ELA TEM DIREITO ?

Há 15 anos ·
Link

quero saber se minha namorada que mora comigo ha 1mês na casa dos meus pais terá direito de algo futuramente pois ela ajuda com 100reais simbolico. e estamos juntos a 6 anos e não casei ainda pq n tenho condição para tal feito, e ajudo ela a pagar a faculdade dela e banco nossas saidas e o dinheiro que ela recebe que é pouco e uso exclusivo de seus caprichos

34 Respostas
página 1 de 2
FLÁVIO BONIOLO - [email protected]
Há 15 anos ·
Link

Silva ramos, vocês vivem em união estável.

No seu caso onde não houve pacto, a união estável é corresponde ao casamento por comunhão parcial de bens, ou seja tudo o que for adquirido durante a união estável será dividido entre o casal em caso de separação.

Alexis
Advertido
Há 15 anos ·
Link

Hoje em dia até namorar é perigoso...

Mateus Adv.
Advertido
Há 15 anos ·
Link

Imagine então iniciar união estável.

Autor da pergunta
Há 15 anos ·
Link

pow então me esclareçam melhor ela terá direito a algo se viermos separar ou seja ela ir embora?

Mateus Adv.
Advertido
Há 15 anos ·
Link

Se ela provar que vocês dois viviam como se fossem casados, ela terá direito à metade do que ambos conseguiram durante a convivência, e a pensão, se ela precisar e você tiver condições de pagar.

Adv. Nicolás Baldomá - RIO/RJ - - [email protected]
Há 15 anos ·
Link

Caro Silva Ramos,

sim, ela terá direito a metade do patrimônio que vocês construirem durante a vigência desta relação. Os imóveis anteriores não.

Atenciosamente,

Autor da pergunta
Há 15 anos ·
Link

Nossa então quer dizer que coloquei ela na casa dos meus pais,para ajuda-la a não gastar dinheiro com aluguem, mas sim com os estudo.e ainda posso perder alguns bens que eu possa adquirir futuramente, e até pagar pensão a ela mesmo sem ela me ajudar em nada é isto?

Adv. Nicolás Baldomá - RIO/RJ - - [email protected]
Há 15 anos ·
Link

Exatamente.

É assim que funciona. Imagine, pois, que num relacionamento, um dos conjuges ou companheiros não trabalhe, mas cuide da casa (situação muito comum). Seria justo que um dono ou dona de casa, que dedica sua vida a cuidar do lar e dos filhos (ainda não é seu caso), não ter direito a nada justamente porque se dedicou ao lar ou aos estudos, ao invés de trabalhar?

Ela não ajuda agora, pois estuda. Mas futuramente deverá trabalhar e ajudá-lo com as despesas. E mais, pode ser que ela ganhe mais e construa um patrimônio ainda maior ao seu lado. Não é, igualmente justo, que você tenha direito a parte dos bens construidos durante este relacionamento?

Autor da pergunta
Há 15 anos ·
Link

Adv. Nicolás Baldomá

Veja bem eu moro na casa dos meus pais, como ela vai ter direito a algo que nem meu é, pois residimos eu e meus 5 irmãos e como disse anterior mente só trouxe ela para ficar conosco ( até meus pais brigaram muito) pois ela não tinha onde ficar então. ou seja ela esta a favor na residência dos meus pais, mas consequentemente é minha namorada. E contribui com 100 reais para as despesas dela própria.

Adv. Nicolás Baldomá - RIO/RJ - - [email protected]
Há 15 anos ·
Link

Caro Silva Ramos,

ela não terá direito ao imóvel onde vocês habitam não. Leia novamente. Ela terá direito ao patrimônio que vocês construirem a partir de agora. Vocês, no caso, você e ela, apenas.

Seus pais podem aumentar o imóvel, comprar outros, vender, fazer o que quiser, e ela não terá direito a nada disso. Se, no entanto, você comprar com seu dinheiro uma casa em seu nome, ela terá direito. O mesmo se for um carro, uma sala comercial, etc. Da mesma forma, tudo o que ela conseguir, comprando com o dinheiro dela, também será seu, reservando-lhe 50% do bem no caso de separação.

