contrução de casa no terreno dos pais.

Há 15 anos ·
Link

Bom dia! Há 14 anos atraz construi minha casa no terreno dos meus pais,a qual moro até hoje com meus filhos. Agora meus pais em vida querem vender este imovel,gostaria de saber quais são os termos legais para isso.Desde já agradeço a atenção.

56 Respostas
página 2 de 3
Rafael F Solano
Advertido
Há 10 anos ·
Link

Quem ocupa tem a obrigação de manter o imóvel, zelar por ele, inclusive o IPTU, eles podiam ter lhe cobrado aluguel pelo uso das partes que cabiam a eles.

A justiça não vai esperar sua concordância, eles não podem ser obrigados a permitir que vc fique morando no bem, não pode ser forçados a ocupar o imovel com vc, é direito deles ter a parte deles da herança dissociado dos demais herdeiros. Enfim,. sim, o juiz assina por vc realizando a venda.

carlos lacerda dos anjos
Há 10 anos ·
Link

MEU PAI TEM UM IMOVEL NO NOME DE MEU PAI, O MESMO IMOVEL FOI DIVIDIDO EM TRÊS CASAS ,UM MORA MEU PAI ,EM OUTRO MEU IRMÃO E NO OUTRO MINHA IRMÃ, SENDO QUE MINHA IRMÃ QUE ALUGAR A PARTE DELA ,ELA PODE FAZER ISSO SEM A PERMISSÃO DO MEU PAI ?

Rafael F Solano
Advertido
Há 10 anos ·
Link

Somente com a permissão do dono do terreno, ele emprestou uma parte para ela MORAR, e não para lucrar às custas dele. No terreno só entra quem o dono do terreno permitir, portanto, se ela alugar sem a permissão dele ela vai arrumar briga com quem terá sido lesado por ela.

VALDERLICY F. J. M.
Há 10 anos ·
Link

Bom dia. Gostaria que me ajudasse a tirar uma dúvida. A minha mãe construiu um imóvel em um terreno deixado por meu pai que já faleceu. Ela pode vender esse imóvel sem autorização dos filhos?

larissa
Há 9 anos ·
Link

ola moro com minha mae de criaçao a vinte anos porem nao sou passada no papel posso contruir uma casa no terreno dela ? mas se futuramente ela vir a falecer a casa que contrui sera minha ou nao ? ou terei direito a casa toda pois ela tem uma filha herdeira

Ítalo Silva
Há 9 anos ·
Link

Maria, há 10 anos vim mora com meu pai e minha mãe numa parte do terreno da minha vó onde tem mas duas casas... minha mãe abandonou a casa por contas de agressão moro com meu pai e minha mulher na casa onde eu, meu pai e minha mãe construímos e quero dividir a casa pq não aguento quando meu pai bebê... Eu queria saber se eu tenho direito de dividir a casa no meio ou ser indenizado?

Rafael F Solano
Advertido
Há 9 anos ·
Link

Italo, a única pessoa que pode exigir direitos na casa é sua mãe, como ela e seu pai são vivos vc não tem direito a nada. Indenização pelo o que? Se não fez melhorias que tenham aumentado o valor do imóvel no mercado, lamento, não há nada a receber

Ítalo Silva
Há 9 anos ·
Link

No caso eu construir um Box, na frente da casa no qual não estou podendo alugar, nem colocar um comércio por conta de confusão. E ajudei a levantar laje da casa e ajudei com muitas outras coisas, não tenho direito a nada? Nem a querer dividir a casa? O que posso fazer?

Rafael F Solano
Advertido
Há 9 anos ·
Link

Seu pai permitiu a construção do tal box?? Por que não pode utiliza-lo? Se seu pai discorda, realmente, não há como sequer exigir indenização por isso.

Considerando que vc tem morado no que não é seu, e sua colaboração não resultou exatamente em melhoria do valor do imóvel no mercado, fica muito dificil exigir algum ressarcimento. Sugiro que tome como uma forma de colaboração em forma de aluguel.

Como eu disse, a casa não é sua para ter direito a ela, muito menos em dividi-la.

Ítalo Silva
Há 9 anos ·
Link

Permitiu, mas ele pode dizer que não. Depois de alugado ele mandou a menina sair.

Yuri Vieira
Há 9 anos ·
Link

Meu irmão construiu no fundo da casa da minha mae, casou ha dois anos e investiu no barracão dele. No entanto meus pais ajudaram com mao de obra etc. Mas acontece que ele n respeita minha mae, briga com ela, deseja sua morte com palavras, humilha ela e ate avança dependendo da situaçã . Nao queremos ele e a esposa no terreno mais, ele diz q só sairá com ação judicial que teremos q vender a casa p dar metade p ele. Ele tem loja montada recentemente e eh maior de idade meus pais são trabalhadores autônomos com renda baixíssima. Preciso de rodo esclarecimento para dialogar com meu irmão. N aguento ver meia pais sofrerem mais. Deixamos ele morar aqui p ajuda no inicio di casamento mas ja fizeram dois anos.

Rafael F Solano
Advertido
Há 9 anos ·
Link

Seus pais não tem de vender nada, vc pode denunciar seu irmão quando estiver rolando as agressões mesmo que verbais, e ela e seu pai poderá pedir ordem de restrição para ele e a esposa dele, eles terão de sair nem que seja na marra, se quiserem indenização pelos gastos na construção que PROVEM as despesas. Vai ser assim.

Não tem dialogo com seu irmão, ele tem de sentir a pressão da policia e a força da justiça, só isso, ele já deu o recado, só sai sob ação judicial e está todo crente que tem razões, tolinho ele!!!!

haroldo
Há 9 anos ·
Link

boa noite eu tenho uma duvida eu só filho de um pai de oito filho e tenho um ponto comercial em frente a casa do meu pai e ele vei a falecer a dois meses quero saber se a minha família pode entra com rode judicial pra mim fecha o meu comercio
e se pode a valiar a casa em clundo o qui eu já fiz

Nailson Lima
Há 9 anos ·
Link

Dúvida, Meus pais deram a cada um dos meus irmãos, uma casa de moradia, porém não passou em documentação, eu como filho, também tenho direito a uma casa de morada?

Laura Fran
Advertido
Há 9 anos ·
Link

Dra. Maria da Glória, pretendo advogar como advogada conveniada OAB E Defensoria Pública. Vc teve alguma experiência , nisso? conhece alguém que advogada assim? Procuro obter experiência , apesar da minha idade, 48 anos, estou iniciando. Estou pensando em pagar para algum escritório de advocacia me aceitar como estagiária para que eu possa obter essa experiência, pois não estou conseguindo. Pretendo fazer uma pós em direito processual civil tb.
Obrigada

Imagem de perfil de Maria da Glória Perez Delgado Sanches
Maria da Glória Perez Delgado Sanches
Há 9 anos ·
Link

Olá, Claudia Almeida, boa tarde! As coisas estão difíceis para todos, mas pagar para trabalhar não contribuiria para a valorização do seus serviços. Não consegue trabalhar algumas horas, de graça? E o escritório-escola da faculdade? Você pode tentar o convênio da OAB com a Defensoria e ver, no TJ, os cursos necessários, por exemplo, para ser conciliadora. Advogado correspondente e para audiências são trabalhos pouco remunerados, mas podem já dar alguma experiência a você. Tenha fé e foco, que com certeza as coisas se ajeitarão. Um abraço! Faça uma visita e comente: http://producaojuridica.blogspot.com.br/

Imagem de perfil de Maria da Glória Perez Delgado Sanches
Maria da Glória Perez Delgado Sanches
Há 9 anos ·
Link

Olá, Nailson Lima, boa tarde! O direito à herança é assegurado pela Constituição Federal. Isso significa que, ainda que seus pais possam doar até 50% do que eles têm, para quem quiser (para o vizinho, por exemplo, ou para a igreja), os outros 50% são destinados aos herdeiros necessários (sobrinho, tio e irmão não entra nessa lista). Se seus pais deram uma casa para cada um de seus irmãos e nenhuma para você, a doação é corrigida com a morte deles (seus pais), no inventário, sendo as doações tidas como adiantamento da herança. No caso, como a doação não foi documentada, ela não existe. Fica tido por uso consentido. Ou eles dão o equivalente a todos ou não dão a ninguém. Um abraço! Faça uma visita e comente: http://producaojuridica.blogspot.com.br/ Obrigada.

Rafael F Solano
Advertido
Há 9 anos ·
Link

Nailson, seus pais não deram, apenas emprestaram, portanto, não tem o que reclamar, lamento informar.

Raquel Marassatti
Há 9 anos ·
Link

Filho que faz casa no lote dos pais tem direito de pedir indenização.. mas se o filho morreu a filha dele pode pedir indenização???

Rafael F Solano
Advertido
Há 9 anos ·
Link

Sim, tem, Raquel, mas o filho terá de comprovar os gastos feito pelo pai na construção da casa.

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos