Direito a Aposentadoria

Há 15 anos ·
Link

Sabemos que todo trabalhador tem direito a aposentadoria quando completa seu tempo conforme a legislação vigente em nosso país, então: É possível a este trabalhador após dar entrada no processo ,aguardar o julgamento em casa? É permitido ao empregador retardar este processo mesmo sabendo que o empregado não tem mais interesse em continuar trabalhando? O empregado pode ingressar na justiça requerendo o direito a este beneficio e a celeridade deste. Há casos em que empregados ficam por longo período até anos aguardando sua aposentadoria ,enquanto o empregador atrasa o processo?Isso é legal?

2 Respostas
FLÁVIO BONIOLO - [email protected]
Há 15 anos ·
Link

Tjsilva, o processo de aposentadoria é administrativo. Se você está no tempo de se aposentar, procure o inss com os seus documentos. A aposentadoria sai no mesmo dia.

Agora se você não quer ir ao inss, constitua um procurador para fazer no seu lugar.

O ato de se aposentar é personalissimo, ou seja somente depende de você, não é a empresa que determina quando você deve se aposentar.

Poderá ingressar com uma ação judicial desde que o benefício seja indeferido pelo inss, a celeridade não depende do processo, depende de outos fatores alheios muitas das vezes a nossa vontade.

Autor da pergunta
Há 15 anos ·
Link

Muito agradecido pela resposta, esta discussão foi gerada apartir de exemplos conhecidos de servidores públicos, alguns já passaram e muito do tempo de serviço cujos processos estão parados, pessoas estas que apresentam desgaste físico e emocional, são servidores da área de saúde, e o pior, doentes cuidando de doentes, os responsáveis pela homologação desconhecem os fatos e não levam em conta estes critérios, sobrecarregando e penalizando trabalhadores que já conquistaram este direito.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos