DIREITO MÉDICO e BIOÉTICA
CAROS COLEGAS,
DIREITO MÉDICO confunde-se com BIOÉTICA? Poderiam me dar uma breve explicação?
Agradeço desde já!
abraço, Thais.
A bioética é um ramo da ética de estudo transdisciplinar, que apesar de fundada em princípios coincidentes com o dereito médico, não se confundem, pois este é um ramo do estudo específico de normas de adequação dos ato médico, enquanto aquela disciplina abrange o estudo de todos os atos decorrentes das transformações biotecnológicas e avanços científicos contemporaneos. A transdiciplinaridade da bioética, quer dizer que ela é uma ciência pré-jurídica, ou seja, atua em todos os ramos ligados biologicamente e eticamente a ciência do Direito. A bioétioca surgiu como um ramo autonomo para dirimir os conflitos que surgiram apartir das transformações biotecnológica, mais especificamente na sua origem com relação a proteção e preservação do meio ambiente às gerações futuras, entretanto com o advento de lides relacionadas com os atos e procedimentos médicos, passou a ser observada também, para esse ramo do direito.