Em outras palavras, vamos supor que ambos, no momento, nada tenham em nome próprio. Vocês estão partindo de um patrimônio de R$ 0,00 (zero real). A partir de agora, todos os bens que vocês comprarem passarão a somar patrimônio para o casal. Por exemplo, um computador, uma moto, uma casa, um carro, etc. Vamos supor que sejam estes bens. Somados, em teoria, valham 70 mil reais. Logo, vocês construiram um patrimônio de 70 mil reais em bens. Quando se separarem, cada um terá direito ao equivalente a 35 mil reais para cada.

Atenciosamente,

Autor da pergunta
Há 15 anos ·
Link

Nossa, pois eu ganho 4vezes mais que ela e sempre estou comprando algo para meu quarto para obter cada vez mais conforto, bem como veículos sempre estou trocando e pagando tudo mas digo tudo só. e ela só gasta o dinheiro que recebe com sigo mesma nem nos passeios eu vejo a cor do dinheiro dela pois nunca quis e ela também nunca apresentou. pow diante disto tudo vou mandar ela ir alugar um lugar para viver pois assim não da, hoje em dia o que tem mais é esperto no mundão. Eu me mato para comprar as coisas,ou seja os bens e ela só desfruta e se marca ainda leva uma porcentagem ai ai viu. obrigado DOUTOR pelo esclarecimento

Mateus Adv.
Advertido
Há 15 anos ·
Link

Se vocês continuarem, você pretende casar e ter filhos com ela ?

José Manuel dos Anjos Baptista
Há 15 anos ·
Link

Aposentado por invalidez quando falece a esposa tem direito a pensão normalmente? E o valor é o mesmo que ele recebia? Grato

Autor da pergunta
Há 15 anos ·
Link

pow sei lá se vou casar e ter filhos com ela, pois eu já deixei bem claro que por enquanto não quero nada com nada de constituir família mas sim curtir minha vida e estudar. Por enquanto não quero esposa mas sim uma namorada no máximo. E muito menos perder ou melhor dividir oque eu obtiver futuramente por causas deste acolhimento que a proporcionei

Autor da pergunta
Há 15 anos ·
Link

?

FLÁVIO BONIOLO - [email protected]
Há 15 anos ·
Link

Silva ramos, se você for casar com ela e tiver receio de que ela continue ganhado pouco ou se a sua ambição é maior do que a dela, use o regime de separação total de bens, tanto no casamento quanto na união estável.

Agora não demore para tomar esta atitude, pois com o passar do tempo, se você não rtegularizar a situação o regime é o de comunhão parcial de bens, que foi explicado acima.

Autor da pergunta
Há 15 anos ·
Link

como faço para fazer este documento,tem como eu mesmo fazer?

Autor da pergunta
Há 15 anos ·
Link

Vocês não entenderam, eu deixei ela ficar na casa dos meus pais não por capricho mais sim porque ela arrumou desavença com os respectivos pais e foi morar na casa da tia, mas como ela ficou morando por 2 anos lá acharam por bem ela ir procurar um cantinho para ela pois já deu oque tinha que dar lá, diante disto tudo eu como não quis deixar ela passar necessidade em alugar um lugar com tão baixo salario. Assim também ela pode começar a fazer a faculdade que ela sempre sonhou. mas estou vendo que diante destes fatos eu acabei me amasiando com uma pessoa que eu não quero nada a principio pois ela sabe também disto pois sempre disse que não quero nada com nada por enquanto mas quisá quando acabar a faculdade e tiver exercendo na área

Alexis
Advertido
Há 15 anos ·
Link

Por isto meu amigo, eu digo: (é cruel): mas a maioria das pessoas que a gente dá a mao.. quando levanta nos dá uma cacetada... o melhor é ado/ ado... se eu fosse voce já dava linha...

Nicolletty
Suspenso
Há 15 anos ·
Link

Esqueceram de lhe informar que em caso de falecimento de seus pais , a sua namorada que vive em uma união estavél com vc, terá direitos na sua parte da herança.

Esta pergunta foi fechada
Há 9 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos