Com forma de desabafo gostaria de dividir com os colegas o difícil momento que estou passando. Tenho OAB desde 2007 e em 2008 comecei a atuar nas áreas trabalhista e civil na cidade de São paulo. Em 2009 decidi mudar-me para o interior, cidade onde meus pais moram.

Fiz sociedade com alguns amigos mas acabou não dando certo e decidi ficar sozinha. Como a grana andava curta resolvi trabalhar em casa. Montei uma sala e fiz um pequeno escritório onde atendo alguns raros clientes. Não sei o que acontece mas me sinto sem credibilidade ficando aqui em casa e não creio que conseguirei clientes tão cedo. Será que alguém já passou por isso? É tão difícil assim começar na carreira?

Passo os dias aqui sentada, pesquisando coisas no computador, acompanhando o andamento de alguns processos, na grande maioria da assistência judiciária. Sei que qualquer pessoa que monta um negócio próprio rala no começo. Mas porque a gente desanima tanto com a profissão?

Coloquei uma placa no portão, com meu nome e minha OAB para tentar passar um ar menos informal e mais sério. Me surpreendi com um fiscal da prefeitura me dizendo que teria que pagar as taxas de localização, funcionamento e ainda pagar carne de ISSQN. Confesso que até procurei saber, mas infelizmente fica caro para mim no momento. Outra coisa que me deixou desanimada.

Alguém tem histórias semelhantes porém com final feliz para dividir comigo??

Respostas

    J

    Jefferson Costa 32236/SC Sexta, 06 de janeiro de 2012, 14h32min

    A propósito, você advoga aonde e a quanto tempo já Pedrão? Um abraço!

    C

    Cavaleiro do Apocalipse Sexta, 06 de janeiro de 2012, 15h56min

    Jefferson C.,

    Eu sou de Goiânia e advogado há quatro anos e alguns meses.

    J

    Jefferson Costa 32236/SC Sexta, 06 de janeiro de 2012, 20h04min

    E nesses 4 anos já valeu a pena amigo? A renda mensal, apesar de ser variável, chega a ser um valor considerável?

    C

    Cavaleiro do Apocalipse Sexta, 06 de janeiro de 2012, 23h41min

    Jefferson C.,

    Depende do que você chama de valer a pena, porque meu objetivo não é viver bem, eu quero é ficar rico. Tenho muitos sonhos materiais, por isso não estou satisfeito.

    Mas tenho amigos que enriqueceram.

    Um amigo que estudou comigo trabalha só com Direito Bancário, mais especificamente só revisional, e hoje já está, só dos processos ativos, com mais de duas mil ações. E as novas ações não param de entrar.

    Eu sei que ele cobrava até pouco tempo, R$ 1.500,00 cada uma, mais 15% do proveito econômico.

    Tenho outro amigo da área previdenciária que só em 2011 protocolou 800 ações, a maioria aposentadoria rural, mas essas são pelo resultado.

    Mas tenho amigos que não decolaram também, e outros são empregados até hoje, ganhando os R$ 2.000,00, na média.

    Aí onde você está é interior? Pode ser que a previdência rural aí seja o canal.

    J

    Janaina Mesquita Sexta, 06 de janeiro de 2012, 23h50min

    Boa noite,

    Me passe seu tópico para ver se consigo lhe ajudar.

    att, janaina

    C

    Cavaleiro do Apocalipse Sábado, 07 de janeiro de 2012, 0h49min

    Janaina Couto,

    A quem foi dirigido o seu recado, que não tem nada a ver com a discussão aqui?

    J

    Jefferson Costa 32236/SC Sábado, 07 de janeiro de 2012, 9h41min

    Pedrão, aqui é uma cidade que está em constante crescimento. Navegantes/SC, contamos com aeroporto, vários estaleiros, um dos portos mais modernos do país, a cidade conta com 60 mil habitantes atualmente e está crescendo assustadoramente. A área que eu pretendo me especializar é previdenciária mesmo, até já tenho algumas ações, trabalhista tbm, inclusive a minha cidade é a primeira do brasil a ter a justiça do trabalho totalmente eletrônica. Mas há uns 30, 20 anos a principal atividade aqui era rural mesmo.

    D

    DRA PEREIRA Quinta, 19 de janeiro de 2012, 14h55min

    Pessoal,

    Enfim, agora estou exercendo a profissão. Montei meu escritório em casa para não gastar o que ainda não tenho:dinheiro. Mandei fazer cartões de visitas, já marquei com alguns clientes na seccional da OAB, o chamado escritório compartilhado, que tem a estrutura necessária para quem está iniciando a carreira, e mais, passa credibilidade esegurança aos clientes e para nós mesmos. Estou fazendo seminários e palestras gratuitamente para atualizar meus conhecimentos. Até o momento, não tenho o que reclamar, somente a agradecer a Deus e ao meu esforço. Daqui pra frente é só luta; e que venham os clientes....

    M

    Mazinha! Quinta, 19 de janeiro de 2012, 15h17min

    Também estou nesse barco, montei o meu escritorio sozinha, numa cidade do interior a 4 meses e estou com 5 processos em andamento.. :) ainda sem estar ganhando dinheiro suficiente mais orgulhosa.. :), quem quiser compartilhar add. [email protected].... Boa sorte galera.. fiquem com Deus....!!!!

    J

    Jefferson Costa 32236/SC Quinta, 19 de janeiro de 2012, 19h16min

    Eu abri meu escritório oficialmente ontem, e até agora não apareceu ninguém ainda.. hehe.. Mas já tenho duas previdenciárias em andamento.. Apesar dos pesares estou feliz, um pouco com medo, mas feliz.. também deixo meu msn disponível pra quem quiser compartilhar as experiências.. [email protected]

    C

    Cavaleiro do Apocalipse Quinta, 19 de janeiro de 2012, 19h50min

    Jefferson C.,

    É foda ficar na busca incessante de novos clientes e pequenas ações. Faça algumas propostas de cobrança (recuperação de crédito) para levar em algumas sociedades empresárias.

    Por incrível que pareça muitas empresas de grande porte possuem inadimplência considerável, mas não tem, por motivos vários, ninguém para fazer a cobrança. É a assessoria mais fácil de fechar negócio. É pelo resultado, mas pode cobrar, por exemplo, R$ 30,00 por cada ação ajuizada mais 20% do resultado.

    J

    Jefferson Costa 32236/SC Sexta, 20 de janeiro de 2012, 8h20min

    Pedrão

    Muito boa sua ideia.. Coincidentemente estou com um caso desses.. A irmã de um amigo tem uma loja de importação de bicicletas, com clientes no Brasil inteiro, e estão com um valor bem alto para receber em boletos.. A princípio estava pensando em entrar com ação direto, mas acho que vou tentar extrajudicial primeiro.. Acontece que os clientes são de outros estados, dae é um pouquinho mais difícil..

    M

    Mazinha! Sexta, 20 de janeiro de 2012, 11h42min

    Também gostei da idéia, agora no começo que temos tempo é a chance de ter um ganho mais rapido..... vou pensar a respeito.. :)
    Ah! mais um cliente ontem... :) agora serão 6 processos..

    M

    Michel Manhaes Sexta, 20 de janeiro de 2012, 12h01min

    Caro colega,

    Sou advogado novo em Itajai. Se quiser, me adiciona ao msn ([email protected]) e podemos trocar experiências e, quem sabe, formar uma parceria.

    Abraços

    Michel Manhães
    OAB/SC 31.583

    J

    Jefferson Costa 32236/SC Sexta, 20 de janeiro de 2012, 15h07min

    Po, aqui do lado Michel.. Adicionei no msn pra conversarmos..

    Mazinha.. também adicionei você..

    Um abraço a todos e sucesso.

    E

    Eduardo Cataguases Sábado, 21 de janeiro de 2012, 17h15min

    Olá companheiros.

    Foi com grande alegria quando ao me deparar com os relatos aqui contidos que me senti. Vejo que nossas dúvidas, anseios e perseverança se completam. Bom saber dos que estão vencendo e da motivação que passam os que no início da carreira se encontram.

    Venho deixar tambem minha contribuição e buscar aquele apoio.

