Sair de casa...
Olha... eu tenho uma namorada e nós sabemos qe se gostamos muito... mas no meio de tudo isso, tem um problema, os pais delas depois de aceitarem nosso namoro, resolveram qerer com qe a gente termina-se, só qe nós nao qeremos... Minha namorada e eu temos 16 anos, se ela sair de casa, ela pode morar comigo e com meus pais... ou teria algo qe se tenha qe fazer para ela ter esse direito, ela qer sair de casa até pq quando ela comenta na casa dela sobre mim, os pais dela batem nela, como pode ser resolvida essa nossa situação, se ela sair de casa mesmo sendo menor de idade, ela pode morar na casa dos meus pais comigo??? sem problema algum, ou teria qe procurar a justiça, e oficializar alguma coisa??? nós precisamos muito saber disso, pq a nós qeriamos saber, se ela viesse morar aqê em casa sem procurar a justiça meus pais podiam acabar se complicando??? Então são essa nossas perguntas: 1º se ela sair de casa mesmo sendo menor de idade, ela pode morar na casa dos meus pais??? 2º Sem problemas nenhum, ou teria qe procurar a justiça??? 3º se ela viesse morar aqê em casa sem procurar a justiça meus pais podiam acabar se complicando???
Renato, vamos às dúvidas:"1º se ela sair de casa mesmo sendo menor de idade, ela pode morar na casa dos meus pais???" R- Não, ela não pode sair de casa sem autorização dos pais dela.
"2º Sem problemas nenhum, ou teria qe procurar a justiça???" R - Como ela já tem 16 anos pode pedir aos pais a emancipação, contudo, esta só é dada caso os pais concordem.
"3º se ela viesse morar aqê em casa sem procurar a justiça meus pais podiam acabar se complicando??? " R- sim, ela pode ser obrigada a voltar para casa. o fato é que sua namorada é menor, portanto, está sob o poder familiar dos pais. vocês tem duas alternativas, ou ela se emancipa e faz o que quiser da própria vida ou vocês se casam. De qualquer maneira, para casar é preciso o consentimento dos pais, caso a recusa seja injusta(juridicamente) então o juiz pode suprir a vontade dos pais.
Ou a lei mudou neste país e eu não estou sabendo, ou ao que me consta aos 16 anos uma adolescente que sai de casa para viver com alguém, constitui união estável principalmente se engravidar, e a união estável se equipara hoje ao casamento, concedendo assim a emancipação a esse ou essa adolescente, portanto pela idade desse adolescente não é tão fácil assim que ele volte pra casa, digo isso, por que já tive três casos na família com adolescentes de 16 e 17 anos, eu inclusive e me desculpem mas não deu em nada a não ser que seja menor de 14 anos, é o caso comigo foi no tempo da lei da pedra, em 1994
Olá, eu tenho 14 anos , e penso em sair de casa, vou morar com meu namorado e a mae dele, queria saber, se meus pais podem me obrigar a voltar pra casa , pq pelo que eu saiba um adolescente de 14 anos ja tem o direito de escolher com quem morar, e essa pessoa pegar a guarda do adolescente, ou ele ter um bom motivo pra não querer voltar para casa ( eu tenho), então ja esta quase tudo combinado, de morar com a mae dele, mais estou preocupada, que se minha mae for la com o conselho tutelar, ela me trazer de volta para casa ...então queria que alguem respondesse a minha unica pergunta : Minha mae pode me obrigar a voltar para casa ?
Fico cada dia mais passada lendo esse tipo de post... Em que mundo estamos ? Com 16,17 anos vcs deveriam pensar em estudar estudar e estudar !!!!! Primeiro, "de maior" não existe. Segundo, a maioridade é igual para ambos os sexos, 18 anos.
Andreia, vá estudar, abra sua mente, namore bastante, mas cada um em sua casa. Garanto que qdo vc ingressar na faculdade, vc agradecerá por não ter feito essa besteira !
Gabriella Com certeza vc terá de voltar pra casa.
Vc diz que tem um bom motivo pra não voltar, espero que seja bom o bastante pro juiz concordar. Se há algum namorado de sua mãe te bulinando ou coisa assim, abre logo o jogo, vá vc mesma no conselho tutelar e denuncia!!
Vai acoitar safado?!
mas se sua mãe não bate em vc, nem lhe tortura psicologicamente, nem tem algum conhecido ou parente te bulinando....
A guarda só passa pra outro parente e em último caso para estranhos da família, mas a sua mãe precisa ter feito algo de muito grave pra perder a guarda.
Esses muleques estão começando agora e acham que sabem tudo!!!!
Oi MEU NOME É EDUARDA E TENHO 15 ANOS eu preciso da ajuda de vcs : Á um ano meu pai faleceu e eu moro com minha mãe só que ja faz um tempo que não quero mais morar com ela só que ela diz que eu não tenho direito de escolher e que se eu quizer morar com meus avós paternos que eles entrem na justiça pra conseguirem minha guarda só que eles moram em outra cidade e meu avô está vindo para conversar com ela e ir no forum só que agora com volta as aulas eu ja queria estar morando com eles :
1-Isso demora muito? 2-Eu corro risco de ser obrigada a continuar morando com ela(mãe)? 3-Com volta as aulas tem como agilizar o processo?
EU AGRADEÇO MUITO SE VCS PODEREM ME AJUDAR !
Queridos adolescentes......
O dia em que todos vocês precisarem ganhar 1 salário mínimo para sobreviver, pagar aluguel, água, luz, telefone.....isso é: se der pra pagar tudo isso com 1 salário mínimo.....vcs vão aprender que a casa que vcs moram é o céu; que amor só enche barriga no caso de gravidez; e que todas vcs estão iludidas: AMOR NÃO É FUGIR COM NAMORADO, AMOR É ESTUDAR, TRABALHAR, SE TORNAR ALGUÉM NA VIDA, E DEPOIS PODER USUFRUIR DE PAZ E TRANQUILIDADE DO LADO DE ALGUÉM QUE LHES AJUDOU A CONSTRUIR UM FUTURO.
Vcs acham que vão a algum lugar fugindo de casa aos 14 anos para morar com namorado?????? Isso é a visão que vcs têm de começar a vida adulta? Começar errado??
AGORA ME RESPONDAM: VCS MENINAS DE 14/15/16 ANOS ACHAM QUE SABEM ALGUMA COISA DA VIDA??????
PENSE BEM.....
Sim, Maria Eduarda, demora. É provável que vc conclua o ano escolar antes de conseguir (SE conseguir) ir morar com seus avós.
O tribunal vive repleto de processos, ninguém está lá guardando lugar na fila pro seu avô dar entrada na questão.
Além de quê é provavel que o juiz peça estudos psico-sociais para avaliar as verdadeiras motivações que levam um adolescente a querer essa mudança. A coisa não é tão simples assim. A vida não é tão simples: se eu quero, eu tenho. Isso só acontece nas novelas.
Se vc não é agredida, nem maltratada, tem teto e comida, aguente a solução da questão.
Ok Samira, observei teu campo de visão. Um pouco fechado, mas é sua visão da vida, você tem uma e todos nós temos outras totalmente diferentes, cada adolescente aqui presente tem seus motivos de não querer mais continuar sob guarda dos pais, e você deveria parar pra pensar. Imagine você viver em uma "prisão", não poder sair, se divertir, você acha fácil porque com certeza já deve ter completado a maioridade e está livre disso, uma boa parte de vocês adultos sugerem, que os adolescentes que tem o desejo de sair de casa e morar com seus parceiros, viva a vida. Mas, como viver uma vida preso em uma casa onde os pais os maltratam e tem pensamentos totalmente divergentes? Como diz um provérbio: Mais vale um quilo de exemplo, do que uma tonelada de conselhos. Vocês adultos tem a mania de esquecer que um dia já foram adolescentes. beijos de luz.
ah meu deus!!!!
ja pensou se todo adolescente que tiver o "desejo" de não morar com os pais resolver agir ? kkkk
Sabe Ana Paula Carmo, a vida não é feita de desejos...certamente vc acha que aquelas lindas frases de Facebook "eu quero, eu posso eu consigo" são simples assim... Esfrega a lampada, faz um desejo e acontece.
Os pais tem obrigações com os filhos até os 18 anos. Inclusive é responsabilidade dos pais manterem os filhos matriculados e estudando até a maior idade!
Completar 18 anos não significa ser livre. O que é ser livre pra vc? É não ter que cumprir, regras? horários? é ir pra balada? Conheço marmanjões com 30 anos nas costas que adora se dizer livre mas vive nas custas dos pais, na casa dos pais, vai pra balada com dinheiro do pai, come com o dinheiro dos pais.
Não estou falando de idade não...estou falando de incompetência pra poder ser livre. Vai morar com o parceiro igualmente incompetente e viver de que?
não vão ter capacidade nem pra pagar a internet de 29,90 e escova progressiva. Se liga!
Citando:
"ja pensou se todo adolescente que tiver o "desejo" de não morar com os pais resolver agir ? kkkk
Sabe Ana Paula Carmo, a vida não é feita de desejos...certamente vc acha que aquelas lindas frases de Facebook "eu quero, eu posso eu consigo" são simples assim... Esfrega a lampada, faz um desejo e acontece.
Os pais tem obrigações com os filhos até os 18 anos. Inclusive é responsabilidade dos pais manterem os filhos matriculados e estudando até a maior idade!"
Curioso, muito curioso. De repente se acaba o discurso da maturidade. Veja que não desejo melindrar a colega, e em minha obtusidade certos paradoxos fogem à compreensão. Mas, dois pesos e duas medidas?
O pensador, não sou advogada e não estou aqui fazendo fundamentação jurídica, não tenho conhecimento ou pretensão disso.
Vc está misturando as coisas de outro tópico ref a deixar criança sozinha em casa para trabalhar, com adolescente querer deixar a casa dos pais para morar com companheiro e não ter liberdade para se divertir...
não vejo nada de "curioso" no meu comentário, vejo sim no seu o intuito maldoso e desnecessário.
Prezada Marsh, veja que o comentário não teve o propósito de ser maldoso. Apenas para tecer uma linha de raciocínio.
Desconsidere a fundamentação jurídica, por não ter formação na área.
Mas me esclareça segundo o seu entendimento, qual a diferença entre os dois casos?
Veja que em ambos, o fundamento é a Lei. Se no caso deste tópico, a adolescente por vontade própria resolver sair de casa, a mãe tem a proteção legal para trazê-la de volta. E é bom que assim seja. Assim o legislador previu. Assim colocamos ordem em nossa sociedade. Imagine se cada adolescente resolver que tem maturidade suficiente.
A mesma coisa, imagine se cada mãe achar que seu filho, uma criança está apto a ficar sozinho em casa. Vira bagunça. A Lei é para isso, para colocar limites na liberdade de cada um.
Eu me referi a dois pesos e duas medidas, não com o intuito de dizer que o faça de propósito, mas para demonstrar que no fundo assim o fazemos. Olhamos as situações da vida a partir de uma perspectiva parcial do problema, já estamos contaminados por ausência da neutralidade exigida.
Pensador, maturidade pra ficar dentro de casa, assistindo tv, jogando game ou esquentar um prato no microondas é uma coisa.
Maturidade pra morar com o "companheiro", sem emprego, profissão, sem conclusão dos estudos é outra bem diferente....
Em uma das situações, a mãe deixa o filho em casa, só, por falta de opção. Em outra é o adolescente que DESEJA se mudar da residencia dos pais porque não tem liberdade para namorar ou ir a baladas.
Entendi perfeitamente. E por isso, disse dos dois pesos e duas medidas. Esqueça o falta de opção. Atenha-se apenas ao abstrato da questão.
Teríamos dois tipos de maturidade diferente nestes casos citados? Veja que não estou a lhe confrontar, mas sim, legitima e sinceramente, estou a fazer uma análise imparcial.
Neste discurso uma criança de 8 ou 9 anos teria maturidade suficiente para ficar em casa sozinha, mas aos 16 ainda não teria maturidade para viver sua vida?qual o critério?
Se no caso levantado pela nobre colega DFF, a mãe sabe da maturidade da criança de 8 ou 9, não saberia muito melhor o próprio adolescente aos 16?
Veja que qualquer discurso deve ter fundamentação, senão vira achismo.
Pois bem, minha querida Marsh. Como você mesmo disse existe marmanjos de 30 anos de idade que vive na casa dos pais. Eu particularmente, vejo homens de 17 e crianças de 30. Vamos abrir o olho pra realidade, não é questão de idade não, é de maturidade, sim! Desde que o adolescente trabalhe para se sustentar, esteja estudando, e o parceiro já tenha um emprego para dividir as despesas... Não vejo mal algum como, falou o nosso amigo ai em cima:
"Neste discurso uma criança de 8 ou 9 anos teria maturidade suficiente para ficar em casa sozinha, mas aos 16 ainda não teria maturidade para viver sua vida?qual o critério?
Se no caso levantado pela nobre colega DFF, a mãe sabe da maturidade da criança de 8 ou 9, não saberia muito melhor o próprio adolescente aos 16?"
E eu sei que a vida não é fácil, ela está ai pra ensinar, e o mundo hoje é perverso. E um dia cada qual aprende. E não devemos querer preservar ninguém da vida, não! A vida é uma só, e Deus nos deu livre arbítrio, não existe idade, e sim maturidade.