Porque um ex-presidiário não pode votar?

Há 15 anos ·
Link

Esse ano eu cheguei em uma agência bancária e uma atendente me disse que eu havia perdido minha cidadânia pois não havia votado na última eleição. O motivo? Eu estava preso. Confesso que só agora percebo o quanto uma passagem criminal pesa na vida do ser-humano? E gostaría de saber o porquê só depois de cinco da pena cumprida é que meu nome vai limpar por definitivo?

2 Respostas
SG POA
Há 15 anos ·
Link

Em 1º lugar você não perdeu sua cidadania, pois votar é apenas um dos atos de cidadania. o que ppode ser tranquilamente regularizado na justiça eleitoral. Em 2º lugar cinco anos como você afirma, é um tempo que você tem para demonstrar para a sociedade que você se reeducou para o convivio social, demonstrando sua capacidade de não mais delinquir, imagina se as pessoas cometessem "erros penais" e simplesmente apagassemos tudo todas as veses, seria temerario para o convivio social, realmente o preço é cobrado pelos nossos atos. Ademais um crime é uma cicatriz que o individuo carrega consigo, pode se lamentar ou lutar para superar, em cinco anos você volta a ter o beneficio da primariedade, mas na sua identificação policial estará sempre la o registro.

Senhora do destino
Há 15 anos ·
Link

Olá, me desculpe a intromissão. Sinceramente acho que vc não devia ficar triste por não poder votar. eu não tive e não tenho problemas com a justiça, sou obrigada a votar e devo confessar que tenho dúvidas em relação a isso. As vezes realmente é melhor ser impedido de votar do que votar num "Tiririca" da vida.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos