Pai que fuma maconha recreativamente não pode ver a filha?
Preciso ajudar um amigo que terminou seu relacionamento, um verdadeiro cara da paz, trabalhador, comprou uma casa para eles casarem, pagou o parto, paga convenio de sua filha sempre ajudou com alimentação carinho e tudo mais. Com o término do relacionamento a família da noiva está proibindo o pai de ver sua filha de um ano e meio alegando que ele fuma maconha, sendo que, já era de conhecimento da familia antes do termino do relacionamento e , apenas cumprirão a decisão do juíz. Como podemos ajudá-lo? ele está sofrendo muito, não sabemos quanto tempo poderá demorar está decisão, não sabemos se a familia pode impedir o pai enquanto não acontece o julgamento.
Isso é desculpa pra boi dormir, pois se isso fosse impecilho muitas mães nao poderiam se quer cuidar dos filhos. Infelizmente ele vai ter de entrar na justiça e essas coisas demoram e muito. Ele deve contratar um advogado urgente e entrar com pedido de regulamentação de visitas. Caso ele não possa pagar um, ele deve ir à defensoria pública de sua cidade.
Boa sorte, mas desde já seu amigo terá de ter paciência
ED, infelizmente a situação é um pouco complicada. conforme a lei do estatuto da criança e adolescente: Art. 19. Toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente livre da presença de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes.
Mas pelo fato do seu amigo consumir maconha, não quer dizer que va perder o poder familiar e o direito de visitar o filho. Ele pode entrar com uma liminar para regulamentar a visita, mesmo que seja acompanhado da mãe ou quem a mãe da criança possa confiar. e em ultimo caso, poderá até mesmo ver a criança perante ao MP. abraço!
ED. uma outra sugestão, para que o seu amigo não tenha maiores problemas, como voce mesmo disse que ele é uma ótima pessoa, caso entrar com ação de regulamentação de visitas, ele desde já deve providenciar um laudo de alguma clinica informando que ele não é viciado. pois caso a familia materna acusar o rapaz ele ja terá documentado o fato de não ser viciado. e tambem é de extrema importancia que ele tenha comprovantes de pagamento da pensão, deposito bancario, plano de saude, nota fiscal...etc...etc.. na vara de familia o juiz da muita importancia para pai responsavel e principalmente afetivo. abraço e feliz ano novo.
Boa tarde. Primeiramente seu amigo deve parar de fumar maconha ou usar qualquer tipo de droga, licita ou ilicita. Após deverá começar a pensar para frente e reconstruir sua vida, firmar-se na fé, e então ser um bom pai. Ninguem que tenha vicio poderá arcar com as responsabilidades que um verdadeiro pai deve ter. Dr. Theodosio.
Quanto tempo ele pode ficar sem ver a filha? Como podemos providenciar este laudo? Como a ex noiva pode provar que ele fuma? é preciso fazer B.O? o ex sogro dele está ameaçando de partir para briga e mesmo assim meu amigo quer encontrar com ele e tentar resolver na paz. Por favor, precisamos de ajuda.
A recreação do seu amigo sustenta os bandidos que assaltam a minha casa, a sua e a de muita gente inocente, e ainda faz com que ele fique sem ver a filha, então, sugiro que você oriente ele a criar vergonha na cara e ser digno do merecimento de ver a filha, agora, caso ele não consiga ser uma pessoa merecedora do carinho da filha e prefira as dogras em detrimento da felicidade da filha, sugiro que entre com a Ação de Regulamentação de Visitas, e quem sabe depois que a criança estiver cursando uma faculdade, depois de já passada a fase melhor da criança onde aprende a falar e nos faz rir muito, talvez ele consiga atingir o objetivo de curtir a criança como "pai". Tem gente que prefere fumar unzinho no lugar de ganhar um abraço carinhoso e ser chamado de papai, infelizmente. Espero que a filha e outras pessoas inocentes não sejam vitimas fatais dos vagabundos que esse pai sustenta com a compra de drogas pra consumo, e quem sabe ainda de tempo deles serem uma familia, que Deus os ilumine, e que a justiça chegue ao melhor resultado para a menor. Abraços a todos.
Seu "amigo" deve contratar um advogado urgente, pois essa mera acusaçao não justifica a negaçao de visitas. Essas coisas podem demorar e muito. Tem casos semelhantes onde o pai nao vê o filho há mais de um ano, portanto quanto antes ele agir, melhor. No mínimo, ele deve ter permissão a visitas supervisionadas, mas terá de buscar a justiça, pois pelo visto sua ex e a familia dela nao querem ele por perto.
Observei nesta discussão que mesmo o pai sendo usuário de maconha lhe é permitido as visitas se regulamentadas? Um usuário de maconha costuma ficar meio fora de si, "viajando", e acaba se metendo em confusão porque não tem o pleno uso de suas faculdades perceptivas. É correto deixar uma criança sob os cuidados de uma pessoa nestas condições? Do meu ponto de vista é o mesmo que abandono de incapaz. Deixar uma criança na responsabilidade de alguém que não consegue cuidar nem de si mesmo.
Marian
A ignorância sobre a maconha ainda é muito grande e o preconceito tbm. Conheço muuuuuiiitas pessoas que fazem uso da maconha e posso garantir que essa de "ficar fora de si" ou "ser incapaz de cuidar de si mesmo" é lenda, história da corochinha. As pessoas que fazem uso da maconha, trabalham, estudam, cumprem sua rotina de afazeres diários, normalmente. Isso é comprovado pela ciência, pode pesquisar. As pessoas que eu conheço, fumam antes de ir pro trabalho, e tem uma capacidade de concentração maior que a minha, que não fumo nada, nem cigarro. Isso porque a gente que não usa nada, pensa em muitas coisas ao mesmo tempo e eles não, sob o efeito da droga, o relaxamento além de outras coisas tras a capacidade de se concentrar em uma tarefa de cada vez. Outras que conheço, fumam ao chegar em casa, no final do dia, pra relaxar. A mesma coisa que tomar uma dose de uma bebida destilada, por exemplo, um vinho, pra relaxar depois do dia de trabalho. Se fosse assim tão perigoso dar um tapa na pantera, a Holanda seria o pior país pra se viver, e é justamente ao contrário, o Estado da Califórnia seriam um inferno pra se viver, e não é nem de longe (lá é liberado pra uso medicianal, vc obtem uma receita medica e a autorização para comprar nas lojas especializadas e fumar tranquilamente) É muita hipocrisia e ignorância dizer que a maconha causa algum dano aos terceiros, ao inves de causar a quem fuma. Aliás, quem leu a materia na revista Veja sobre isso, leu tbm o depoimento de medicos dizendo que não existem danos físicos nem psiquicos que tenha sido COMPROVADAMENTE causados pelo consumo da maconha. Quem assiste o NatGeo (canal a cabo) um especial Tabu, sobre drogas, tbm viu um médico brasileiro dizendo que em 40 anos de profissão, nunca atendeu um só paciente que estivesse com algum mal causado pelo consumo da maconha. As pessoas são preconceituosas, ignorantes e dramáticas demais, querem dar uma de certinhas demais pra mostrar pra sociedade que são perfeitas, mas quem bebe faz mais mal a ele a aos outros, quem fuma cigarro se mata de câncer e mata os que estão ao seu redor, e por aí vai. E são liberados, pra vc ver como sao as coisas. As pessoas que eu conheço, tem mais de 35 anos, são formadas, tem profissão, tem trabalho, tem familia, não tem histórico de violencia, são pacíficas, são saudáveis e começaram a fumar na adolescencia. Nao to dizendo "Fumem maconha que faz bem pra saúde" To dizendo para não compararmos os usuários de maconha com os drogados de químicas, esses sim, matam, roubam pra conseguir a droga, perdem a motivação na vida, perdem o carinho e o respeito aos demais, se tornam egoístas e manipuladores. O maconheiro é da paz, ora essa. Deixem que fumem, cada um com suas convicções. E isso não é motivo pra impedir a convivência de pais e filhos, nem aki nem na china. Abraços**
Data maxima venia a nobre colega, a sua posição beira o absurdo, meu repúdio total da forma expressada sobre o tema maconha, por esse meio de comunicação. Seja prudente, o artigo beira o crime de APOLOGIA, SE NÃO CONFIGURADO.
Maconha é droga ilícita e como tal deve ser tratada. Prudente seria retirar o texto, ainda assim a minha visão pessoal sobre a colega resta maculada.
Adv. Antonio Gomes
OAB/RJ-122.857