Divida trabalhista passa para os herdeiros (filhos)?

Há 15 anos ·
Link

Olá. Meu pai teve uma empresa nos anos 90 que acabou falindo e deixando algumas ações trabalhistas. Ele faleceu ha 3 anos, mas os processos ainda estão em andamento e o carro que ele tinha está bloqueado, mas o valor não paga todas as ações. Hoje em dia sou casada e pretendo financiar um apartamento junto com meu esposo, mas tenho muito medo que um dia esse imovél possa vir a ser bloqueado para pagar um desses processos. Isso poderia mesmo acontecer? A divida trabalhista deve ser paga pelos herdeiros? Algum dia poderei ter algum bem em meu nome?

3 Respostas
Amauri_Alves
Há 15 anos ·
Link

A dívida é do seu pai. Como morreu passa para o espólio dele.

Ou seja, se seu pai deixou bens, as dívidas recairão sobre os bens deixados por ele.

Imagem de perfil de Fernando Stefanes Rivarola
Fernando Stefanes Rivarola
Advertido
Há 15 anos ·
Link

Concordo com o Amauri. Acrescento apenas alguns detalhes. A dívida era da empresa de seu pai e provavelmente o juiz desconsiderou a personalidade jurídica da empresa e incluiu ele(seu pai) no pólo passivo da lide, fazendo com que ele passasse a responder com seus bens particulares pela dívida da empresa. Com a morte dele, o patrimônio deixado responde pelas dívidas. Ocorre que a herança é uma universalidade de bens, de maneira que ou se aceita tudo ou se renuncia tudo. Desta maneira, caso as dívidas ultrapassem o valor da herança é imprescindível que você(herdeira) renuncie a herança, pois caso contrário, aceitando, passará a ser responsável pelas dívidas também.

Arlene
Há 10 anos ·
Link

E quando não há espólio? quando o falecido não deixou nenhum bem como herança para sanar essa dívida trabalhista? apenas alguns móveis como cadeira, mesa, condicionador de ar etc.

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos