esforço.

tatibellll
Advertido
Há 14 anos ·
Link

Estou no mesmo barco! Podemos trocar e-mails para nos ajudarmos? Abraços.

Ivone souza
Há 14 anos ·
Link

eu atualmente trabalho em casa. mas atendo os clientes na sala da OAB .. quando não tenho nada para fazer vou ao forum andar a toa (fingir que to cheia de serviço rsr) .. e acabo conseguindo algum cliente...

Outra coisa legal é montar um site (tem alguns que são de graça) ....... ir de porta em porta de estabelecimentos oferecendo serviços de assessorias jur. mensal ou de cobrança etc etc etc..

dentro de casa você só vai conseguir clientes amigos.. :)

tenho OAB a dois anos trabalho sozinha e em casa e te digo que as 3 assessorias fixas que presto que ajudam a complementar a renda..

Outra dica.. se alguém te ligar ou perguntar onde você tá diga que estava em audiência, nunca diga que estava em casa ou sem fazer nada... ok

L Silva
Há 14 anos ·
Link

Amigos, eu estou enfrentando atulamente todos esses medos, gastos, desãnimo etc... Colei grau em 12/2009, e tirei a OAB em 06/2010. Porém não pude exercer de imediato pois estava grávida. Neste ano resolvi dar início ao exercício de minha profissão tão sonhada. Abri meu escritório há 1 mês, fiz do jeitinho que sempre sonhei, até com secretária, pois na cidade que moro (pequena, do interior baiano) existem muitos advogados já renomados, com estrutura, não adiantaria eu me aventurar desorganizadamente. Porém, desde que abri apenas consegui 1 consulta paga 1 defesa trabalhista (audiência). Não deu nem para pagar a secretária. Não fiz nenhum tipo de divulgação na cidade, pois não sei como fazer isso sem que viole o estatuto. Pensei em distribuir panfletos contendo o nome do escritório, a localização, telefone e as áreas de atuação, na opnião de vocês é possível esse tipo de propaganda? Sei que pode até ser cedo para me apavorar, mas sinceramente estou preocupada com o futuro. Meu objetivo inicialmente eram os concursos públicos, mas acabei mudando de direção pois não me vejo fazendo outra coisa, amo a advocacia mas ela a cada dia que passa fica mais restrita. Hoje, estava procurando o que fazer para captar clientes, para não ter que fechar as portas, pois não terei dinheiro suficiente para manter mais que 3 meses de despesas fixas do escritorio. As faculdades deveriam nos preparar para a prática jurídica, as teorias aprendidas estão de longe perto da realidade.

Carla V - SÃO PAULO
Há 14 anos ·
Link

Danilo, acredito que o maior problema de advogar em casa seja o fator (in)segurança. Obvio que não é profissional, mas a segurança sempre é a minha prioridade em razão de diversos acontecimentos relacionados a violência.


MSil

Entendo você e acrescento outros preconceitos da área jurídica:

  1. Advogado não oriundo de graduação da PUC, USP e Mackenzie.
  2. Não aceitam cadeirantes. Apesar dos ditos advogados não recusarem demandas ondem questionam preconceito e discriminação contra cadeirantes.

Mostre-se segura, sempre! Inclusive com relação a raça. Em nosso meio, "contratamos" uma estagiária negra e com 30 anos. Não adotamos a prática de admissão de "faculdades de ponta", de menininhas branquinhas e cabelos lisos (normalmente arrogantes! Já vi baterem bota com advogado e de mais idade em balcão de ofício. Falta de respeito em razão da idade e do outro ser advogado, ela uma fedelha e estagiária). Adianta ser de "ponta" e "branquinha" e não saber se portar? Isso não deveria ser critério, jamais!

Uma das candidatas, branca, de faculdade de "ponta", apareceu de saia curta. Meu colega estrevistou e ao final disse a ela que aquela roupa não era para procurar trabalho. Infelizmente, poucos homens fazem isso.

Valorizamos quem tem vontade, responsabilidade, postura, e sabe o que deve saber para a situação/fase profissional que está.

Boa sorte!

vanusa fabiano mende
Há 14 anos ·
Link

O desânimo quase toma conta por vezes, mas saber que outros galgaram esse caminho e chegaram lá...Não tem preço!

Um abraço a todos

vanusa fabiano mende
Há 14 anos ·
Link

Estou a seis meses com meu próprio escritório. Pensei um milhão de vezes se deveria ou não começar sozinha. Gdes amigos e mestres me incentivaram a fazer meu próprio nome. Já consigo pagar as contas do escritório. Mas, tem dias que bate um desânimo. Entendo que é perfeitamente compreensível ficar desanimado vez ou outra, mas deixar que o pessimismo tome conta e ficar com autopiedade não ajuda em absolutamente nada. Vou continuar, tento me manter atualizada, não tenho como pagar uma pós agora, portanto, preciso estudar através dos meios que disponho: cursinhos do youtobe, do jurysway, as informações do Jusnavigandis, jurisprudência de tudo qto é tribuna.

Caros colegas, que bom saber que existem pessoas superando as mesmas dificuldades que eu...Por favor escreva cada vitória sua aqui, animará aos demais, e vc mesmo vai perceber o qto de progresso já fez nessa caminhada.

Um abraço

Thais Nunes
Advertido
Há 14 anos ·
Link

Advocacia é uma luta diaria.

Abri meu pequeno escritório há 04 meses, estava desanimada não tinha clientes. Quase enlouquecendo só de pensar em ter que fechar as portas em tão pouco tempo.

Mas hoje após conversar com demais colegas percebi que todos passaram pela mesma dificuldade. As coisas realmente não caem do céu. Aos poucos estou conquistando meu espaço. E digo para os recém formados , como eu, que não desanimem e persistam porque a advocacia vale a pena!

Sorte para todos!

DRA PEREIRA
Há 14 anos ·
Link

Acredito que a essa altura a iniciante desse debate está abarrotada de clientes, mas se não for o caso, está bem melhor do que na abertura, pois nenhuma luta é em vão. É normal que, no início de qualquer profissão, as pessoas fiquem com medo, ansiedade, enfim, vários sintomas que em nada ajudam na sua vida profissional. Confesso que acabei de colar grau, passei no exame de ordem, e estou com projeto de abrir meu escritório. Estou consciente das dificuldades que vou passar, no entanto cheia de esperança de que ao final de tanto esforço vem os frutos, como foi ao ingressar na faculdade, passar no exame e chegar até aqui. Por isso, a todos que nos leem, nunca desista dos seus sonhos, seja ele qual for, persiga-os até o dia que eles se tornem realidade. Desejo muito sucesso,e que nunca deixe de ter perseverança em tudo que você almejar. Um grande abraço.

[email protected]
Há 14 anos ·
Link

É isso ai galera, a luta e árdua mas vale a pena não desanime nunca Boa sorte a todos, Feliz 2012 para todos nós.

Paula Helena
Há 14 anos ·
Link

passo pela mesma situação. formie em 2008 mas só fiz a prova em 2009 quando passei de 1ª. em 2010 paguei mas não atuei pois estava reformando o que seria meu escritório com o intiuto de começar logo. em 2011 as coisas não andaram como planeijei. só pra piorar tenho 2 filhos que não me dão sossego. os clientes que consegui( pouquíssimos) me enrolam para pagar além de os processos serem complicadinhos. achei que conseguiria mais fácil já que estagiei 4 anos na vara criminal e também fiquei na supervisão do Procon de minha cidade. tento estudar pra concursos mas toda vez que começo pego no sono. a minha facul foi difícil com os dois e depois de formada achei que fosse melhorar. a cidade é pequena e todos acham interessante e fantástico ter passado de primeira porém acho que não confiam em mim, pois não consigo abrir o dia todo nem todo dia já que tbm sou servidora pública. confesso estar desanimada, pretendo fazer mba em 2012, que sabe assim melhora!

Jefferson Costa
Há 14 anos ·
Link

Olá pessoal, lendo todas as respostas dá pra ver como o nosso caminhar é parecido. Me formei em julho/2011 já passado na OAB, porém sem prática nenhuma. Foi então que comecei a estagiar para uma advogada, ganhando 300 reais por mês, e quem eu levasse de cliente para o escritório, 50% era meu. Peguei minha carteira em novembro, pensando que receberia um incentivo maior, me enganei, a proposta foi a mesma, confesso que não tendo para onde ir continuei até o recesso com ela, mas agora a partir da semana que vem vou tentar a sorte com meu próprio escritório, sei que vou penar por alguns meses, espero estar errado, mas acredito que com o tempo tudo vai se resolvendo. Meu escritório vai ser do lado do fórum da cidade, espero que isso seja uma boa, bom, pelo menos penso que é melhor assim do que está trabalhando para alguém que não te valoriza.. Complicado. Feliz 2012 para todos nós e que esse novo ano consigamos conquistar os nossos desejos.

Cavaleiro do Apocalipse
Há 14 anos ·
Link

Na Advocacia o mais difícil é ter clientes. E é preciso ter muitos.

Muitos não conseguem sobreviver sem algum contrato fixo com algumas sociedades empresárias, outros atacam as ações em massa e grande parte possuem outras atividades (professores, por exemplo). Do contrário será aquela luta eterna por novas ações (captação incessante), e para pegar boas ações que rendam muito dinheiro vai depender da sorte.

A não ser que queira ser quebrado eternamente ou eternamente sonhando com uma boa ação, é bom traçar uma estratégia, como a maioria faz.

Abrir o escritório é o mais fácil.

Cavaleiro do Apocalipse
Há 14 anos ·
Link

Jefferson C.,

Se você pegar só uma ação por mês já ganhará mais que R$ 300,00, aliás, uma a cada dois meses já é melhor. Isso é absurdo! Acho até que a conduta é típica, art. 149 do Código Penal “Redução a condição análoga à de escravo”.

Com R$ 300,00 não dá nem para uma noite no Real Privê.

Jefferson Costa
Há 14 anos ·
Link

Pedrão

Pois é, é complicada essa nossa profissão, e muito dos advogados que estão a mais tempo advogando parece que fazem de tudo pra rebaixar ou até mesmo forçar uma possível desistência da profissão, não sei se por medo de concorrência ou sei lá o que.. Mas isso serviu de aprendizado pra mim, assim não farei o mesmo com quem estagiar comigo futuramente.

Cavaleiro do Apocalipse
Há 14 anos ·
Link

Jefferson C.,

Talvez ela queira, mas não tenha condições de pagar mais. Pelo que você escreveu, acredito que seja um pequeno escritório. Não estou dizendo que é esse o caso, mas pode acontecer, pois o valor é bem inferior à média.

Quando me formei tinha vagas em alguns escritórios grandes aqui, aliás, sempre há (a rotatividade é grande). Média de R$ 1.500,00 por mês para recém-formado, R$ 300,00 para estagiário e R$ 2.500,00 para advogados mais antigos.

Se for do seu interesse, pode procurar num escritório maior poderá ter ofertas melhores.

É difícil dizer o que seja o melhor. Mesmo sem escritório próprio, apenas com seus clientes, basta fazer um pedido de liberdade provisória por mês e pronto, R$ 3.000,00 no bolso.

Trabalha dois dias e ganha mais que o mês todo de trabalho escravo num grande escritório. Nesse ângulo não há dúvidas, não dá para trabalhar para os outros.

Porém, tenho amigos que nunca pegaram uma causa. Não tem clientes. E aí, o que fazer?

Jefferson Costa
Há 14 anos ·
Link

Pedrão

Sim, é pequeno, era uma advogada só. Mas mesmo assim eu fazia algumas coisas por fora, consegui me virar bem sozinho, numa ida na delegacia por exemplo, questão de 4 horas apenas, ganhei 1.800,00. Esse foi o estopim pra eu acordar e ver que posso caminhar com minhas próprias pernas. Meu pai foi vereador na cidade já, e é muito conhecido, acho que isso vai me ajudar, semana que vem já abro meu escritório ao lado do fórum e a sorte estará lançada, vamos ver o que vai acontecer, prometo daqui um tempo voltar aqui e dizer como está minha vida após essa decisão importante que tomei.

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos