[Duvida] Namoro Adolescente / Adulto
Minha duvida é a seguinte: é crime um adulto de 21 anos namorar com uma garota de 14 anos (Sem relações sexuais) com concentimento dos pais e qual seria a idade onde as relações sexuais seriam permitidas pela lei.
Siu
É difícil argumentar com quem não quer ouvir. Você é adolescente e pretende estragar sua vida. Sua mãe pode, sim, obrigá-la a ficar com ela até que complete 18 anos. E você não gostaria que um carro da polícia parasse, regularmente, onde o seu namorado mora. Se ele diz que pagaria seus estudos, por que não pagar enquanto você mora com sua mãe? Por que não investe em você? Ele tem maturidade suficiente para assumir um compromisso? Qual o problema dele? Não teria outros parentes com quem ficar, com o consentimento de sua mãe - parentes que tivessem cuidado e impusessem regras a você? Porque você não tem, ainda, o discernimento necessário para tomar as rédeas de sua vida. Pense, converse com uma pessoa mais velha, a quem admire, respeite e que possa mostrar quão imprudente tem sido sua atitude.
Alguns pontos sobre a minha questão já foram respondidos acima. Mas tenho outras perguntas: Um rapaz de 17 que teve relações sexuais com uma menina de 13, mas o namoro durou 1 ano e ela, inclusive, nunca o acusou de abuso ou força. Inclusive sempre afirmou que não era mais virgem. Sei que isso não é levado em conta em função da idade. Após ele completar 18 anos e o namoro acabar, a mãe dela entrou com a ação. Hoje eles já têm mais de 20 anos e ela é casada com outro, tem filhos e disse que não irá depor contra ele. O defensor público disse que ele pode ser condenado a um pena de 3 a 6 anos. Isso procede?
Maria da Glória, concordo pelanamente quando vc diz que:" é irracional entendermos que alguém é vulnerável até a meia noite do dia em que completa dezoito anos e que o jovem não responde por tirar a vida de outra pessoa na véspera dos seus dezoito anos." Isto tudo é nada mais que um conjunto da experiencia do dia a dia. Por isto e muito mais sou defensor árduo da redução da maiorida até par 15 anos, senão menos. Na minha época não se ouvia nem falar em celular ou internet. Eu namora como sempre namorei à distância e o contato era por cartas que demoravam dias para chegar. Hoje é tudo num clique e rápido e a quantidade de informações que se tem hoje é mairo do que nos ultimos 2000 anos. Por isto é irracional um jovem de um minuto a outro passar a responder por atos que já está careca de saber a anos de sua vida. Não vejo problema algum na menina namorar o rapaz, que por sinal ainda propõe a ajuda-la nos estudos, afinal ao que percebe ele tem visão de futuro. O que se ve hoje na sociedade é a aprovação de namoro das garotas comjovens menores que nem uma fraloda tem condições de comprar. Neste caso a garota e um filho estaram a sofrer. Não há necessariamente ligação entre namoro e gravidez ou filho, sabemos que hoje pode-se programar a vinda deste. Precisamos rever os conceitos da redução da maioridade. Já passou da hora. Liberdade para eles e responsabilidade aos atos.