EXONERAÇÃO DE PENSÃO ALIMENTÍCIA - FILHA ESTUDANTE COM 24 ANOS

Há 15 anos ·
Link

Tenho uma filha de cursa o terceiro ano de medicina, tendo ela 24 anos, fez tres anos de cursinho e trancou matrícula por duas vezes, ou seja estudou seis meses e parou seis meses. Na sentença onde foi fixada a pensão constou que a mesma seria paga até aos 24 anos ou enquanto estiver estudando, não constando "o que ocorrer primeiro", ela estudo os dois periodos cedo e a tarde, mora com a mãe que trabalha, eu casei novamente e tenho outra filha de 14 anos e pergunto a quem puder me responder, tenho a chance de ganhar uma ação de exoneração de alimentos?, posso conseguir uma liminar para cessar os descontos em folha? se alguem souber me ajude, eu agradeço muito. MUITO OBRIGADO.

55 Respostas
página 3 de 3
Autor da pergunta
Há 15 anos ·
Link

Na petição inicial de ação de exoneração de alimentos PODE SER REQUERIDO AO FINAL QUE CASO O JUIZ NÃO ENTENDA SER O CASO DE EXONERAÇÃO QUE SEJA REDUZIDA A PENSÃO? se puder como é que fica? ja que a filha conta com quase 25 anos e é estudante no quarto ano de medicina particular e mora com a mãe, tendo a mesma trancado matrícula por duas vezes e feito vestibular por 3 anos, tendo provado através de juntada de documentos que às dívidas do alimentante serem bem maiores que seu salário, com juntada de extratos bancários constando o saldo negativo muito além do salário no cheque especial e vários empréstimos nos últimos anos, a defasagem salarial em mais de 30%, carro e moto financiados, prestações de terreno atrasadas, aluguel, dívidas em Cartões de crédito...

Alexis
Advertido
Há 15 anos ·
Link

Nao. Exoneracao é exoneracao. Para reduzir tem que entrar com outro processo: o de revsiao de alimentos. Simultaneamente se assim o desejar.

Autor da pergunta
Há 15 anos ·
Link

Dr. Alexis. Eu pensei em entrar com a exoneração porque ela por ter feito tres anos de cursinho, e trancado matrícula por duas vezes em dois anos consecutivos, ou seja estudou 6 meses e parou por 6 meses no primeiro ano e no segundo fez a mesma coisa, estando agora no quarto ano e eu pago aluguel e estou vendendo minha casa que não estou aguentando mais pagar o financiamento... será que eu poderia entrar com ambas as ações ao mesmo tempo para não perder tempo, já que se for improcedente a exoneração pelo menos na revisional ou consigo abaixar o valor.

Adv. Antonio Gomes
Há 15 anos ·
Link

Uma única ação com dois pedidos sucessivo, se o magistrado não poder atender o primeiro irá apreciar o segundo, sendo assim, o seu advogado irá demandar com ação de exoneração altenativamente a redução da pensão alimentar.

FJ-Brasil (Morreu)-Fim do Mundo
Suspenso
Há 15 anos ·
Link

Ricardo, o caminho é a revisional, pois pedir exoneração com a filha cursando faculdade. dificil hein....se ela fez cursinho, trancou matricula...é irrelevante...exoneração somente quando ela concluir a faculdade...

gilda
Há 15 anos ·
Link

Data venia, aos meus colegas,

Em 03 processos de alimento requeri a exoneraçao nos proprios autos e foi deferida e exoneraçao.

Nao ouve nem a manifestaçao da parte contraria, provei que terminou a faculdade e que estava trabalhando, provendo o pp sustento.

Vi_Costa
Há 15 anos ·
Link

Vou falar com visão de alimentada.Tenho 24 anos,faço faculdade de Engenharia Ambiental,tenho uma mãe bipolar impossiblidade de me suster.Minha faculdade é integral e o pouco que ganho com bicos que faço não é suficiente pra me manter na faculdade.Meu pai,que é tenente da PM, já tentou em duas instâncias pedir exonaração e não conseguiu,isso porque nunca fiz grandes esforços para impedir tal pedido,apenas exponho em juízo minha real situação.Só que além do dinheiro,fica a mágoa em saber que um pai vai além de te abandonar,chega a não ter a consideração de querer te ajudar a concluir o sonho de uma vida inteira.Então é conveniente se pensar se vale a pena gerar um atrito com a própria filha por causa de dinheiro,pois desde que o homem que me gerou(porque pra mim ele não é meu pai) teve a desconsideração em se abster da possibilidade de me ajudar a concluir meu ensino superior,ele passou a ser uma pessoa irrelevante na minha vida e logo que possivel devolverei centavo por centavo de todos os anos que ele me pagou a pensão.Ele vai ter o dinheiro mas junto vai toda mágoa guardada de uma vida de pai ausente.

lalinha3
Há 15 anos ·
Link

Adv./rj - antonio gomes poderia me tirar uma duvida. Meu marido para pensao a filha que tem 17 anos e ira fazer 18 em outubro,ela esta fazendo o 1 ano do 2 grau( ensino medio) acontece que ja era para ela ter comcluido o 2 grau, ela parou de estudar 1 ano, repetiu de ano 2 vezes. Por isso ela ainda nao conluiiu o ensino medio. Ela nao faz nada da vida, estuda a noite, sai da aula e vai para a rua e chega em casa de madrugada, acorda meio dia, nao faz nada em casa, so da trabalho, e dias atras a mae disse qeu viu um video dela fumando maconha, ela nao quer saber de fazer nada da vida. Voce acha que se meu marido pedir exomereçao de alimetos depois que ela completar 18 anos, ela tem chances de conseguir? Obrigada e aguardo retorno;

Beth Almeida
Há 15 anos ·
Link

Vi_Costa

Tem duas pessoas com o mesmo codinome aqui no site?

Vi_Costa 14/03/2011 09:52

Gente,por favor me ajudem...Eu já não sei mais o que fazer!!!Eu odeio ser feita de idiota e minha empregada está fazendo isso.Ela está gestante de aproximadamente 4 meses e está se prevalendo disso pra abusar da minha boa vontade.Ela trabalha aqui a apenas 2 meses e há 1 mês que ela falta de 1 a 2 vzes por semana,não traz atestado e diz que tava passando mal.Ela não aparece aqui em casa desde a sexta-feira antes do carnaval e se eu ligo pro celular dela a 1º ligação chama e ninguém atende e as outras dão celular desligado.Agora liguei de um celular desconhecido,uma mulher me atendeu(não consegui reconhecer se era ela) e quando eu disse alô,desligou na minha cara.Eu tenho uma mãe doente e 3 filhos.Estou quase perdendo meu emprego e nas outras semanas antes do carnaval meus filhos perderam aula por causa das incontáveis falta dela.Eu estou estresseda,descontando nos meus filhos.Estou desesperada,sem saber o que fazer e com muito medo de perder meu emprego.

Adv. Antonio Gomes
Há 15 anos ·
Link

Boa tarde!!! Vamos aos fatos:

Adv./rj - antonio gomes poderia me tirar uma duvida.

Meu marido para pensao a filha que tem 17 anos e ira fazer 18 em outubro,ela esta fazendo o 1 ano do 2 grau( ensino medio) acontece que ja era para ela ter comcluido o 2 grau, ela parou de estudar 1 ano, repetiu de ano 2 vezes. Por isso ela ainda nao conluiiu o ensino medio.

Ela nao faz nada da vida, estuda a noite, sai da aula e vai para a rua e chega em casa de madrugada, acorda meio dia, nao faz nada em casa, so da trabalho, e dias atras a mae disse qeu viu um video dela fumando maconha, ela nao quer saber de fazer nada da vida.

Voce acha que se meu marido pedir exomereçao de alimetos depois que ela completar 18 anos, ela tem chances de conseguir?

R- A lei autoriza nestes casos exonerar alimentos de filhos capazes ao compretarem 18 anos e não estão matriculados em curso superior. Vale ressaltar, que, maconha não faz parte do gerero alimentos, sendo assim, deve o alimentante procurar antecipadamente um advogado da área do direito de família para ir providenciando o pleito.

Att.

Adv. Antonio Gomes. [email protected]

Obrigada e aguardo retorno;

Cristina SP Original - No FAKE
Há 15 anos ·
Link

Caro Ricardo

Você DEVE entrar com a revisional de alimentos, só assim poderá fazer cessar os descontos em folha de pagamento. E mediante consenso das partes, estipular um valor mais adequado e outra forma de pagamento.

Consulte um adv. de sua confiança e boa sorte.

Paulo de Tarso Silva
Há 14 anos ·
Link

jÁ a minha filha completandos seus 24 anos e mudou de faculdade 2 vezes, agora está fazendo o terceiro vestibular uma semana antes de completar os 24 anos. Moro em outro Estado da Federação, preciso ir em Brasília pedir desarquivamento do processo ou entrar com outro processo de exoneração e, quais documentos devlo levar para comprovar esses fatos, pois as Faculdades alegam que mesmo sendo Pai, porém, não pode fornecer dados ou informações. Tenho chance de exonerrar a pensão alimentícia mesmo ela estudando a Faculdade? Devo informa que ela não está cursando Faculdade?

Paulo de Tarso Silva
Há 14 anos ·
Link

Esqueci de perguntar, posso entrar com exoneração no meu ESTADO domicílio exonerando a pensão por maioridade de 24 anos? O Juiz não deixou nada anotado, apenas afirmou que era para pagar a pensão porque a mesma estava estudando, porém ela afirmou que ganhava pensão e o JUIZ mesmo assim mandou eu continuar pagando a pensão após ela ter ingressado na Faculdade com 21 anos.

Adv. Antonio Gomes
Há 14 anos ·
Link

O pedido de exoneração deve ser efetuado no foro da alimentada. Os documentos obrigatório, a cópia da sentença e a prova de que ela completou 24 anos de idade, sendo irrelevante se concuiu ou não o cruso superior. Deve constituir um advogado de sua confiança e promover imediatamente açao de exoneração.

Adv Antonio Gomes
Há 12 anos ·
Link

Fui...

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos