destituição paterna
Tenho um filho de 4 anos, que foi registrado pelo pai biologico, ele não tem contato com a criança e também não ajuda em nada (ele diz nao amar a criança) a familia dele também nem pergunta. tenho uma pessoa que é quem meu filho chama de pai, ele é quem ajuda no sustento, amor, ajuda na educação e quero que meu filho tenha o seu nome como pai na certidão de nascimento. isso é possivel ( o pai biologico, se prontificou a abrir mão do filho diante do juiz)
Se o pai biologico concorda, e devido a pouca idade da criança. basta o seu atual companheiro entrar com ação de adoção. e fica muito facil pelo fato do pai biologico aceitar a perda do poder familiar. Os filhos são realmente conquistados pelo coração, obra de uma relação de afeto construída a cada dia, em ambiente de sólida e transparente demonstração de amor à pessoa gerada por indiferente origem genética, pois importa ter vindo ao mundo para ser acolhida como filho de adoção por afeição. “o elo entre pais e filhos é, principalmente, socioafetivo, moldado pelos laços de amor e solidariedade, cujo significado é muito mais profundo do que o do elo biológico.” contrate um advogado ou defensor publico... felicidades!
Não vejo possibilidade de destituir o poder familiar por este motivo, para que haja a destituição é necessário observar o que prescreve o art. 1638 e seis itens: I - castigar imoderadamente o filho: II - deixar o filho em abandono: III - praticar atos contrários à moral e aos bons costumes e IV - incidir, reiteradamente, nas faltas prevista no artigo antecedente. Logo não terá êxito no seu desejo.
[email protected] voce não entendeu??a guarda definitiva é sua, porem não lhe da o direito de viajar para o exterior com a sua filha sem a autorização do pai ou judicial. não importa de o pai paga ou não pensão, se ele tem endereço incerto, será citado por edital, esse tipo de pedido pode demorar um bom tempo, em alguns casos até uns 2 anos. sua filha ja tem passaporte?