    Tenho 31 anos e ainda estou no 3º período. Só agora tive condições de bancar minha faculdade. Trabalho em plataforma de petróleo onde minha escala de trabalho é de 14 dias de trabalho por 21 dias consecutivos de folga. Tenho boa remuneração e local próprio para abertura de meu futuro escritório. Sempre sonhei em ser advogado e querendo Deus um futuro Juíz do Trabalho.

    Meus planos são: atuar na advocacia durante minha folga e em paralelo com isso estudar para concursos públicos. A idéia de atuar como advogado me facina, não vou depender da profissão para sobreviver - o que me dá certa tranquilidade para trabalhar. Meu escritório será num bairro afastado do centro - o que na minha opinião pode ser muito bom, tendo em vista que está mais acessível àquela parcela da sociedade (leia-se clientes em potencial).

    Minha única dúvida é a seguinte: conseguirei eu desenvolver as minhas atribuições no escritório de forma a atender bem meus clientes, uma vez que terei de me ausentar das minha atividades de advogado durante duas semanas em que estarei embarcado na plataforma de petróleo? Penso em ter uma parceria, não um sócio, que poderá me atender nos momentos em que eu estiver ausente.

    Bom, diante do esposto, espero sempre o melhor. Se depender de mim e das minhas expectativas quanto ao futuro, vou me dar muito bem.

    Desejo a todos sucesso e muito trabalho.

    "O fruto de um trabalho árduo atinge sua plenitude na colheita, e está chega sempre no seu tempo certo".

    E

    Eduardo Cataguases Sábado, 21 de janeiro de 2012, 17h23min

    Olá companheiros.

    Foi com grande alegria quando ao me deparar com os relatos aqui contidos que me senti. Vejo que nossas dúvidas, anseios e perseverança se completam. Bom saber dos que estão vencendo e da motivação que passam os que no início da carreira se encontram.

    Venho deixar tambem minha contribuição e buscar aquele apoio.

    Tenho 31 anos e ainda estou no 3º período. Só agora tive condições de bancar minha faculdade. Trabalho em plataforma de petróleo onde minha escala de trabalho é de 14 dias de trabalho por 21 dias consecutivos de folga. Tenho boa remuneração e local próprio para abertura de meu futuro escritório. Sempre sonhei em ser advogado e querendo Deus um futuro Juíz do Trabalho.

    Meus planos são: atuar na advocacia durante minha folga e em paralelo com isso estudar para concursos públicos. A idéia de atuar como advogado me facina, não vou depender da profissão para sobreviver - o que me dá certa tranquilidade para trabalhar. Meu escritório será num bairro afastado do centro - o que na minha opinião pode ser muito bom, tendo em vista que está mais acessível àquela parcela da sociedade (leia-se clientes em potencial).

    Minha única dúvida é a seguinte: conseguirei eu desenvolver as minhas atribuições no escritório de forma a atender bem meus clientes, uma vez que terei de me ausentar das minha atividades de advogado durante duas semanas em que estarei embarcado na plataforma de petróleo? Penso em ter uma parceria, não um sócio, que poderá me atender nos momentos em que eu estiver ausente.

    Bom, diante do esposto, espero sempre o melhor. Se depender de mim e das minhas expectativas quanto ao futuro, vou me dar muito bem.

    Desejo a todos sucesso e muito trabalho.

    "O fruto de um trabalho árduo atinge sua plenitude na colheita, e está chega sempre no seu tempo certo".

    D

    Danilo - SP Quinta, 01 de março de 2012, 4h22min

    E quais são as perspectivas para 2012, Copa do Mundo?

    C

    Cristiano Galdino Sexta, 26 de setembro de 2014, 2h45min

    A maioria das suas dicas são proibidas pata advogados. VIDE ESTATUTO DE ÉTICA DA OAB

    Maria Cristina Machaczek

    Maria Cristina Machaczek 133368/SP Sexta, 24 de julho de 2015, 21h21min

    Prezados
    Antes de montar um escritório, seja sozinho ou com um colega, trabalhem em um escritório de advocacia de para que vcs adquiram experiência profissional e façam uma economia de parte do salário.
    Não adianta montar um escritório o se vocês não sabem ainda qual área tem mais facilidade e aptidão.
    Ficar sentado atrás da cadeira não trará clientes, precisa fazer a parte comercial e correr atrás de clientes fixos.
    Acima de tudo, é necessário inspirar credibilidade confiança ao cliente e entregar um trabalho adequado e realizado com esmero, dedicação buscando resolver a questão de forma inteligente de modo a amparar a pretensão do cliente e responder aos seus anseios.
    Nunca fale mal do poder judiciário, dos juízes para justificar suas falhas técnicas; procure ser o melhor, mesmo em casos pequenos sem muito valor, pois para o cliente seu problemas significa muito.
    Se vocês vão abrirem um escritório com dois advogados, um deles precisa estar na rua fazendo o comercial e o outro fazendo o trabalho jurídico. Não adianta ficar os dois reclamando da vida.
    Se vc pensa em abrir um escritório na sua casa, dificilmente terá muita credibilidade e sucesso.
    Se vc pensa em abrir um escritório sozinho assim que terminar a faculdade ficará sentado na cadeira esperando o cliente, que talvez nunca chegara, Lembre-se que uma andorinha só não faz verão
    Precisamos ter parcerias com outros advogados, e trocar idéias, clientes, experiências e dividir os lucros, pois quem não divide não soma.
    Utilizem os meios de comunicação para divulgar o seu escritório. Continue sempre estudando, participe de grupos, associações, etc.. para vc ser conhecido como advogado. Eles te procurarão.
    Procurem fazer cursos de pós graduação nas áreas que vc irá atual, e ainda sempre se atualize.
    Nunca faça propagandas enganosas ou mesmo prometa o impossível, pois perderá o cliente para sempre e ainda não conquistará outro.
    Não existe liberdade para fazer coisas do "nosso jeito:, pois os Códigos processuais e o Código de Ética Profissional devem ser seguidos a risca e, acima de tudo, pensar que o cliente deve ser respeitado e tratado com muita dignidade e respeito. Não se trata somente de uma relação comercial - advogado-cliente, mas acima de tudo visando satisfação profissional e cumprimento do dever de advogar.
    Não existe idade para abrir escritório...quanto mais experiente, melhor será o sucesso e poder manter o escritório.
    Se vc não se sente preparado para advogar entre em cursos de pratica jurídica, na faculdade não temos oportunidade de aprender tudo que precisamos no exercício profissional. Ora,
    vc acha que o Juiz ao passar no concurso já sabe tudo que tem que fazer? O mesmo é com o advogado, precisa de muito estudo, prática, traquejo social...
    Um coisa muito importante: Vista-se como se fosse para missa no domingo, ou seja, use roupas adequadas e formais para a profissão, nada de gravatas com borboletas coloridas, ou saias cursas e blusas transparentes. Usem terno, gravata um sapato limpo e engraxado. Mulheres usem terninhos ( calça ou saia), ou estilo Chanel, com sapatos limpos e de preferencia alto ou com um saltinho. Nada de usar sandálias cheias de brilho ou mesmo rasteirinhas, saia curta vestidos decotados. Um lenço colorido discretamente poderá destacar-se. Nada daqueles brincos de bijuteria barata e maiores que a cabeça, tudo simples e formal.
    Comprem uma bolsa de marca e de qualidade de preferencia preta, que combinará com todas as roupas.
    Os homens, mantenham a barba muito bem feita, o cabelo penteado e o terno livre de caspas, se tem esse problema usem ternos claros. Ajustem a barra do terno para não ficarem com aparência desleixada. Existem ternos com preço acessível que parece Armani.
    O cliente quer ser representado por um advogado confiante, bem vestido e que inspire e demonstre respeito e credibilidade.
    Além disso, procure respeitar o advogado da parte contrária, trate-o com cortesia mesmo que ele já tenha lhe faltado com o respeito.
    Fale com o Juiz com voz moderada, sem sobressaltos e de foram respeitosa. Se não entender ou algo fugir do controle peça desculpas.
    A missão do advogado é propagar a paz, harmonia, resolver os conflitos e ao final cumprir com o mandato, e não gerar discórdias desnecessárias. Antes de falar pense três vezes.