C

    Carol Dantas Sábado, 25 de abril de 2009, 15h36min

    Olá, estou no 1º ano de direito e tenho que entregar uma resenha sobre o livro...
    mais entre os requisitos solicitados pela professoa ela pediu para explicar como foram tratados o "Direito Natural e Positivo" nao consigo pencar em uma resta legal =/
    C alguem tem uma ideia por favor me ajudem!!!
    BjOO

    A

    Alexandro_1 Sábado, 25 de abril de 2009, 21h34min

    Carol, fiz uma prova recente sobre o caso (em dupla), eram setenta questões. Só tenho um conselho, leia o as opiniões de todos os juizes e faça anotações. Obs: Foster apela pelo Direito Natural e Keen extremamente positivista.

    C

    Carol Dantas Segunda, 27 de abril de 2009, 12h32min

    quanto ao julgamento pelo poder judiciario, seria possivel um veredicto especial?
    me respodam quem souber beijoo

    F

    fabio gomes Quinta, 30 de abril de 2009, 14h47min

    Direcionados a todos os participantes deste fórum,

    Quando realizamos a leitura desta obra dos exploradores de caverna, estavamos no 1º período do curso de Direito, e sequer entendíamos o que seria estar em estado de necessidade, e que a vida é indisponivel em todos os aspectos.

    Mesmo leigos, entendíamos que os sobreviventes deveríam ser inocentados, pois o que conduziu eles a tomar tal decisão foram as reais condições psicológicas e fisiológicas que encontravam-se naquele momento.

    Daí imputar a alguém uma pena, sem levar em consideração as circuntâncias, você estará compelindo a este a verdadeira injustiça.

    Injustiça esta que o direito atual em sua fase do reais direitos humanos proibi de forma latente e mundial.

    Att: Fábio.

    M

    Marcelo Naves Quinta, 30 de abril de 2009, 16h35min

    Eu acho que ninguém devia explorar cavernas, é muito perigoso.

    N

    Natália_1 Quarta, 06 de maio de 2009, 20h00min

    Quando me deparei com o livro confesso que fiquei bastante confusa. E confesso que ainda estou.
    Curso o primeiro período de Direito. E esse caso nos foi dado afim de elaborarmos uma argumentação absolvendo ou condenando os exploradores.
    Num grupo de 9 pessoas da minha equipe. 5 foram a favor da absolvição e 4 contra. E o restante dos grupos da sala não foram diferentes, ficaram todos bastante divididos.
    Achei a discussão super importante. Principalmente os argumentos que foram escritos aqui. Anotei todos, mais tarde na aula vou levar cada ponto pro meu grupo. Pra que possamos, enfim, decidir nossa opnião a favor ou contra.
    Gostei muito do site e espero que possa inda ver muitas dicussões sobre diversos assuntos.
    Obrigada :)

    A

    Anderson_1 Quinta, 14 de maio de 2009, 21h53min

    alexandre, por algum acaso, voce teria condicoes de passar essas questoes resolvidas, para poder ajudar numa melhor fundamentaçao e até mesmo nos questionamentos que sao postos a prova na hora do juri simulado???

    se puder entrar em contato: [email protected]

    atenciosamente ^^

    L

    Liamara Ibba Sexta, 15 de maio de 2009, 22h02min

    Gostaria de saber quais os tipos de interpretação da lei foi usada no caso " Os exploradores de Caverna", pois estou iniciando a matéria de Direito e ainda não consegui entender essa questão.

    F

    Franciane Gaona De Terça, 09 de junho de 2009, 21h33min

    Sou estudante de Direito e vou fazer semana que vem um juri simulado sobre o livro O caso dos Exploradores da caverna e serei a promotora do caso.
    Gostaria de opiniões e criticas sobre o que livro mostra, me ajudando à argumentar formas de acusações convincentes.
    Esse livro é bastante interessante, faz com que a gente pense, isso que é o mais legal, me ajudem pessoal, opiniões de outras pessoas abrem mais a visão sobre o caso.

    Agradecidade desde já,
    Fran.

    G

    Gulnara Andrade Sábado, 29 de agosto de 2009, 13h47min

    Existe uma situação que chamamos de Estado de Necessidade. É quando o ser humano se encontra numa situação extrema onde ele precisa fazer algo urgente para sua prezervação.
    No caso dos sobreviventes dos Andes, as pessoas que serviram de alimento já se encontravam mortas diferente da situação presente.
    Esses homens se encontraram numa situação tão extema que estavam ja desesperado, pois alem de nunca mais verem seus familiares amados estariam condenados a uma morte certa, lenta e com muito sofrimento; torturados pelo desespero de nunca mais ver a luz do sol e aqueles que amam.
    Tal ato foi desesperado. A pena máxima, eles ja receberam, pois o resto da vida deitarão a cabeça no travisseiro sabeno que mataram um amigo e o comeram, fora que esse buraco na lembraça sempre ocorrerá na ausência do companheiro.
    A condenação a forca seria muito rigoroso, pois amenizar a pena, como prisão ou trabalhos, como eram usados na época, seria mais apropiado.
    Pois nesse caso não tratamos de psicopatas que não possuem remorços do ato, pois com o tempo a "fixa cai" e eles mesmo se condenarão por isso.

    A

    andark Sábado, 06 de fevereiro de 2010, 15h23min

    Anderson_1 , tenho apenas uma semana se aula , mas logo já tenho que apresentar um trabalho relacionado a este livro , se vc conseguiu as questões do alexandre poderia passar para min ? preciso de ajuda , qualquer uma , desde material , a opiniões .
    pelo que eu pude observar a defesa geralmente baseia-se no Estado de Necessidade , mas gostaria de saber mais sobre as possivéis acusações pois nao foi definido grupos ainda . agradeço a ajuda de todos , um grande abraço !!!

    [email protected]

    A

    andark Sábado, 06 de fevereiro de 2010, 15h28min

    Alexandro_1 , estou começando o curso de direito , tenho apenas uma semana de aula , mas ja tenho trabalho relacionado a este livro , se vc tiver algum material desde a sua prova ate outra coisa , poderia passar para min ? ou qualquer um que estiver lendo isto , um abraço a todos , obrigado pele força !!!

    J

    Joao Celso Neto/Brasíla-DF Sábado, 06 de fevereiro de 2010, 15h46min

    Andark:

    sugiro que comece seu curso de Direito pela porta e forma certa.

    Leia o livro e dê SUA opinião.

    Exatamente por estar, talvez, no primeiro semestre, não tem qualquer obrigação de conhecer os Códigos e dar opinião (análsie pessoal) correta, escorreita, seguindo a maioria ou a opinião de outros.

    Posso estar enganado, mas acho que o professor quer precisamente testar a capacidade de raciocinio dos alunos.

    Se houvese apenas UMA resposta, ou prevaleceria a tese da defesa OU a da acusação.

    E, na Justiça, há os dois lados, os advogados precisam exercitar seja para acusar seja para defender.

    O caso dos exploradores de caverna é algo acadêmico, não se trata de fato real, em um país imaginário cuja legislação não se conhece, e somente se presta para o estudante desenvolver seu raciocínio.

    Já devo ter dito isso antes. Desculpem-me se repito.

    A

    andark Domingo, 07 de fevereiro de 2010, 23h29min

    Joao Celso Neto ... vejo que teve uma ideia errada com relaçao ao meu pedido de ajuda , acredito que deve ter pensado que eu queria " cola " , talvez eu tenha dado a entender isso , peço desculpas a todos ... o que procuro exatamente e o oposto , tentar fazer minha tese em algo que nao foi feito ( nao sei ainda o que , como disse , sou calouro ) e colocar algumas ideias que eu observei aqui ... agradeço a atençao de todos , um grande abraço !!!

    J

    Joao Celso Neto/Brasíla-DF Segunda, 08 de fevereiro de 2010, 13h43min

    Após ler o livro, repito (até mesmo ou principalmente), por ser calouro, diga o que acha, o que pensa, não pretenda criar teorias ou fundamentar sua opinião com originaidade, acho que não tem mais nada que ainda não haja sido dito, esse enigma tem "um século".

    Sua ideia me lembra quem queira tirar 10 em um teste de entrada. Supondo que consiga nota máxima, e ao final (teste de saída) tire outro 10, o que será que ele aprendeu? Não prova nenhum aprendizado, saiu sabendo igual ao que entrou.

    Por estranho que pareça, o aprendizado máximo, a meu ver, é tirar zero na entrada e dez na saída.

    Não sei o que pensa ou pretende o professor que pediu o trabalho, porém não posso sequer supor que ele espere ideias mirabolantes de alunos, sobretudo de calouros... desconfio que apenas está querendo estimular a leitura e o raciocínio.

    Não tive esse problema no primeiro semestre, acho que já estava no quinto, depois de cursar alguns semestres de Penal, inclusive. Mas se tivesse de escrever sobre a questão tão cedo, teria simplesmente dito que não podia tecer qualquer juízo de valor por não deter conhecimentos sobre a legislação (daquele país, também) e a jurisprudência, por ser aluno de primeiro semestre.

    K

    Karla Quarta, 10 de fevereiro de 2010, 1h15min

    Bom, sem me alongar muito, na "minha época" da faculdade há alguns anos atrás, fui a única da minha turma que os condenou, pois se iriam se embrenhar numa exploração desse tipo, no mínimo deveriam ter ido preparados para eventuais acidentes ou problemas dessa/e ou outra natureza.

    L

    Ludwig Quarta, 03 de março de 2010, 9h14min

    Thiago de Araujo Viera vou deixar meu email para que você possa me passar textos juridicos e monografias da UESPI..

    [email protected]

    D

    dere Quinta, 11 de março de 2010, 13h10min

    Eu queria uma tese sobre o livro O caso dos exploradores de cverna
    eu jah li o livro so q tem 2 semanas q eu comecei a estudar e nao sei cmo fazer
    eu sou do grupo de defesa
    por favor me ajudem ;D
    brigada desde jah

    C

    Cátia Lins Sexta, 12 de março de 2010, 12h29min

    Ola pessoal sou mais uma estudante de Direito e estou no 1 semestre e ja me pediram para fazer uma apresentação desse caso eu escolhi fazer a defesa, por achar mais interessante, mas com isso se tornou mais dificil pra uma iniciante ..... estou totamente perdida em achar argumentações que possa não condenar essas pessoas, sera que alguem pode me ajudar.