Divórcio, como descobrir se é divorciada?

Há 15 anos ·
Link

Olá, gostaria de orientação no seguinte caso: Minha irmã casou em 1991, tinha 19, sem autorização dos pais, mas tal consentimento foi dada pela tia, que argumentou paradeiro desconhecido dos pais, no entanto a tia não tinha posse e guarda, nem tutela, da nubente, daí surgiram as seguintes dúvidas:

1 - 1991 casamento religioso tinha efeito civil? 2 - Qual era o procedimento para estar valendo o casamento também no civil? 3 - Com 10 dias de casamento minha irmã largou o marido, eles brigaram e o marido levou a certidão de casamento e nunca mais se falaram, ela pediu a ele que chegassem num acordo mais não adiantou para desfazer o feito (casamento). 4 - Em 1994, minha irmã casou, deu entrada em todo processo no civil e nada acusou impedimento, transcorreu tudo legalmente. O marido anterior também é casado com outra. Agora em 2010 minha irmã quer comemorar Bodas de cristal, conversando com o padre ele mencionou que ela pode ter contraido Bigamia. Agora eu pergunto como pode isso ter acontecido? 5 - Pode o marido anterior ter feito o processo todo sem autorização da minha irmã e sem o seu conhecimento? Ela nunca foi comunicada de nada, como podemos saber se ela é divorciada do anterior? 6 - Se for comprovada a bigamia, não é crime? como fica a situação dos dois casais?

Poderia por gentileza responder tais questões, quais serão as medidas a serem tomadas.

Att. M. Reis

6 Respostas
Fran sanliberato
Há 15 anos ·
Link

Vá até o cartório onde foi realizado o casamento e veja se existe um documento chamado Averbação de divórcio, se sim, ela está divorciada.

Autor da pergunta
Há 15 anos ·
Link

Sra. Francilene, Obrigada pela resposta rápida.

Outra dúvida? O processo pode ter sido feito no cartório do casamento, ou pelo cartório de onde o noivo mora?

Grata. M. Reis

Fran sanliberato
Há 15 anos ·
Link

Provalvelmente no cartório de casamento onde eles moravam, ou pode tb ter sido feito no domicílio do noivo

Julianna
Há 15 anos ·
Link

Como ela consegui 2 csamentos no civil? É praticamente impossível diante das buscas que os cartórios fazem para checar se os nubentes não tem impedimento........algo não está direito nisso daí.... Talvez tenha ficado apenas no papel do religioso, e nada tenha sido feito civilmente qdo eles se casaram a primeira vez. Não acho que ela está em bigamia por essa razão. Boa sorte**

Maria Tereza Adv.
Advertido
Há 15 anos ·
Link

Eu entendi isso tambem, pelo o que ele relatou eles somente casarao no religioso, o que nao tem efeito civil... pelo jeito foi isso mesmo, nao existe bigamia....

Autor da pergunta
Há 15 anos ·
Link

Oi pessoal, obrigada pelo esclarecimento torço para que seja isso mesmo. Vou fazer as buscas nos catórios e depois eu dou uma respostas para todos. ok

Muito obrigada.

M.Reis

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos