Posso processar meu ex marido por danos morais?
Olá. Me casei depois de 5 anos de namoro. 1 ano e meio após o casamento me separei pois fui traída. Meu ex marido morava na minha casa e com o fato voltou a casa dos pais. No dia da separação, não pedi pensão apesar de não trabalhar e não houve partilha de bens e nem dívidas já que fizemos um acordo cujo pagamento dos 1,700 seria feito por deposito bancario em parcelas ate a quitação sendo regsitrada em promissória. Hoje foi o meu divorcio e meu ex não compareceu alegando que não era necessario a sua presença. Fiquei muito chocada com essa falta de respeito.
O fato é que hoje estou morando com uma pessoa já a 1 ano e 6 meses e não tenho plano de saúde e nem posso ser colocada no plano dele pois não sou casada. Desde a minha separação venho tendo problemas grave de sangramento intestinais sem causas, fazendo varias investigações sem solução e fui encaminhada a psiquiatria e psicologia para tratamento. Há quatro meses engravidei de meu companheiro e perdi o bebe, foram muitos os gastos, inclusive tendo que para o Plano 28 da Petrobras para que as consultas fossem mais baratas. Hoje quase morro de tanto chorar na Defensoria Publica com a irritação que me deu devido a eu ter explicado ao meu ex marido que queria me separa para construir a minha nova familia.
Perguntas: 1. Fui roubada e só tenho a xerox autenticada da promissória posso entrar no pequenas causas cobrando?
Tenho prontuarios medicos que mostram o inicio dos sintomas do sangramento o que bate com a data que estavamos separando - posso alegar que ele foi o colaborador desses sintomas devido a raiva que passei?
Como agora o divorcio é litigioso e vai demorar muito mais posso entrar com um processo de danos morais pois ele está empatando a minha vida e meu acesso a saúde já que meu atual não pode me colocar no plano de saúde pois não somos casados. E que tenho que gastar com assistencia média e até mesmo ser atendida no SUS pela falta de compreensão dele em me dar o divóricio?
Esses danod morais pode entrar também com a justificativa de ele estar me danificando emocionalmente já que fico nervosa, sangro , tenho que tomar remedio contralado
e por fim
- que ele colaborou com a perda de meu filho já que se negou a me dar o divorcio para que eu pudesse ter assistencia medica do meu atual.
Me respondam urgente por favor.
Grata
Cat_assis, o dano moral tem que ser comprovado, não basta pedir.
Tem que haver um nexo causal entre as suas enfermidades e o fato dele não querer se você divorciar. Se você conseguir compravar isso é um bom caminho para o exito no processo.
Quanto a nota promissória, infelizmente, você somente poderá entrar com processo se apresentar o original.
Eu tenho copias de prontuarios medicos do Serviço Medico da Universidade que atende pelo SUS que dizem:
- As datas que fi atendida por causa do sangramento
- Acompanhamento médico que dizem a causa de minah aida - problemas familiares
No caso eu estava com ele na epoca em que começaram a acontecer os sintomas. Ele em vez de ajudar como marido, saia e ia procurar mulher na rua. Aí chega hoje, não vai pra audiência. eu tenho que esperar mais uns 6 meses sem plano e com problemas de saúde e sem poder me casar com meu copanheiro para poder ter o plano dele. Fora que faço estágio comprovado pelo estado e ganho 250,00 e não tenho como pagar meu plano de saúde. No meu ver ele está me prejudicando.
o que acham?
OI VIVE POR UM ANO E TRES MESES CM MEU PACEIRO ELE VEIO MORAR NA MINHA CASA DURANTE ESSE PERIODO SE APERTAMOS E FIQUEI FAZENDO EMPRESTIMOS E UTILIZANDO MEUS LIMITES BANCARIOS P PAGAR AS DIVIDAS Q SO AUMENTARAM POR ESSE MOTIVO COMEÇAMOS A BRIGAR E NOS SEPARAMOS.MOROU DE 13-09-2011 A 14-12-2012 NA MINHA RESIDENCIA Q E ALUGADA,SAIU DE CASA LEVANDO OS UNICOS BENS Q HAVIA TRAZIDO UNS ELETRONICOS E UMA CAMINHONETE.POREM ME DEIXOU CM INUMERAS DIVIDAS EM CARTAO DE CREDITO E EMPRESTIMOS,SE PROPOS DE BOCA A PAGAR MAS QDO PERGUNTO QTO E Q DIA ELE NUNCA CONFIRMA NADA.TENHO MEDO Q MEU NOME VA P JUSTIÇA POIS PRECISO DELE P PERMANECER NA MINHA CASA Q E ALUGADA E P SUSTENTAR MEUS DOIS FILHOS.QUAIS SAO MEUS DIREITOS POSSO PROCESSA LO E OBRIGA LO A PAGAR PELO MENOS METADE DESSAS DIVIDAS SEM Q SUJE O MEU NOME?
Entre na justiça requerendo o reconhecimento e a dissolução da união estável, arrole todos os bens adquiridos durante essa união e incluia as dívidas contraídas em função da manutenção familiar, embora ela possa alegar que boa parte dos empréstimos era pra sustentar seus filhos, com os quais ele não tem qualquer obrigação.
Na próxima, deixe que cada um fique em sua própria casa, é melhor até pra as crianças.
querer culpá-lo do seu aborto e do seu sangamento intestnal é DEMAIS!!!!!
a culpa disso (se realmente for psicosomática) é a sua incapacidade de lidar com frustraçoes... e nao simplesmente de ele nao querer mais estar com vc e etc...... vc pode fazer plano de saude com contrato de união estável... e vc nao precisa ser divorciada para isso
CAT, Respostas: 1. Não
Não
Não
Não
Não
Sugiro procurar o setor de Psiquiatria pois seu problema vai além de contrariedade pelos outros não fazerem o que vc quer.
As pessoas podem não agir como eu quero, mas quem manda nas minhas emoções sou eu, portanto, eu escolho ter ou não raiva.
O sujeito não casou com vc lhe obedecendo, se ele não quis facilitar o divórcio é um direito dele, ele não existe para satisfazer sua vontade. Por isso existem dois modos de se divorciar, consensual ou litigioso.
Seu amante pode muito bem estar só se divertindo com vc pois ambos poderiam ter celebrado um acordo de união estável no dia seguinte que vc largou seu marido (estariam separados de fato), e assim vc usufruiria do tal plano de saúde de seu amante.
Como vê, só vc é responsável pelo que te acontece, seja de bom, seja de ruim.
Não esquece, hem? Procure ajuda pois seu problema vai lhe deixar mais desequilibrada ainda.