Boa noite. Gostaria de saber o motivo do impedimento de casamento a parentes afins em linha reta. Porque o legislador fez a diferenciacao entre afins em linha reta e afins em linha colateral, de um lado um podendo casar e do outro nao. Sei que é fundado na moral familiar, mas qual a razar dessa moral familiar atingir os parentes em linha reta e nao atingir os afins colaterais?

Respostas

    J

    Julianna Sexta, 05 de novembro de 2010, 11h42min

    ora, é simples. Parentesco em linha reta se dá de pai pra filho por exemplo. já viu casamento entre pai e filha? não né.
    Parentesco colateral de 4° grau por exemplo se dá entre primos e nesse caso o casamento pode ser celebrado e oficializado.
    o grau é contado sempre tendo em vista o ascendente.

    na linha reta (ascendentes e descendentes), vc. é parente de 1o. grau do seu pai, 2o. do seu avô, 3o. do bisavô. 4o., se não me engano, é triavô. o colateral possui ascendentes em comum: vc. e seu irmão são parentes de segundo grau, pq. o 1o. grau é contado de vc. até o seu pai e o 2o. dele ao seu irmão.

    O exemplo fácil de colateral de 4o. grau é primo (popularmente, chamado de 1o. grau). veja a contagem: quem é o descendente comum de vcs? o avô, certo? contemos: vc. para seu pai (1) para o avô (2), para o tio (3) e para o primo (4)

    Os parentes em linha reta não se casam, por motivos óbvios.

    os impedimentos absolutos, às hipóteses tradicionais de vedação do casamento entre parentes próximos, ascendentes e descendentes, colaterais até o terceiro grau, adotante e adotado, afins em linha reta, pessoas casadas e união do cônjuge sobrevivente com o condenado por homicídio ou tentativa de homicídio contra o seu consorte.

    Nas primeiras hipóteses, objetiva-se evitar uniões de caráter incestuoso, que são igualmente ofensivas à moral e aos bons costumes. Note-se que a vedação relativa aos afins em linha reta passa a abranger também as pessoas em união estável, em vista da ampliação daquele conceito de parentesco legal, nos termos dos artigo 1.595 do novo Código Civil, antes limitado ao cônjuge, e agora extensivo ao companheiro.

    Quanto aos impedimentos entre colaterais, observa-se que o novo Código não contempla a ressalva de autorização judicial para o casamento entre os colaterais de terceiro grau (tio e sobrinha), que no atual sistema jurídico tem lugar por força de disposição do Decreto-Lei 3.200/41. Resta questionável se estaria revogada essa norma excepcional, diante da norma genérica do novo ordenamento civil, ou se mantida como regra especial prevalecente.

    ?

    Lu souza Terça, 16 de novembro de 2010, 20h30min

    Meu questionamento se dava entre os Afins em linha reta e colateral.
    Afins=aqueles adquiridos atraves do casamento(parentes do outro conjuge)

    J

    Julianna Quarta, 17 de novembro de 2010, 15h54min

    Ué Lu, não estou entendendo onde vc quer chegar.
    Poderia ser mais clara?
    Quem sabe eu ou alguém possamos entender o questionamento e te dar uma resposta clara e objetiva.
    Que afins vc queria saber exatamente?

    D

    Desconhecido Sexta, 12 de agosto de 2016, 22h30min

    primos de primeiro grau ate 3 ainda sao proibidos , primos nao sao de 4 grau

    Wanderlei Wendy

    Wanderlei Wendy Sexta, 09 de setembro de 2016, 11h32min

    Pessoal, ela está perguntando sobre afins! parentes do outro cônjuge.

    Daniel Jesvs

    Daniel Jesvs Sexta, 16 de junho de 2017, 1h38min

    O art. 1.521, II, do Código Civil, afirma que não podem casar os "afins em linha reta". Isso implica dizer que o sujeito não poderá mais casar-se com a sogra ou enteada. Eles serão sempre parentes (por afinidade) de primeiro grau em linha reta. Ao impedir esses sujeitos de contrair matrimônio, acredito que o legislador quis preservar a moral, a paz doméstica e familiar. Não há dúvida que um casamento nesses moldes afetará diretamente a relação familiar, sendo certo que o Direito de Família traz em seu bojo um profundo componente moral e ético.