Divórcio, como descobrir se é divorciada?
Olá, gostaria de orientação no seguinte caso: Minha irmã casou em 1991, tinha 19, sem autorização dos pais, mas tal consentimento foi dada pela tia, que argumentou paradeiro desconhecido dos pais, no entanto a tia não tinha posse e guarda, nem tutela, da nubente, daí surgiram as seguintes dúvidas:
1 - 1991 casamento religioso tinha efeito civil? 2 - Qual era o procedimento para estar valendo o casamento também no civil? 3 - Com 10 dias de casamento minha irmã largou o marido, eles brigaram e o marido levou a certidão de casamento e nunca mais se falaram, ela pediu a ele que chegassem num acordo mais não adiantou para desfazer o feito (casamento). 4 - Em 1994, minha irmã casou, deu entrada em todo processo no civil e nada acusou impedimento, transcorreu tudo legalmente. O marido anterior também é casado com outra. Agora em 2010 minha irmã quer comemorar Bodas de cristal, conversando com o padre ele mencionou que ela pode ter contraido Bigamia. Agora eu pergunto como pode isso ter acontecido? 5 - Pode o marido anterior ter feito o processo todo sem autorização da minha irmã e sem o seu conhecimento? Ela nunca foi comunicada de nada, como podemos saber se ela é divorciada do anterior? 6 - Se for comprovada a bigamia, não é crime? como fica a situação dos dois casais?
Poderia por gentileza responder tais questões, quais serão as medidas a serem tomadas.
Att. M. Reis
Como ela consegui 2 csamentos no civil? É praticamente impossível diante das buscas que os cartórios fazem para checar se os nubentes não tem impedimento........algo não está direito nisso daí.... Talvez tenha ficado apenas no papel do religioso, e nada tenha sido feito civilmente qdo eles se casaram a primeira vez. Não acho que ela está em bigamia por essa razão. Boa sorte**